Colocar ou não seus filhos numa creche?

Os filhos são uma grande alegria e bênção para o casal. Por isso, ao escolher uma creche estejam atentos ? s informações básicas que precisamos saber para que possa ser um período tranquilo.


Jacira Silva dos Santos Araujo

Colocar os filhos na creche é uma das fases mais difíceis de adaptação, tanto para os pais como para os filhos. A preocupação com o bem-estar físico e emocional são evidentes, mas o desligamento físico dos pais, mesmo que seja por um período de tempo, provoca diversos sentimentos como medo e insegurança.

Os filhos são uma grande alegria e bênção para o casal, por isso, ao escolherem uma creche estejam atentos às informações básicas que precisamos saber para que este possa ser um período tranquilo.

A creche é uma preparação para toda uma vivência acadêmica

Segue abaixo alguns pontos importantes:

  • Sempre visite a creche. Conheça os professores e projetos que a escola tem, assim como toda equipe gestora da escola.

  • Sempre relate problemas de saúde ou coisas que considerarem importantes sobre seu filho.

  • Comunique sobre os alimentos que os seus filhos não podem comer ou que não gostam.

  • Analise as condições da creche. Existem creches públicas que são de ótima qualidade e que oferecem ótimos serviços. Às vezes acreditamos que as creches privadas são as melhores, porém vale a pena pesquisar.

    Advertisement

As crianças aprendem muito rápido independente da idade. Por isso as creches estão preparadas para incentivar e estimular a aprendizagem das crianças. É através da escola que eles aprendem a viver em sociedade e a relacionarem-se com os outros.

Creche, colocar ou não colocar?

“Quando tomadas como seres capazes, as crianças se tornam protagonistas no projeto educacional. Essa é uma mudança paradigmática na compreensão da educação dos bebês, pois se afirma o compromisso com a oferta de serviço educacional que promova, para todas as crianças, a possibilidade de viver uma experiência de infância comprometida com a aprendizagem gerada pela ludicidade, brincadeira, imaginação e fantasia. Nesse espaço, os bebês aprendem observando, tocando, experimentando, narrando, perguntando, e construindo ações e sentidos sobre a natureza e a sociedade, recriando desse modo a cultura.” (Barbosa, 2010, p.3)

Um dos motivos mais frequentes para se colocar as crianças em uma creche é o fato de a mãe e o pai precisarem trabalhar para prover as necessidades do lar e da própria criança. Embora este seja um dos motivos mais frequentes, enxergar a creche como algo a mais para seu filho é difícil. A tendência é querer proteger ou ficar com medo do que possa acontecer na creche. Mas lembre-se, os filhos são uma grande herança e não ficarão conosco para sempre. A creche é apenas uma etapa de todas as outras que acontecerão na vida familiar.

“O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes”. (Cora Coralina)

As crianças, independente da idade, têm um incrível poder de aprender e embora sejam pequenas elas serão eternamente gratas pelo esforço e amor que desempenharam para contribuir na sua aprendizagem. Embora estejam em uma creche, seja sempre participativo na vida escolar de seus filhos. Eles aprenderão mais e muito mais rápido se os pais contribuírem ativamente na sua vida escolar demonstrando interesse e atenção, sejam eles bebês ou crianças maiores, devemos sempre estar ao lado deles.

Toma un momento para compartir …

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.