Como encaminhar seus filhos adultos para a vida

É preciso planejar ajudar os filhos a começarem bem a vida como adultos independentes e autossuficientes.


Devin Thorpe

A menos que queira que seus filhos de mais de trinta anos de idade continuem a morar com você, é preciso planejar ajudá-los a começar bem a vida como adultos independentes e autossuficientes. O planejamento deve começar aos 29 anos — os seus 29 anos, não os deles!

Quando for um pai ou uma mãe ainda jovem, você precisa começar a pensar nas coisas que fazem com que as pessoas se tornem adultos de sucesso e nos meios de ajudar seus filhos a chegarem lá.

Aqui estão algumas dicas específicas para ajudá-lo a pensar nisso enquanto ainda há tempo:

Estudos

Para ser independente é preciso ter um emprego com um salário suficiente para pagar a alimentação, o aluguel e outras necessidades. É difícil conseguir um emprego assim sem um diploma universitário ou anos de experiência; e você não vai querer esperar os anos de experiência para chegar lá. Certifique-se de que seus filhos se preparem e vão para a faculdade.

Pense na possibilidade de pagar pelos estudos

Pagar a faculdade sem a ajuda dos pais é um grande desafio. É irônico, mas você pode ajudar seus filhos a sair do ninho ao deixar que morem em casa enquanto estão na faculdade. Se puder também ajudar a pagar as mensalidades da faculdade, vai acelerar a independência deles.

Ensine-os a ser independentes

Enquanto seus filhos crescem, certifique-se de que participem de acampamentos ou estudem no exterior para que passem algum tempo longe de casa e aprendam que são capazes de sobreviver por conta própria.

Faça com que trabalhem

Se você tem filhos em casa, não importa se eles têm 6, 16 ou 26, eles devem fazer tarefas em casa. Você não estará fazendo nenhum favor a eles se permitir que vivam em sua casa como sultões preguiçosos que não fazem nada, sendo servidos como príncipes e princesas.

Advertisement

Incentive-os a conseguir um emprego

Quando seus filhos completarem 16 anos de idade (ou um pouco antes) deve-se incentivá-los a conseguir o dinheiro para ajudar a pagar pelas atividades sociais deles. Os pais devem providenciar a alimentação, a moradia e roupas para os filhos menores de idade, mas não celulares, carros e dinheiro para a gasolina. Quanto mais cedo eles aprenderem a ser responsáveis por si mesmos, mais provavelmente estarão prontos para sustentar a si próprios quando forem adultos.

Comprar uma casa

Os pais frequentemente ajudam os filhos a comprar a primeira casa. Pode ser mais barato do que tê-los em casa pelo resto da vida. Se você tiver os recursos, presenteá-los com a entrada do imóvel é um investimento no sucesso deles que vale a pena fazer. Caso contrário, você pode combinar com eles que podem morar em casa mesmo depois de adultos por um determinado período de tempo, desde que estejam economizando um valor igual ao valor do aluguel para dar entrada no próprio imóvel.

Os pais adoram que os filhos estejam em casa e gostam de sempre tê-los por perto. Não caia na armadilha de pensar que de alguma forma você e seus filhos se beneficiam de um relacionamento perpétuo do tipo pensionato. Você não pode cuidar deles para sempre; um dia eles terão de partir. Eles precisam aprender a ser adultos completamente autossuficientes algum dia. Viver é na verdade enfrentar e vencer desafios, não evitá-los. Dê a seus filhos a chance de realmente viver; não os proteja da vida.

Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original How to launch your adult children de Devin Thorpe.

Toma un momento para compartir …

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.