Como fazer as malas para uma viagem de acampamento de longo e curto prazo

Acampar em família é uma atividade recreativa extremamente agradável, porém os preparativos as vezes preocupam e você se pergunta: será que coloquei tudo o que precisava na mochila?


Amanda Zago

É aquela animação de final de ano, aquela correria, as férias estão chegando e de repente seus pais anunciam: “Vamos acampar!” Você fica ansioso e, a pedido de sua mãe, vai para seu quarto fazer as malas. Ao abrir o armário (e depois de ter separado tudo o que vai levar) descobre a sua velha mochila de acampamento encostada em um canto e percebe que ela é pequena demais para levar todos os objetos e roupas que você separou. E agora, o que fazer? Pois bem, não entre em pânico porque existe uma solução! Iremos agora ajudar você e sua família a montar a mala ideal para seu acampamento, onde não irá faltar conforto, diversão e segurança. As dicas a seguir podem ajudá-los:

Antes de separar, faça uma lista de itens

Uma das melhores ferramentas ao se arrumar uma mochila de viagem é fazer uma lista com todos os objetos que irá precisar, seja uma viagem curta ou longa funciona da mesma maneira, pois assim você carrega somente o essencial e o que vai garantir sua “sobrevivência” no acampamento (considere que isso não é um acampamento militar, onde você tem que caçar sua comida ou viver com o que a natureza lhe oferece). E mesmo que fosse um acampamento de sobrevivência na selva, acredito que uma lista iria proporcionar menos dores de cabeça na hora que você estivesse guardando seus itens na mochila. Divida a lista em duas partes, uma com itens essenciais – os que não podem faltar de maneira alguma – e outra com itens que podem ser deixados, caso necessário. Depois divida sua lista em subcategorias, como roupas, itens de higiene pessoal, primeiros socorros, itens para fogueira, etc.

Analise o local que irá acampar

Se você sabe onde irá acampar é essencial que analise as condições climáticas do local para saber que tipo de acessórios irá carregar, pois não adianta levar blusa de frio para a praia ou roupa de banho para a neve, e vice-versa. Leve aquilo que lhe proporcionará bem estar no local.

Separe os objetos e roupas

A quantidade de dias irá influenciar na preparação de sua mala. Caso venha a ficar de dois a três dias, leve duas a três peças de roupas, uma para cada dia. Caso venha a ficar mais dias, leve a quantidade proporcional (é claro que você nao precisa levar 30 peças de roupas só porque vai ficar um mês acampando). É interessante observar suas necessidades pessoais e ver o que é mais utilizado por você.

Coloque na mochila

Sempre coloque seus objetos de modo que ocupem pouco espaço e que estejam protegidos de chuva e sol; para isso, embale seus objetos com sacolas plásticas, roupas separadas de alimentos, cremes e produtos de higiene separados de remédios e assim por diante. Coloque objetos pesados na parte inferior da mochila e objetos leves e macios na parte de cima, assim o peso ficará equilibrado e nada se perderá em sua bolsa.

Itens que você precisa levar

Seja um acampamento curto ou mais longo, a montagem da bolsa será sempre a mesma, com a diferença de que a quantidade de roupas e acessórios que se acabam ou se sujam logo será maior. Nunca leve objetos que possam quebrar, como copos de vidro ou potes de perfume. Objetos cortantes como facas e canivetes devem estar guardados e embalados com a devida proteção para que assim ninguém se machuque na viagem. Lembre-se que quanto menos peso e volume tiver sua mochila, melhor será para você.

Ao final, verá que sua bolsa não ficou tão grande assim e que você dispõem de todos os itens necessários, e poderá aproveitar o acampamento em família da melhor maneira possível, com toda a diversão.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Amanda Zago

Amanda é estudante de música, escreve histórias de aventura, poemas e canções. É membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e acredita que o conhecimento enriquece a alma.