Como lidar com um cônjuge desorganizado

A organização pode não ser um dom de seu cônjuge, mas com paciência e perseverança vocês podem mudar essa situação e manter sua casa e suas vidas mais organizadas.


Renata Finholdt

O casamento é formado por duas pessoas que foram criadas em famílias diferentes e muitas vezes têm hábitos e costumes diferentes. Não é incomum também que um dos cônjuges seja mais organizado que o outro e que acabe tendo dificuldades em lidar com o parceiro menos organizado.

Veja o que é possível fazer para que ambos possam viver melhor e em harmonia, um aprendendo com o outro.

1 – Primeiramente, conversem para que ambos possam entender e aprender com o outro. Exponha ao seu companheiro alguns itens que julga mais importante e peça colaboração a ele com esses itens. Exemplos costumeiros são: toalhas molhadas em cima da cama, roupas sujas espalhadas pelo quarto, piso do banheiro molhado após o banho e tantas outras coisas. Após conversarem e determinarem os cuidados com algumas coisas você já estará ajudando seu cônjuge a se organizar melhor.

2 – Quando estiverem juntos em casa peça a colaboração dele para arrumar as coisas, que por um acaso, ele mesmo tenha deixado fora do lugar. Tudo de forma harmoniosa e carinhosa. Se trabalharem juntos para organizar os ambientes, ele sentirá aos poucos o prazer de manter as coisas em ordem.

3 – Organize você primeiramente todas as coisas em seus devidos lugares e mostre a seu cônjuge para que ele possa ver e admirar como tudo fica melhor quando tem seu próprio lugar. Faça isso inclusive com as gavetas e roupas de seu companheiro. Peça a ele que lhe ajude a manter as coisas organizadas para que possam ter mais tempo para ficarem juntos aproveitando a companhia um do outro.

4 – Você também pode deixar um ambiente ou apenas algumas gavetas para que ele possa cuidar da organização constantemente. Sempre que houver algo a guardar nesses locais seu cônjuge se encarregará disso e aos poucos aprenderá a ser um pouco mais organizado.

É bom sempre lembrar que as pessoas podem mudar. Se hoje são desorganizadas nada impede que melhorem e passem a ter gosto em organizar suas próprias coisas. Um bom exemplo e dicas podem ajudar seu cônjuge a melhorar nesse aspecto.

Advertisement

Há várias lojas especializadas com utensílios que melhor organizam um lar. Se conversarem e estiverem de acordo, visitem e até adquiram juntos alguns itens para aos poucos arrumarem sua casa de uma forma mais organizada. Essa ideia, inclusive, pode ser parte mensal de seu planejamento. Mês a mês, vocês podem juntos adquirir organizadores e dessa forma melhorar o ambiente de seu lar.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.