Como desenvolver a espiritualidade em seus filhos

Parte fundamental da experiência humana, a espiritualidade é uma parte da herança a ser deixada para nossos filhos.


Tiffany Fletcher

A espiritualidade é parte fundamental da experiência humana e uma parte da herança que passamos para os nossos filhos. Independente de religião, ela instila nas crianças o que será o seu marco de ética e conduta pessoal durante toda a sua vida.

Aqui estão algumas ideias simples para ajudá-lo a desenvolver a espiritualidade em seus filhos.

1. Ensine seus filhos a acreditar em um Poder Superior

Em nossa casa, nós ensinamos aos nossos filhos que eles são filhos de Deus. Isso lhes permite compreender sua relação com Deus e que há algo maior do que o que eles experimentam no dia a dia.

2. Ore com seus filhos de manhã e à noite e os ajude a rezar por conta própria

Isso lhes trará grande conforto nos momentos de provação e lhes permitirá confiar em alguém superior a eles mesmos.

3. Agende um dia por semana para se reunir em família e falar sobre sua religião ou discutir questões espirituais. Quando você compartilhar suas crenças com seus filhos poderá ajudá-los a solidificar as suas próprias crenças. Certifique-se de que a discussão seja aberta e livre de julgamentos para que seus filhos possam solucionar quaisquer dúvidas que possam surgir.

4. Programe um tempo todas as manhãs para um curto devocional,

onde você possa ler algo a partir de seu texto religioso ou compartilhar um pensamento espiritual que seus filhos possam refletir ao longo do dia. Quando você começar o dia com uma nota espiritual, sentimentos inspiradores ficarão com seus filhos durante todo o dia e isso será um benefício para eles em momentos difíceis.

5. Programe tradições familiares espirituais em sua casa e faça dessas tradições algo mais do que apenas uma reunião em família.Explique aos seus filhos a importância de seus feriados religiosos e por que eles são importantes para você. Acender uma menorá, observar o Ramadan ou celebrar o nascimento de Cristo criará memórias que ficarão com seus filhos por muito tempo depois que eles tiverem saído de casa.

Advertisement

6. Ensine seus filhos a serem pessoas de bom caráter moral

Ensine-os a valorizar a honestidade, a bondade, a virtude, a obediência, o respeito, a compaixão e a coragem. Essas características não somente os ajudarão a tornarem-se muito respeitados em seus futuros empreendimentos, mas também proporcionarão uma maior unidade em sua família agora.

7. Ensine seus filhos a servir ao próximo e lhes proporcine oportunidades de serviços

Isso não apenas criará unidade familiar, mas também ajudará seus filhos a entender que todas as pessoas estão conectadas.

8. Ensine seus filhos a manter um diário

A redação é uma atividade muito terapêutica. Através da escrita, seus filhos poderão fazer e responder perguntas enquanto trabalham com seus próprios pensamentos e sentimentos. Isso lhes fornecerá muitas oportunidades de experiências espirituais únicas e personalizadas. Além disso, você poderá querer incentivar as crianças a manter um diário de gratidão. O diário poderá se tornar um motivador importante à medida que eles adicionarem à lista as coisas pelas quais são gratos e uma fonte de encorajamento nos dias em que a vida não for assim tão boa.

9. Aprenda técnicas de meditação e as ensine aos seus filhos

Isso concederá tanto a você como a seus filhos tempo para refletir, relaxar e lhes proporcionará uma visão mais clara e uma mente mais aberta.

10. Ensine seus filhos a fazer o seu melhor ao fazer escolhas certas

Desafie-os a ser a melhor pessoa que possam ser. Dê um bom exemplo ao ser você mesmo essa pessoa. A bondade promove a bondade.

11. Ensine seus filhos a jogar o “jogo do contente” em cada situação difícil

Se as crianças puderem se concentrar no que as façam ficar contentes lembrando o lado positivo de cada situação, em vez do negativo, elas terão uma melhor perspectiva de vida. Ser feliz dissipa a negatividade e impede que as crianças fechem o seu coração aos outros.

Ao se esforçar para desenvolver a espiritualidade em seus filhos, você perceberá que não estará apenas unificando a sua família, mas também construindo espiritualidade dentro de si mesmo. A espiritualidade constrói o caráter e ajuda as crianças a perceber que elas não são as únicas pessoas de importância existentes no universo. Ela poderá ajudá-las a confiar em um poder maior do que elas mesmas e as ensinará a pensar a respeito da vida e suas questões de uma maneira mais sensível e profunda. Para ajudar sua família a trilhar o caminho para uma maior espiritualidade, escolha uma ideia da lista acima que você não esteja fazendo com seus filhos ou que poderia estar fazendo melhor e começe a trabalhar nela esta semana.

Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original How to develop spirituality in your children, de Tiffany Fletcher.

Toma un momento para compartir …

Tiffany Fletcher

Tiffany Fletcher, autora de "Mother Had a Secret: Learning to Love my Mother and her Multiple Personalities" (Mamãe tinha um segredo: Aprendendo a amar minha mãe e suas personalidades múltiplas)