Como escolher um presente para uma criança adotiva e família

Sabemos que a decisão por adotar uma criança nem sempre é fácil, exige muita ponderação e certeza da escolha que se está fazendo. Por isso o apoio de familiares e amigos é fundamental nesse momento.

Beth Proenca Bonilha

É sempre bom presentear alguém, e receber presentes provoca uma ótima sensação. Com isso tanto quem dá como quem recebe sente-se feliz, grato, recompensado e mais, demonstra e percebe o quanto são importantes um para o outro.

Sabemos que a decisão por adotar uma criança nem sempre é fácil, exige muita ponderação e certeza da escolha que se está fazendo. Por isso o apoio de familiares e amigos é fundamental nesse momento.

Qual presente é ideal para uma criança adotada?

Se tivermos a consciência de que a criança que foi adotada, seja enquanto bebê ou com mais idade, traz dentro de si muitos traumas e na maioria das vezes não consegue expressar ou demonstrar o que deseja ou a faz feliz, fica fácil imaginar que o que vier será bem recebido.

Por isso se for bem conduzida desde o início do relacionamento com a nova família, aceitará de bom grado tudo o que lhe for ofertado, sem exigências ou desprezo por coisas que possivelmente não a agrade.

O ideal nesses casos é verificar com a família quais as necessidades básicas e primordiais no momento. Se não tiver como saber, siga as sugestões abaixo:

Advertisement
  • Se for bebê, fraldas será sempre uma ótima opção, pois são muito utilizadas e a família irá despender muito dinheiro com elas, e por muito tempo.

  • O leite que a família irá utilizar também pode ser um grande presente.

  • Auxílio com móveis como cama, colchão, cobertores, guarda-roupas e outros utensílios sempre é muito bem-vindo, pois dependendo da idade da criança a família terá que focar em outras prioridades a princípio, como escola, uniforme, assistência médica, etc.

Solidariedade e apoio

De todos os presentes materiais que se possa oferecer, qualquer um que você escolher a probabilidade de errar é mínima, pois no caso de adoção, seja ela preparada ou não, tudo será bem-vindo. A família que aguarda na fila de adoção, nem sempre tem como saber se virá um bebe recém-nascido ou já com alguns meses. No caso de maiorzinho não se sabe a estatura e peso da criança. Então fica difícil preparar um enxoval com antecedência.

Lembre-se também que criança gosta de brincar e brinquedos são sempre os preferidos por elas.

Advertisement

Mas de todo tipo de presente a oferecer, o mais precioso e significativo deve ser o apoio, atenção e solidariedade tanto para com a família como com a criança.

Olhe esse ato como um desafio, pois verdadeiramente o é. E se puder apoiar um parente ou amigo nesse momento, será o melhor presente que se pode dar. Não critique, não faça previsões negativas, nem comentários do tipo: “Como será quando ele crescer?”, “Será que vai ser gente boa?”, “O que fala mais alto é o sangue”.

A família e a criança precisam de um ambiente sadio, amoroso e de muito amor e amizade. Por isso, mesmo que possa dar um pacote de fralda ou um brinquedo, não deixe de levar o principal: seu apoio, carinho e aceitação. Estes sim, devem ser sua grande preocupação, pois tem que ser verdadeiro para ter valor.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu