Como arruinar seu casamento em um simples passo

Você pode estar destruindo seu casamento e nem mesmo perceber.

Consuela Parsons

Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente no blog de Consuela Parsons Foi publicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Há uma coisa estragando casamentos em todo o mundo de hoje… Você consegue adivinhar o que é?

Você quer saber como eu poderia reduzi-la a apenas uma coisa?

Ela afeta todos os aspectos do casamento: sexo, dinheiro, tempo juntos, tarefas domésticas, educação dos filhos e até mesmo as férias.

Você consegue adivinhar? OK, eu vou dizer… São expectativas não atendidas.

Advertisement

Soa simplista demais?

Meu marido e eu estávamos liderando um pequeno grupo na igreja e descobrimos, não só entre os membros do grupo, mas também no nosso próprio casamento que as expectativas não atendidas e não comunicadas estavam causando raiva, amargura e decepção nos casamentos em toda parte. Em alguns casos até mesmo levando ao divórcio.

O que significa uma expectativa não atendida?

Um marido não trazendo flores para casa no dia do aniversário de sua esposa, uma mulher que rejeita os avanços sexuais, pratos sujos do marido na pia quando a mulher chega em casa, ou o marido que chega em casa e a esposa mal reconhece sua presença. Nenhuma dessas coisas é especialmente terrível ou imperdoável. Mas, depois de semanas e semanas ou meses e meses desses tipos de rejeições, mais do que ferir, elas começam a partir corações, derrubar a intimidade, e construir paredes.

Todos nós já passamos por isso. Nós pensamos: “Isso é tão simples.” “Por que meu marido, esposa simplesmente não faz isso?”… E me faz feliz, me surpreende, me ajuda, e assim por diante.

Advertisement

Geralmente, há uma resposta simples… Não expressamos clara e amorosamente as nossas expectativas. Eu sei que você grita pelos pratos sujos ou faz observações sarcásticas sobre ter que implorar por sexo. Mas, você realmente se sentou e disse ao seu cônjuge o quão importante essas coisas são para você? Como essas coisas fazem você se sentir amado, seguro e apoiado?

Na maioria das vezes nós não fazemos isso.

Aqui está um exemplo perfeito: Enviei ao meu marido uma mensagem rápida perguntando se ele viria para o almoço. Sua resposta foi simples “Eu não tenho certeza.” Me chateei um pouco, porque o que eu realmente queria era que ele trouxesse nossa filha da escolinha. Eu estava cansada, com frio, e eu não queria levar meu pequeno de três anos de idade junto para buscá-la. Felizmente, meu marido continuou sua mensagem com “Por que você está perguntando?” Expliquei que eu estava esperando que ele trouxesse nossa filha para casa. Ele imediatamente mandou uma mensagem de volta e disse: “Claro!” Eu fiquei tão feliz. Mas, eu poderia ter passado a tarde sentindo que ele estava sendo egoísta ou que não se importa comigo, se ele não tivesse feito a pergunta.

E, sabe o que mais? Teria sido minha culpa e não dele. Eu não fui clara e não expressei a minha expectativa.

Você pode pensar, quando seu cônjuge deixar você para baixo ou decepcioná-lo, será que uma simples conversa poderia ter esclarecido a confusão? Posso desafiá-lo hoje a discutir suas expectativas de uma maneira amorosa e clara? Você nunca vai saber o que o seu cônjuge está disposto a fazer, a menos que você pergunte.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Consuela Parsons

Consuela stays at home with our kiddos and has the tougher job of the two. We currently live in Lafayette, IN – a city about an hour northwest of Indianapolis and home to Purdue University.