Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

Como acabar com a solidão no casamento

É importante refletir sobre algumas atitudes que podem transformar uma relação distante e reaproximar os cônjuges.

Suely Buriasco

Uma reclamação, infelizmente, comum que observo nos conflitos dos casais é o distanciamento entre os cônjuges. Dois estranhos vivendo sob o mesmo teto, comendo na mesma mesa e dormindo na mesma cama. Não há diálogo, não há afeto, não há qualquer tipo de entendimento; criam uma rotina desconfortável e, muitas vezes, insustentável.

O primeiro passo

Quando o casal passa a viver como estranhos precisam tomar providências urgentes. Conforme o artigo “Como estar sempre próximo de seu cônjuge” de Chris Ayres: “Sabemos que para um casamento ser bem-sucedido, ambos precisam estar engajados e serem responsáveis por fazerem sua parte“. Mas alguém tem que dar o primeiro passo para a aproximação, assim, acredito que o cônjuge que mais tem se incomodado com a situação seja o mais indicado para isso.

Nesse sentido, convido você a pensar em ações que poderiam fazer com que sua vida conjugal se torne mais agradável:

1- Encare as razões

Você poderia estar pensando no que os afastou dessa forma. O que aconteceu? Em que parte do caminho vocês se perderam? Essa reflexão pode ser muito importante para indicar por onde começar a resolver esse problema. É natural que você se depare com muitas atitudes suas que corroboraram para esse afastamento, afinal os conflitos no casamento são construídos pelos dois. Assumir que você também errou é uma forma muito inteligente de encarar as próprias responsabilidades.

2- Inicie a reaproximação

Claro que para chegar a essa situação a comunicação de vocês já está bloqueada há algum tempo, então não se pode esperar que vocês recomecem a conversar facilmente ou simplesmente queiram estar juntos. É preciso estabelecer novos canais saudáveis de reaproximação e isso requer empenho e paciência. Pequenos exercícios podem ajudar muito. Comece por abordar banalidades, fale pouco, mas repetidas vezes de coisas diferentes. Faça mais perguntas do que afirmações, assim você incentiva seu cônjuge a falar também e não desanime com as respostas em monossílabos. Promova situações em que possam estar juntos, buscando uma maior proximidade física também.

Advertisement

3- Hora de conversar

Quando você perceber que já existe um espaço confortável para uma conversação proveitosa, então escolha um momento oportuno. A melhor forma de lidar com o afastamento é chamar o cônjuge para uma conversa sem ressentimentos e com o coração aberto para o que possa vir, ou seja, para ouvir o que ele tem a dizer. É preciso se preparar para esse momento e ter disposição sincera para compreender as razões do outro. Pode ser que o que você ouça machuque ainda mais você, mas também existem grandes chances de você se surpreender positivamente com o que seu cônjuge tem a dizer. Pense que, de repente, pode ser isso que ele deseja, mas não sabe como fazer e assim essa conversa talvez seja um marco para a reaproximação entre vocês.

O importante é não se acomodar, não aceitar crenças do tipo: “casamento é assim mesmo”, “não se pode ter tudo” ou “melhor se acostumar”. Casamento é união baseada em amor, respeito e amizade; solidão não se enquadra nisso e precisa ser abolida pela reaproximação dos cônjuges. Não se intimide e busque ajuda se necessário.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad