Como ensinar seus filhos sobre seu patrimônio

Dicas importantes para educação financeira do seu filho.

Suzana Ribeiro

Primeiramente, o que significa exatamente patrimônio? É a soma de todos os bens de uma pessoa (imóveis, automóveis, aplicações, tudo que possa ser vendido e convertido em dinheiro) menos as eventuais dívidas que a mesma tenha, o resultado (se positivo) é a quantia que define-se como patrimônio.

Alguns possuem um vasto e abundante, outros nem tanto, mas independentemente se seu filho(a) herdará um próspero patrimônio ou se precisará construir/aumentar seu próprio, é muito importante conversar desde cedo sobre a sábia administração dos recursos.

Dicas para educação financeira das crianças:

1. Somar moedas/Contar dinheiro

As primeiras noções financeiras da criança começam quando ela começa a gostar das moedas, pois assimila para que servem. Assim que seu filho(a) estiver aprendendo as operações básicas de soma e subtração, já é possível ensiná-lo a contar dinheiro, diferindo centavos de reais. Incentive-o(a) a controlar as quantidades que vai ganhando, pois além de aprimorar a habilidade matemática, isso desenvolve o senso financeiro.

2. Ter noção das despesas da casa

Por volta de 7 a 8 anos, a criança já entende se você explicar sobre as contas de cada mês. Mas isso não deve ser feito de forma a deixá-la preocupada ou alarmada, apenas explique como funciona para se ter em casa coisas como: comida, eletricidade, água, gás, etc. Quando os pequenos entendem que a renda mensal serve para manter a família e não apenas para satisfazer desejos, fica mais fácil dizer não aos pedidos fora de hora ou fora da realidade.

Advertisement

3. Economizar (cofrinho)

É comum que as moedas apareçam pela casa – no fundo das bolsas, no console do carro, ou bolsos de calças, e as crianças são as primeiras a achá-las! Ensine-as a guardarem tudo que conseguirem (com permissão, é claro) no tradicional cofrinho. A sensação de poupar e aumentar as economias gradualmente deve ser estimulada desde cedo.

4. Comprar à vista/Evitar dívidas

. Vivemos em uma época em que a maioria das pessoas é viciada em compras à prazo, e pagam altos juros pela pura falta de paciência e disciplina necessárias para adquirir apenas o que se pode pagar no momento. Ensine seu filho(a) a fugir das parcelas, a comprar as coisas à vista, a não dever nada a ninguém.

5. Presentes em datas especiais

. Mesmo que tenha condições de dar praticamente tudo que seu filho(a) pedir, não faça isso, pelo próprio bem dele(a)! É importante aprender a esperar e até mesmo trabalhar pelo que se quer, para dar o devido valor às coisas e não se tornar ingrato ou mimado demais. Estabeleça datas para presentes especiais, como aniversários, dia das crianças e natal.

6. Jogos como Banco Imobiliário

Como a maioria das coisas, o empreendedorismo começa na imaginação, brincar de jogos que simulam a vida real é uma ótima forma de ensinar e encorajar futuros negócios, além de ser divertido!

7. Não ser orgulhoso

Nunca permita que seu filho(a) se iluda com uma boa situação social, a ponto de se achar melhor que as outras pessoas. Ensine-o(a) a tratar todos igualmente, sendo gentil e cordial, isso não tem a ver com o patrimômio em si, mas com o caráter com que ele/ela o administrará.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.