Como ensinar as crianças sobre honestidade

Sejam pessoas que cumprem aquilo que prometem, sejam honestas, seus filhos aprenderão através de seu exemplo.


Renata Finholdt

Desde que as crianças começam a ter algum tipo de entendimento, observam as ações e palavras de seus pais e de todos que fazem parte de seu convívio. Todos, na verdade, são exemplos. Por isso, é preciso ter cuidado com as palavras e atos, até quando a criança não estiver por perto. Lembre-se, você é um exemplo para elas!

É importante que a honestidade faça parte dos valores familiares, pois isso facilitará muito o aprendizado dos pequenos. Pratique a honestidade em seu lar e em sua vida, você vai precisar dela para ensinar seus filhos.

  • Tenha paciência acima de tudo, é preciso um treinamento constante quando o assunto é moldar valores em crianças. No entanto, se for constante no exemplo e nos ensinamentos estará ajudando a formar um adulto virtuoso.

  • Incentive seus filhos a sempre falarem a verdade. Repudiem a mentira em seu lar, ensinando-os que pessoas de boa índole não usam palavras falsas, porque mentiras enganam e mais cedo ou mais tarde ferirão o coração de alguém.

  • Ensinem as crianças que tudo o que pegarem emprestado deverá ser devolvido ao seu dono. É muito comum que as crianças, principalmente em fase escolar, peguem emprestado algum objeto de seu colega, quando notarem isso, incentive-os a devolverem o mais rápido possível. É através de pequenos atos que se criam raízes firmes, que eles levarão como um grande aprendizado de sua infância.

  • Sempre que presenciarem na vida real, em algum filme ou desenho um ato de honestidade, elogie o fato na frente das crianças, principalmente, se esse ato partir de seu próprio filho. Ele se sentirá importante e saberá que está fazendo o que é certo e contando com a sua aprovação.

  • William Shakespeare, um famoso poeta inglês, ensinou a respeito da honestidade: “Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade.” Pais, a honestidade é uma herança, segundo Shakespeare, é a mais rica herança que poderá deixar aos seus filhos. Todo e qualquer exemplo de honestidade ou da falta dela que demonstrarem será observado pelos pequeninos.

    Advertisement
  • Cumpram, sempre, tudo aquilo que prometerem a eles, pessoas que cumprem aquilo que prometem são exemplos de honestidade. Portanto, não prometam nada que não possam cumprir. Ensine-os, diariamente, o quão feliz serão se forem honestos em seus atos.

Não se pode cobrar a honestidade de uma sociedade, se ela não faz parte dos ensinamentos primordiais de um lar.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.