Como diminuir as suas chances de doenças cardíacas

Saiba como prevenir doenças cardíacas através de uma alimentação mais saudável e da prática de atividades físicas.


Lidiane Franqui

Infelizmente, a cada dia é maior o número de pessoas com doenças cardíacas. Manter uma alimentação e hábitos saudáveis é fundamental na prevenção dessas doenças e é sobre isso que este artigo irá falar. Portanto, fique atento e procure seguir as dicas apresentadas, afinal, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – quem adota um estilo de vida mais saudável diminui os riscos de doenças cardíacas em até 80%.

strong,Faça atividades físicas

Os exercícios físicos possuem diversos benefícios para o corpo e para a mente. Todo mundo sabe disso, mas infelizmente nem todos seguem a sugestão. Exercitar-se pelo menos 30 minutos durante 5 dias por semana, além de diminuir o estresse, combate a obesidade e controla o colesterol do sangue.

As atividades físicas ajudam na prevenção de doenças cardíacas porque aumenta o tamanho das coronárias, ajudando na vascularização; melhora o fluxo sanguíneo do cérebro, hipertrofia o músculo do coração, combate o colesterol ruim e ainda diminui a frequência cardíaca de repouso.

Tenha uma alimentação saudável

Todo mundo sabe que a alimentação é fundamental para se ter uma vida mais longa e longe de doenças. Portanto, concentre-se em alimentos como: alho e cebola, frutas secas, alimentos com vitamina C e do complexo B, dentre outros.

Além disso, estudos comprovam que os alimentos brancos também previnem doenças cardíadas, pois são ricos em cálcio que é capaz de baixar a pressão arterial. Além disso, esses alimentos reduzem o risco de acidente vascular cerebral (AVC), pois possuem uma substância chamada flavina que renova as céluals e controla os níveis de glicose e de triglicerídeos no sangue. Os alimentos considerados brancos são: maçã, pera, couve-flor, fruta-do-conde, cebola, etc.

Ainda falando de alimentação, invista em alimentos ricos em fibras. Elas reduzem os níveis de glicose, triglicerídeos e de colesterol no sangue, além de melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal, prevenir a constipação e auxiliar na perda de peso.

Além das dicas apresentadas acima, é importante fazer check-up a cada dois anos, evitar vícios como cigarro e álcool e fugir do estresse. Pesquisas em todo o mundo apontam que o estresse está entre os causadores de várias doenças, dentre elas, as cardíacas. Portanto, manter hábitos saudáveis e bons pensamentos fazem toda a diferença. E lembre-se, quanto mais cedo adotar esses hábitos, melhor para seu organismo. Não espere, faça hoje mesmo algo de bom pela sua saúde.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.