Como ensinar suas filhas a amarem o corpo que têm

Veja como mostrar a sua filha o valor que ela tem independente das "imperfeições" físicas que ela acha ter.

Fernanda Ferraz

A mídia com “suas modas” tem levantado uma questão que nunca parece acabar: o corpo e os métodos utilizados para que o mesmo esteja sempre “em destaque”.

As jovens têm se mantido preocupadas com suas formas físicas. Principalmente na fase da pré-adolescência e adolescência, isso tem se acentuado de forma aguda. Muitas dessas meninas acabam por adotar “estratégias” para obter a forma e o peso “perfeito”, mas sem prever as drásticas consequências. Entre algumas destas consequências, destacam-se a bulimia e a anorexia, que têm tirado a vida de muitas garotas.

Esse é um assunto muito importante, principalmente se você é pai ou mãe de meninas. Uma hora sua filha sentirá os efeitos dessas cobranças e poderá querer tomar atalhos muito perigosos para a sua saúde física, emocional e psicológica.

É preciso que os pais estejam bem atentos a essa questão! A melhor maneira de ensinar suas filhas a amar seu próprio corpo, além do diálogo, é com demonstrações de amor, carinho, e exemplo, é claro!

1.Diálogo com amor

Advertisement

Se sua filha sentir-se inferior por não estar dentro do padrão que ela pensa ser o correto de beleza, ajude-a. Não permita que ninguém a faça se sentir excluída ou menosprezada; ensine-a a ter amor-próprio e a se valorizar por quem ela é. Repita sempre a ela que seu corpo é sagrado e um presente de Deus.

Russel M. Nelson disse certa vez: “Quem somos nós? Somos filhos de Deus. Nosso potencial não tem limites. Nossa herança é sagrada”.

Somos filhas do Pai Celestial e temos o Seu amor. Ele nos ama da maneira que somos, mesmo com as imperfeições físicas que temos. Não podemos nos menosprezar por nos sentirmos desajustadas fisicamente. Somos preciosas filhas de Deus e isso significa muito!

2. Incentive

Incentive-a a ter uma alimentação adequada e se o peso a incomoda, estimule-a a ter refeições saudáveis e nutritivas. Talvez, o motivo de ela estar descontando nos doces seja na verdade problemas emocionais ou de ansiedade. Compre alimentos que favoreçam a saúde, como frutas e verduras. Algumas atividades simples podem ajudá-la nesses processos de ansiedade e instabilidade emocional (se for o caso), estimule-a a fazer coisas das quais gosta e veja o que mais se encaixa no perfil dela, como:

  • Dança.

    Advertisement
  • Exercícios aeróbicos.

  • Caminhadas.

  • Natação.

  • Ginástica.

Ou qualquer outro exercício que possibilite maior saúde e bem-estar para ela. Visitar um nutricionista e endocrinologista pode ser uma ótima opção para compreender melhor as mudanças por conta dos hormônios, além de obter uma orientação adequada sobre como deve ser sua alimentação.

Advertisement

Muitas vezes, ingerir grandes quantidades de açúcar pode ser um meio de escape. Quando estamos muito ansiosas, podemos ver na comida um meio de consolo, quando na verdade estamos apenas sobrecarregando em demasia nosso próprio organismo.

Algumas bebidas e hábitos devem ser evitados, como:

Bebidas alcoólicas

Todos sabemos os prejuízos que o álcool pode trazer à vida. Uma pessoa sob o efeito do álcool pode perder o autocontrole e ter menor capacidade de julgamento.

Cigarros

Além de viciar, causa sérios danos ao pulmão e à saúde no geral.

3. Faça com que ela se sinta segura

Algumas jovens se sentem inseguras e com pouca autoestima por sua aparência física. A maioria das mulheres tem dificuldade de aceitação. Algumas que possuem cabelos lisos gostariam que fossem cacheados, as de cabelos cacheados gostariam que fossem lisos. Ou sempre estão a reclamar de algo em seu físico que as incomodam, ou a cor da pele ou o formato do nariz, do queixo.

Advertisement

Afirme à sua filha que ela é importante do jeito que é, que seu corpo, sejam quais forem suas formas, é uma magnífica criação divina.

4. Ensine-a a agradecer

Cada parte do corpo é importante, independente do tamanho que possua. Cada ouvido dela é precioso, pois são eles que a ajudam a ouvir os sons que se dissipam no ar. O seu coração bombeia o sangue e bate firmemente dando vida. Cada perna que ela possui, cada mão, cada braço, todos são dádivas dadas a ela, para que possa usufruir de uma vida feliz e saudável.

Não precisamos de um corpo perfeito, apenas precisamos amar quem somos

Nosso corpo é um templo e devemos cuidar dele. Diga a ela que seu corpo não pode ser maltratado ou usado por ninguém, e ela deve protegê-lo, porque seu corpo é muito precioso!

5. Sexo e riscos

Outro fator perigoso é o estímulo sexual muito cedo. O sexo tem seus riscos quando feito em uma época de imaturidade e impulsividade. A adolescência é o pior período para se começar a ter relações sexuais, devido a imaturidade e riscos. Muitas jovens se veem com sérios problemas por experienciar o sexo antes da hora. Não só estou me referindo à gravidez indesejada, apesar de sabermos as grandes mudanças que traz a uma criança carregar outra criança por anos, sendo assim obrigada muitas vezes a abandonar sonhos por conta da imaturidade de seus atos. Falo também das (DST’s) Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Neste site foram verificados casos de AIDS entre meninas de 13 a 19 anos que superaram o de garotos em 2010. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva disse:

Advertisement

“Temos uma grande preocupação com mulheres jovens, de 13 a 19 anos, pelo fato de ter mais mulheres com AIDS do que homens nessa faixa etária e pelo aumento dos casos de Aids entre meninas”.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.