Com que idade é possível saber a cor definitiva dos olhos e cabelo do bebê?

Seu bebê nasceu com olhos ou cabelos claros e você não sabe se vão ficar com essa cor? Essa explicação científica vai tirar suas dúvidas.

Adriana Acosta Bujan

No decorrer do tempo, enquanto aguardam o nascimento do bebê, os futuros pais começam a divagar, pensando nas características físicas que ele terá, imaginando como será seu rosto, qual será a cor de seus olhos e cabelo, o tom da pele, entre outras coisas.

Há alguns anos, quando meu filho nasceu, tive a maior surpresa da vida, pois, ao vê-lo e pegá-lo no colo pela primeira vez, vi que seus olhos eram azuis e seus cabelos, loiros. Relacionei suas características físicas ao meu avô. No entanto, com o passar dos anos, a cor de seus olhos e cabelos, mudou.

Por que a cor dos olhos e do cabelo dos bebês muda?

Posso afirmar, sem receio, que essa é uma dúvida comum da maioria dos pais. A resposta é muito simples: quando falamos de cor dos olhos, referimo-nos à aparência da íris, que é o anel muscular ao redor da pupila que controla a quantidade de luz que entra nos olhos. Ela muda em razão da presença da proteína chamada melanina. Os olhos mudam de cor porque os melanócitos reagem à luz, já que passaram toda a vida no escuro (até o nascimento).

Olhos azuis, verdes, castanhos e pretos

A cor dos olhos depende da estrutura da íris e da quantidade de pigmento que ela contém, por essa razão a maioria dos bebês nasce com olhos azuis ou cinzas, devido à baixa presença de melanina. Conforme ficam expostos à luz solar, os melanócitos vão produzindo uma membrana de pigmentação.

Com o passar do tempo, os melanócitos vão secretando melanina, portanto, se a secreção for baixa, o bebê terá olhos azuis ou verdes. Quando os melanócitos terminarem seu processo, que dura um ano, é possível que os olhos fiquem escuros. Ou seja, a cor definitiva dependerá de quanta melanina for secretada até um ano de vida.

Advertisement

Se seu bebê tiver olhos escuros desde os primeiros meses, essa será a cor definitiva. Segundo os especialistas, a cor é definida após os primeiros seis meses de vida até um ano.

E o cabelo?

A melanina também define os vários tons de cabelo: castanho, loiro, ruivo, preto etc. Neste caso, os genes das Leis de Mendel determinarão a concentração e o tipo de melanina. Para cabelos escuros é conhecida como eumelanina e para cabelos claros, feomelanina. A mistura delas deixa o cabelo com cor natural.

Os recém-nascidos têm menos melanina, mas à medida que crescem e são expostos ao sol, a produção aumenta e, assim, a cor se intensifica.

Lembre-se de que o cabelo com o qual o bebê nasce não é definitivo, ele cai durante os primeiros meses de vida. Os especialistas garantem que o cabelo definitivo começa a crescer aos seis meses, de modo que a cor que ele que tiver por volta de um ano e meio de vida será a que ele terá na infância. Dos sete anos de idade em diante, o cabelo tende a escurecer gradualmente.

Vale ressaltar que a cor do cabelo ou dos olhos do bebê não é tão relevante; apenas o fato de ele ter nascido já é suficiente para alegrar a vida dos pais. Aproveite seu bebê ao máximo! Independentemente de suas características físicas, lembre-se “para toda mãe, seu filho sempre será lindo!”.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿A qué edad sabrás el color de ojos y cabello DEFINITIVO de tu bebé?

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.