Como ensinar o adolescente a dirigir e ser responsável

5 dicas para ensinar responsabilidade aos adolescentes quando chega a hora de aprender a dirigir.


Renata Finholdt

Completar logo a idade permitida para conquistar a carteira de motorista e sair dirigindo pela cidade é o sonho da maioria dos adolescentes. Eles desejam ter sua própria independência e o carro é um grande símbolo dela.

Porém, para que se tornem motoristas conscientes e respeitadores, precisam aprender desde muito cedo os cuidados que se deve ter no trânsito.

1) Ensine desde que seus filhos são pequenos através do exemplo. Desde a pré-escola eles aprendem sobre as cores de um semáforo: vermelho – parar, amarelo – atenção e verde – andar, mas quando não veem seus pais obedecendo as regras (sim, porque eles reparam muito nisso) porque os próprios pais não dão a devida atenção a elas, se tornarão jovens e adultos que também desrespeitam as leis de trânsito.

2) Você pode ensinar os jovens sobre o significado das placas de sinalização. Peça para que fiquem atentos a elas nas ruas da cidade e também nas rodovias. Sempre que virem estas placas, peça para que diga o que ele sabe a respeito e aproveite para ensiná-los.

3) Faça o mesmo com o próprio veículo. Ensine ao jovem sobre as partes do carro e como elas funcionam para que funcione perfeitamente, não precisa necessariamente uma aula de mecânica. Fale sobre as partes fundamentais e principais e mostre onde ficam.

4) As apostilas que são fornecidas nas autoescolas também são muito importantes, através delas eles poderão encontrar informações relevantes a respeito das leis de trânsito e também dos primeiros socorros, importantíssimos para quem dirige.

5) Quando alcançar a idade correta, permita que ele seja matriculado em uma autoescola com um instrutor adequado e assim aprenda na prática a conduzir um veículo adequadamente. O ensino através do instrutor é importante porque ele ensinará a maneira correta de guiar um veículo. Quem dirige há muitos anos acaba adquirindo muitos vícios no volante e os mesmos não devem ser ensinados aos novos condutores.

Com sua ajuda desde cedo e apoio, seu filho se tornará um motorista cuidadoso que respeita as leis. Incentive-o sempre a conduzir o veículo com cautela para que mais acidentes de trânsito possam ser evitados.

Cuide para que você possa ser um exemplo contínuo aos seus filhos ao conduzir um veículo, eles estarão atentos a seus movimentos e forma de dirigir. Ensine-os sempre que tiver uma oportunidade sobre os bons hábitos no volante, gentileza e educação devem estar sempre presentes no dia a dia. Desta forma, você estará contribuindo para criar um motorista cidadão.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.