Como balancear o tempo entre trabalho e família

Uma melhor organização permite dedicar o tempo necessário para estar com a família e otimizar as tarefas no trabalho.


Renata Finholdt

É muito mais fácil e comum do que se imagina, tomar o tempo reservado para a família para dedicá-lo ao trabalho. Uma hora a mais hoje, duas horas amanhã e quando menos se espera ao chegar em casa os filhos já estão dormindo e pronto, não houve um momento dedicado à família naquele dia, muitas vezes até naquela semana.

Priorizar o que é mais importante: a família

Isso acontece em vários lares, infelizmente. A sensação de que há muito mais para se fazer no trabalho do que na própria casa ao lado dos familiares tem tomado a mente de muitos trabalhadores e frequentemente levado à destruição de famílias.

Organização e gerenciamento do tempo

Deve haver tempo para tudo. Tempo para trabalhar e tempo para aproveitar os laços familiares, aliás, este último é a instituição mais importante que existe na terra e precisa ser cuidada com carinho.

A organização do tempo é a chave para esta questão. Respeitar o tempo dedicado a cada um é fundamental para alcançar o sucesso na vida. Não pode existir felicidade na desordem. O equilíbrio entre as duas coisas é a medida correta.

Vantagens eternas

Reservar um tempo diário para estar com a família é importante para manter a união. Já o trabalho também é essencial para o bem-estar da família, a solução é dedicar o tempo necessário para ambos. É interessante analisar se todas as tarefas que ficaram incompletas no trabalho podem ser feitas em outro momento. Muitas vezes o que falta é uma organização de prioridades com as tarefas no trabalho. É impossível assumir várias coisas ao mesmo tempo.

Se esse for realmente o problema, é possível realizar uma agenda para administrar as tarefas mais importantes. Para algumas há a possibilidade inclusive de contabilizar o tempo gasto e programar-se para executá-las dentro de um determinado período, para as outras que são estabelecidas para uma certa época do mês, é interessante também manter agendado, para que já fique reservado, evitando que dentro daquele mesmo tempo seja considerado outra ocupação que não poderá ser cumprida.

Há programas de computador, inclusive, que podem ajudar com esse agendamento; nessa “agenda eletrônica”, as tarefas são notificadas quanto ao seu horário de início. É uma ferramenta muito útil para otimizar o tempo de cada coisa.

Advertisement

Organizando-se melhor com as tarefas do trabalho e otimizando o tempo dedicado a ele fica mais fácil e tranquilo manter o tempo com a família livre de perturbações. Mantendo tudo dentro dos limites de organização, nem a família, nem o trabalho sofrerão com falta de dedicação.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.