Como encontrar e manter bons amigos

Dicas de como observar a conduta de alguém para decidir se vale a pena ter como amigo e como manter essa amizade.


Fernanda Ferraz

Como encontrar ou ter certeza de que se tem um bom amigo? Amigos de verdade são bem difíceis de encontrar hoje em dia. E talvez você possa perguntar-se: Será que essa pessoa é minha amiga de verdade?

Vou falar sobre esse tema e espero que você pondere a respeito e analise se a pessoa que considera como melhor amiga, de fato o é. Toda amizade exerce uma influência positiva ou negativa em nossa vida, vamos observar se essa influência condiz com nossos valores e princípios.

Como encontrar bons amigos?

Características semelhantes

. Para você encontrar um bom amigo em meio a tantas pessoas, o primeiro passo é analisar se há compatibilidade de características. “Como assim?”, você pode se perguntar. Veja suas características principais, se você é um bom ouvinte, o normal é gostar de pessoas que também sejam parecidas com você; quais são e como são suas atividades diárias e preferências, faça uma comparação com cada estilo de vida e veja se está de acordo com a sua conduta, para decidir se quer sua influência em sua vida ou não.

Ambientes

. Que ambientes seu amigo frequenta? Você gosta? Você concorda ou acha que os ambientes que frequenta fazem mal, não tem uma energia positiva a contribuir em seu desenvolvimento como ser humano.

Pensamentos e costumes

. Analise se a forma de pensar é semelhante a sua e se os costumes que tem lhe agradam ou não, te elevam ou não, te dão segurança ou não, te põe em risco ou não.

O que diz?

Fofocas? Você ouve esta ou estas pessoas falarem mal de outros amigos para você? Se fazem isso, é muito provável que na sua ausência, também falem mal de você.

Linguajar

. Como é a linguagem de seu amigo? As palavras são geralmente ofensivas ou são palavras bonitas e educadas? Um bom amigo não fala palavrão, por saber que este tipo de linguagem é ofensiva e suja; também evita falar alguns tipos de gírias, porque sabe que esta forma de linguagem não é bonita e é vulgar.

Advertisement

Família

. Como é a estrutura e os hábitos familiares? Um bom amigo se esforça para ser um bom exemplo para sua família, preza pela união familiar e obedece aos pais, tem boa comunicação com eles e tem interesse em ouvir e seguir seus conselhos.

Propósitos

. Que propósitos ele tem? Como é sua conduta na sociedade? É exemplar ou demonstra irresponsabilidade e incoerência social? Um bom amigo sempre é um bom exemplo, não busca problemas e é leal e honesto sempre.

Como encontrar bons amigos?

Respeitar

. Respeite a todos. Raça, cor, opiniões, e seja respeitoso com seu amigo.

Admirar

. Admire-o sempre quando ele demonstrar bons exemplos e faça questão de elogiar toda boa conduta que ele fizer, ajudando-o a sempre repetir boas ações.

Ser um exemplo

Seja um exemplo para seu amigo, não seja igual aos demais, cometendo os mesmos erros, pregando peças e trapaças. Seja um exemplo em bondade e amor.

Ajudar e aconselhar

. Talvez nem sempre seu amigo tomará o melhor caminho, nem fará as melhores escolhas, então, seja um bom amigo, converse com ele e esclareça os problemas de sua má conduta, ajude-o a voltar ao bom caminho.

Ser presente

. Seja presente na vida de seu amigo, ainda que a distância os tenha separado, escreva, mande e-mails, mantenha contato e sempre envie informações benéficas.

Toma un momento para compartir …

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.