Ciência e fé – 3 milagres bíblicos vistos sob perspectiva científica

Quem disse que a ciência e a fé precisam ser rivais? Veja possíveis explicações científicas para 3 milagres bíblicos:

Erika Strassburger

Primeiramente, convém definir milagre. Gosto muito da definição dada pelo químico e geologista James Edward Talmage (1862-1933). Segundo ele, chamamos de milagre eventos sobre os quais a ciência ainda não avançou suficientemente a fim de analisar e esclarecer. Ou seja, as leis aplicadas ainda “não são reconhecidas universal ou comumente”.

O que faz os céticos desacreditarem a fé provavelmente seja a visão distorcida que eles têm de Deus. Eles pensam que nós, cristãos, cremos em um deus mágico que estala os dedos e faz surgir algo do nada (alguns até podem pensar que seja assim). Mas não é nada disso! Deus não é um mágico. Como detentor de toda a ciência (onisciente), Ele é o maior cientista que há.

De que forma Deus usa seu conhecimento científico?

Obviamente, há várias diferenças entre um cientista mortal e Deus, além da quantidade de conhecimento que acumulam. Além da onisciência, Deus tem honra, poder e domínio. Graças a isso, todos os elementos Lhe são sujeitos.

Vou explicar melhor. Os cientistas precisam de tubos de ensaio e outros equipamentos para manipular os elementos em seus laboratórios. Deus não precisa de nada disso. Os elementos são matéria inteligente. Por esse motivo eles reconhecem os comandos da Sua voz. Eles O reconhecem como Deus e obedecem a Sua vontade. Ou seja, por meio de ordens Deus consegue manipular os elementos para que algo que Ele deseja seja formado ou organizado.

Vemos isso no relato de Gênesis da criação: “E DISSE Deus: Haja luz; (…) Ajuntem-se as águas; (…) Produza a terra”. (Gênesis 1). Também por isso, na minha visão, Cristo é chamado de “verbo” ou “palavra”.

Advertisement

A história comprova que a ciência comete erros, e não são poucos. Da mesma maneira, muitos pontos de vista religiosos não estão de acordo com as verdades eternas. Não podemos condenar a ciência pelos equívocos cometidos por alguns cientistas, assim como não podemos condenar Deus pelos equívocos cometidos por alguns de seus seguidores.

Levando em consideração que Deus é o cientista soberano, por que não tentar encontrar na ciência explicações cabíveis para os relatos bíblicos de milagres, em vez de considerá-los fábulas?

Selecionei três entre os milagres mais questionados pelos céticos e o que temos de conhecimento até o momento que pode tornar esses milagres compreendidos cientificamente:

1. A criação da vida a partir do barro

Lemos em Gênesis 2:7 que Deus formou o homem do pó da terra. No versículo 19 vemos que não somente Adão, mas toda a vida animal foi criada a partir da terra. Jó disse: “do barro também eu fui formado” (Jó 33:6).

Não somente a Bíblia, mas o Corão, as mitologias suméria, grega, egípcia, os achados de Quran contêm relatos similares.

Advertisement

Descobertas científicas

Há mais de um século já foi dito pelo doutor em química Edwin Emery Slosson que 14 elementos químicos encontrados na terra, eram encontrados também no corpo humano. Décadas mais tarde, o doutor Kevin Lee Griffin, biólogo, classificou 26 elementos químicos em comum.

Em outubro de 2003, um site de notícias publicou: “Uma pesquisa que será publicada amanhã pela revista ‘Science’ estabeleceu que, tal como afirmam muitas religiões, a vida na Terra possivelmente tenha surgido do barro. Um grupo de cientistas do Instituto Médico Howard Hughes e do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, assinala… que reuniu materiais típicos do barro que são fundamentais no processo inicial de formação biológica.” Leia a matéria completa da Science aqui.

Outro estudo, de 2013, indicou que alguns tipos de argilas tornam mais fácil a geração espontânea de vida. Sobre isso, o mestre em ciências da saúde, Everton Alves, disse: “A argila contém uma série de minerais, tais como alumínio, silício e oxigênio, e sua composição forma uma substância chamada ‘hidrogel’. Esse polímero facilitaria a síntese de proteínas, DNA e demais componentes que tornam uma célula viva. Nos testes em laboratório, esses hidrogéis de argila apresentaram uma função de confinamento (lugar seguro e protegido) para biomoléculas e reações químicas, pois essas moléculas orgânicas tendem a aderir à superfície da argila, evitando sua degradação por enzimas “nucleases” (consideradas prejudiciais).”

Leia: O que aprendemos com a história de Adão e Eva que deve ser aplicado em nosso casamento

2. A gravidez virginal de Maria

Lemos na Bíblia: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14). “E [José] não a conheceu [isto é, não teve relações sexuais com ela] até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus” (Mateus 1:25).

Advertisement

Descobertas científicas

Nunca, em todas as épocas, foi tão fácil entender de que forma uma mulher pode engravidar sem ter relações sexuais, como hoje em dia. É só pesquisar “fertilização humana artificial” no Google, está tudo lá.

Se os cientistas são capazes, por que Deus não seria? Não há mistério nisso.

3. O poder sobre a gravidade

Há vários relatos Bíblicos em que Jesus e alguns profetas desafiaram a gravidade:

  • Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. (Mateus 14:25)

  • E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. (Mateus 14:29)

    Advertisement
  • E estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1:10,11)

  • E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. (Marcos 13:26)

Seja andando sobre as águas, ascendendo ao céu ou pairando sobre nuvens, de que forma é possível desafiar a lei da gravidade?

Descobertas científicas

Há várias décadas, cientistas têm estudado a levitação por meio de supercondutores. Atualmente, essa e outras tecnologias são usadas em trens-bala, que levitam sobre os trilhos propulsionados pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo.

Outros experimentos conhecidos:

Advertisement

Para conhecer mais métodos científicos de fazer matéria levitar, clique neste link.

Nosso Deus, graças a sua onisciência, é capaz de produzir um campo antigravitacional sob seus pés, ou manipular os elementos de qualquer outra forma para poder levitar; pode formar um zigoto a partir de amostras de DNA; pode ordenar a reprodução acelerada de células-tronco para curar uma parte doente de nosso corpo, ou usar outros métodos que ainda não conhecemos para efetuar uma cura.

Advertisement

Não há nada de mágico nos feitos daquele que tudo sabe. A ciência nada mais é do que parte do Seu conhecimento compartilhado com a humanidade. Não Lhe deveríamos ser gratos por essa dádiva?

Leia também: 7 coisas que muitos cristãos deveriam parar de fazer

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.