Como deixar de viver no passado e aproveitar o presente

O presente é a única realidade que existe. O hoje é nossa oportunidade de realizar algo. Veja como aproveitar melhor o presente e deixar o passado para trás.

Lidiane Franqui

Para conseguir ter uma vida equilibrada e desfrutar de momentos felizes com mais frequência é imprescindível ter um bom entendimento sobre a importância das escalas do tempo (passado, presente e futuro). Esse entendimento faz com que saibamos a importância de cada um, não permitindo que um ocupe o lugar do outro.

O presente é o aqui, o agora. Ele é a única realidade que existe. Já o passado é uma lembrança, um acontecimento impossível de editar e que só deve ser consultado. Infelizmente, as pessoas invertem os papéis e valorizam mais o passado (que não tem tanto valor hoje) do que o presente (que é a possibilidade de construção do futuro). Esse equívoco gera nelas um sentimento de frustração, uma busca ilusória e faz com que a maioria perca a esperança.

É preciso aprender a sentir o hoje e acreditar que ele é nossa ferramenta de construção. É fundamental entender que o passado carrega nossos atos pretéritos e só deve ser consultado para a retirada das lições em benefício do hoje. E o futuro? Este é o reflexo das nossas escolhas de hoje. Portanto, veja como deixar de viver no passado e aproveitar o presente através de algumas dicas:

Liberte-se do passado

Se analisarmos bem, o ontem já é passado e não pode ser modificado. Por que perder tanto tempo investindo em algo que já passou? Na prática não é fácil deixar as coisas passadas de lado, principalmente quando elas deixaram marcas e mágoas. Mas é necessário trabalhar essas emoções para que o presente não se perca. Se for necessário, procure um profissional, mas liberte-se do passado. Ele acorrenta quem se prende a ele e essa prisão se dá através da mente.

Entenda o presente

É possibilidade de construir, de modificar, de sentir, de vivenciar, de amar, de partilhar, de viver. O presente é tudo isso. Ele é este momento, a única realidade. Viver o presente faz com que a vida seja bem vivida e evita arrependimentos do tipo: “não aproveitei as oportunidades que a vida me deu”. Entenda que o presente é “A OPORTUNIDADE” e o passado é um presente que já foi vivido.

Advertisement

Aproveite os momentos

Mesmo que sejam simples, aproveite. Mesmo que seja bobo, viva com intensidade. Esses momentos não podem ser desprezados por serem comuns. Lembre-se de que amanhã eles servirão de base para seu futuro.

As dicas são muito úteis, mas antes de aplicá-las deve ser feito uma reflexão sobre a importância do tempo na vida de cada um de nós. Refletindo descobriremos como o tempo é causador de sofrimento, ou melhor, como nosso comportamento em relação a ele causa tudo isso. As causas partem de nós, portanto, devem partir de nós também as soluções.

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.