Como ajudar seus filhos a lidar com os erros do amigo

O respeito é imprescindível e deve imperar a cortesia e educação. Tais coisas contribuem para o estabelecimento de laços de confiança e amor.

Taís Bonilha da Silva

A união familiar é uma arma poderosa para mantermos nossa família a salvo de influências negativas, e ainda assim não será garantido que conseguiremos evitá-las. Contudo, há uma maior probabilidade de conseguirmos se mantivermos nossa família unida.

Ter uma família unida significa que priorizamos e dedicamos tempo para fortalecer os laços familiares. Fazendo de nosso lar um “pedacinho do céu” possibilitamos que ele seja um lugar de refúgio, um porto seguro para nós e nossos filhos. Parte desse processo estabelecer um ambiente propício para diálogos, onde a conversa seja mantida e não os gritos e brigas.

Construção de valores importantes no relacionamento humano

O respeito é imprescindível e deve imperar a cortesia e educação. Tais coisas contribuem para o estabelecimento de laços de confiança e amor.

A confiança é um elemento chave para que possamos ajudar nossos filhos quando eles possuírem amigos que tenham cometido algum erro.

Confiança

Se nossos filhos não confiarem em nós para nos contar o que há de errado, como poderemos ajudá-los? E confiança não se constrói com medo, gritos e castigos, mas sim com respeito, conversa e consideração. Ouvir o que os filhos têm a nos dizer sem sair imediatamente julgando, condenando e criticando também possibilita a construção da confiança.

Advertisement

O processo de construção da confiança é lento e progressivo, não acontece do dia para noite. Requer paciência, empenho e perseverança.

Estabelecer valores e princípios morais também são importantes para ensinar nossas crianças. É nossa responsabilidade enquanto pais de ensinar o que é certo e o que é errado, bem como, quais as consequências das escolhas que fazemos.

Ajudar nossos filhos a compreenderem que quando fazemos uma má escolha arcamos com consequências negativas, e que quando fazemos boas escolhas as consequências também são boas, será fundamental para que eles cresçam capazes de julgar o certo e o errado.

Tolerância

Devemos também enfatizar que quando algum amigo faz algo errado, não devemos julgá-lo, mas sim mostrar que o comportamento é que foi errado. Ensinar nossos filhos que eles não devem virar às costas para o amigo em questão, mas que também não podem ser coniventes com as ações erradas desse amigo. Devem defender seus valores e princípios sempre, mesmo que isso signifique que ficarão sozinhos.

Se ensinarmos valores fortes o suficiente dentro do lar, nossos filhos serão capazes de enfrentar o mundo. Esse ensinamento só é eficiente quando pautados nos pilares do respeito, amor e consideração.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.