Como agir quando se perde a carteira com “tudo” dentro

7 passos para te ajudar a resolver essa situação sem maiores problemas.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

Você coloca a mão no bolso e percebe, com espanto, que a carteira não está lá… Em uma fração de segundos começa a repassar mentalmente todos os lugares por onde andou e tenta (muitas vezes em vão) lembrar onde foi que a viu pela última vez.

Todo mundo já passou por uma situação dessas alguma vez. Ou várias vezes!

Preparamos uma sequência de 7 passos para lhe ajudar a resolver essa situação:

1. Ligue para o banco

e operadoras de cartão de crédito para cancelar todos os cartões e suste os cheques – lembre-se de anotar a data e horário da ligação, bem como o número do protocolo de atendimento e o nome do atendente.

2) Vá até a delegacia mais próxima e registre um

Boletim de Ocorrência

do extravio dos documentos – em alguns estados brasileiros, já é possível fazer esse serviço pela internet. O boletim de ocorrência será importante na hora de tirar a segunda via dos documentos e, também, para se resguardar de fraudes.

3) Para obter uma

segunda via do RG

, compareça a delegacia mais próxima de sua residência munido do boletim de ocorrência, Certidão de Nascimento (ou Casamento, se for o caso), comprovante de endereço e fotos 3×4.

4) Para obter uma

segunda via da Carteira Nacional de Habilitação

, compareça ao Detran munido do boletim de ocorrência, RG, fotos 3×4 e comprovante de endereço.

Advertisement

5) Para obter

segunda via do CPF

, basta acessar o site da Receita Federal.

6) Para obter

segunda via da Carteira de Trabalho

, dirija-se a uma Delegacia do Trabalho portando uma foto 3×4 recente, a Certidão de Nascimento/Casamento, ou o RG, um documento que comprove o número da carteira de trabalho perdida (como o extrato do FGTS, obtido junto à Caixa Econômica Federal) e o boletim de ocorrência.

7) Para obter

segunda via do título de eleitor

, compareça ao Cartório Eleitoral onde é inscrito, munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento/Casamento ou RG e comprovante da última eleição.

Em muitos estados brasileiros já existem os chamados Poupa Tempo – locais financiados pelo governo estadual com a finalidade de facilitar o acesso da população a vários serviços. Entre eles, a emissão de segunda via de documentos.

Não perca tempo! Quanto antes você seguir esses passos, menos problemas terá.

Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.