Como fazer bolsinhas em tecido simples e úteis para diversas finalidades sabendo ou não costurar

Não quer levar a bolsa enorme e se queixa de não ter uma bolsinha simples de mão? Faça você mesma uma bolsinha prática e útil.

Stael Ferreira Pedrosa

Certamente você já se pegou olhando ao redor procurando uma bolsa pequena para ir à padaria ou a qualquer lugar perto. Afinal, quem não precisa de uma bolsinha para as mais diversas finalidades? Então aprenda a fazer suas próprias peças. Aqui vou lhe ensinar um porta moeda simples e uma nécessaire com que pode ir às compras.

Porta-moedas – Você pode carregar moedas, notas e cartões. Cabe também sua carteira de identidade, mas não o celular. Aqui vão algumas sugestões bem simples:

Porta moedas com zíper

Este passo a passo serve para fazer várias bolsas

Você vai precisar de tecido (tricolina ou tricoline) em uma ou duas cores. Tesoura, máquina de costura, zíper de 15 cm, botão ou velcro (caso não saiba aplicar zíper), entretela (opcional), ferro de passar se for usar a entretela, alfinetes, linha, calcador de zíper e régua de costura.

Se você não tem máquina, mas sabe costurar com agulha, fica muito bom também.

Advertisement

Se você nem tem ideia de como costurar, pode ainda ter suas bolsinhas. Veja aqui algumas ideias de porta-moeda e nécessaires sem costura.

1. Corte duas vezes, no tecido principal (o que vai ficar por fora), um quadrado de 12 x 12 cm. Faça o mesmo no tecido de forro.

2. Se for entretelar a peça, aplique a entretela com o ferro quente na temperatura algodão, passando pelo lado do tecido. Refile (cortar as sobras).

3. No tecido principal, em uma das bordas, posicione o lado direito do zíper com o direito do tecido (o direito do zíper é onde fica o cursor).

4. Prenda com alfinetes e leve à máquina usando o calcador de zíper e passe uma costura para prender o zíper no tecido.

Advertisement

5. Dê retrocesso no início e no final.

6. Posicione o forro da mesma forma que fez com o tecido principal, fazendo um sanduíche (tecido principal – direito para cima – embaixo, zíper com o direito para o tecido principal no meio, e o forro com o direito voltado para o zíper em cima. Prenda tudo com alfinete. Nesse caso, o forro fica com o avesso virado para você.

7. Passe uma costura. Volte os tecidos para o lado direito e o zíper aparecerá afixado entre eles. Passe uma costura no tecido principal, prendendo este ao zíper e ao forro, bem rente do zíper (uns 3 mm) para pespontar (rebater a costura). Repita o processo com os dois outros cortes de tecido, prendendo-os da mesma forma agora no outro lado do zíper.

8. Agora abra a peça, uma parte para cada lado e o zíper no meio, junte os tecidos principais da frente e do verso, direito com direito de um lado, e os do forro, também direito com direito para o outro lado, uma dupla para cada lado, deixando o zíper entre eles, com o lado direito voltado para o forro.

9, Na extremidade dos tecidos de forro (opostos ao zíper), marque um espaço de 4 cm que ficará sem costura, que é para desvirar a peça. Abra o zíper de um dos lados desta marcação e inicie a costura que vai fechar a peça. Dê retrocesso em ambos os lados deste espaço aberto para a costura ficar firme e não arrebentar na hora de desvirar.

Advertisement

10. Costure por toda a volta da peça indo de um dos lados do forro (onde você deixou a abertura) para o tecido principal. Pule os dentinhos do zíper e continue a costurar até chegar na outra extremidade do forro, no espaço sem costura. Termine com retrocesso.  

11. Desvire a peça pela abertura com cuidado e depois, com o auxílio de um objeto pontudo (ponta de tesoura, agulha de tricô grossa ou hashi (pauzinho de comida japonesa), empurre as pontinhas. Costure o fundo à máquina ou à mão com pontos invisíveis. Você pode enfeitar como quiser tanto a bolsinha quanto o zíper.

Porta moedas sem zíper

No tecido principal e no forro corte um retângulo de 12 por 34 cm. Repita o passo 2 anterior se desejar uma bolsinha mais firme. Arredonde uma das partes conforme a figura abaixo. Pode fazer com um pires ou um CD.

Posicione o forro e o tecido principal direito com direito e passe uma costura em toda a borda, deixando um espaço de 4 cm sem costurar (passo 9).

Desvire a peça pela abertura e faça uma dobra de 11 cm em uma das extremidades, que será o corpo do porta moedas e o restante o fechamento. Veja a figura:

Advertisement

Passe uma costura juntando as partes da dobra a partir de um lado indo até a tampa e terminando no outro extremo da dobra. Costure um pedaço de velcro (3 cm) nas pontas ou aplique botão de pressão (tic-tac) para fechamento, ou costure um pedaço de elástico roliço na tampa da bolsinha antes de fechar a peça e pregue um botão na frente, como nesta imagem.

Nécessaire

Repita todos os passos do porta-moeda, do 1 ao 8 alterando apenas o tamanho. Para uma necessaire o ideal é 23 cm de largura  x 19 cm de altura.

Quando chegar o momento de fechar, separe novamente o tecido principal do forro, juntando tecido principal com tecido principal direito com direito e forro com forro, direito com direito. Marque um quadrado de 3 cm nas quatro extremidades para fazer a “caixa de leite”. Corte os quadradinhos assim.

Fazendo desta maneira, não precisa aplicar viés pois as costuras ficam para dentro da peça. Costure toda a volta, saltando os quadradinhos que você cortou e deixando um espaço de 5 cm para desvirar a peça.

Por último, em cada extremidade, feche os quadradinhos juntando a costura lateral da peça com a costura de fundo (em sentido contrário ao da costura de fechamento), em todos os 4 lados. Se não compreendeu, dê uma olhada aqui. Desvire a peça pela abertura e costure o fundo. Está pronta sua linda nécessaire.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.