Como escolher um presente para uma criança adotiva e família
Sabemos que a decisão por adotar uma criança nem sempre é fácil, exige muita ponderação e certeza da escolha que se está fazendo. Por isso o apoio de familiares e amigos é fundamental nesse momento.

Beth Proenca Bonilha
É sempre bom presentear alguém, e receber presentes provoca uma ótima sensação. Com isso tanto quem dá como quem recebe sente-se feliz, grato, recompensado e mais, demonstra e percebe o quanto são importantes um para o outro.
Sabemos que a decisão por adotar uma criança nem sempre é fácil, exige muita ponderação e certeza da escolha que se está fazendo. Por isso o apoio de familiares e amigos é fundamental nesse momento.
Qual presente é ideal para uma criança adotada?
Se tivermos a consciência de que a criança que foi adotada, seja enquanto bebê ou com mais idade, traz dentro de si muitos traumas e na maioria das vezes não consegue expressar ou demonstrar o que deseja ou a faz feliz, fica fácil imaginar que o que vier será bem recebido.
Por isso se for bem conduzida desde o início do relacionamento com a nova família, aceitará de bom grado tudo o que lhe for ofertado, sem exigências ou desprezo por coisas que possivelmente não a agrade.
O ideal nesses casos é verificar com a família quais as necessidades básicas e primordiais no momento. Se não tiver como saber, siga as sugestões abaixo:
-
Se for bebê, fraldas será sempre uma ótima opção, pois são muito utilizadas e a família irá despender muito dinheiro com elas, e por muito tempo.
-
O leite que a família irá utilizar também pode ser um grande presente.
-
Auxílio com móveis como cama, colchão, cobertores, guarda-roupas e outros utensílios sempre é muito bem-vindo, pois dependendo da idade da criança a família terá que focar em outras prioridades a princípio, como escola, uniforme, assistência médica, etc.
Solidariedade e apoio
De todos os presentes materiais que se possa oferecer, qualquer um que você escolher a probabilidade de errar é mínima, pois no caso de adoção, seja ela preparada ou não, tudo será bem-vindo. A família que aguarda na fila de adoção, nem sempre tem como saber se virá um bebe recém-nascido ou já com alguns meses. No caso de maiorzinho não se sabe a estatura e peso da criança. Então fica difícil preparar um enxoval com antecedência.
Lembre-se também que criança gosta de brincar e brinquedos são sempre os preferidos por elas.
Mas de todo tipo de presente a oferecer, o mais precioso e significativo deve ser o apoio, atenção e solidariedade tanto para com a família como com a criança.
Olhe esse ato como um desafio, pois verdadeiramente o é. E se puder apoiar um parente ou amigo nesse momento, será o melhor presente que se pode dar. Não critique, não faça previsões negativas, nem comentários do tipo: “Como será quando ele crescer?”, “Será que vai ser gente boa?”, “O que fala mais alto é o sangue”.
A família e a criança precisam de um ambiente sadio, amoroso e de muito amor e amizade. Por isso, mesmo que possa dar um pacote de fralda ou um brinquedo, não deixe de levar o principal: seu apoio, carinho e aceitação. Estes sim, devem ser sua grande preocupação, pois tem que ser verdadeiro para ter valor.