Checklist das coisas necessárias para o quarto do bebê

Saiba o que é essencial para ter um quarto de bebê bem equipado.


Fernanda Ferrari Trida

A partir do momento em que o teste de gravidez dá positivo, parece que entramos num mundo paralelo. A impressão é de que o controle que tínhamos sobre a nossa vida foi-se embora. Tudo muda.

Cuidar da saúde, visitar regulamente o médico e fazer os exames pré-natais são necessidades sabidas das futuras mamães. Além do tempo dispendido nesses cuidados, ainda temos todas as demais obrigações, que não desaparecem só porque engravidamos. A vida fica mais corrida e, quando percebemos, já está quase na hora do parto e o quarto do bebê ainda não ficou pronto.

Para auxiliá-la nesta empreitada, fizemos um checklist daquilo que é essencial para um quarto de bebê bem equipado. Afinal, um cômodo com todos os itens necessários pode facilitar muito a vida da mamãe na hora de amamentar, trocar fraldas e dar banho, dentre outras tarefas. E se você deixou para a última hora, não se preocupe. Utilize a internet como ferramenta para pesquisar preços e lojas. Curta esse momento!

Berço

– verifique a qualidade do móvel e se ele tem selo de aprovação do Inmetro.

Cômoda

– além de guardar as roupas, nos primeiros meses de vida, a cômoda também pode ser usada como trocador, onde se pode colocar fraldas, pomadas, lencinhos e a almofadinha que servirá de apoio ao bebê.

Trocador

– opte por um trocador de tecido plastificado ou que venha com um forro lavável, pois xixis e cocôs podem escapar na hora da troca.

Poltrona de amamentação

– trata-se de uma cadeira confortável onde a mamãe possa se sentar para amamentar e ninar o bebê. Lembre-se de testar antes de comprar, pois será um móvel que você usará bastante.

Advertisement

Cama

– caso haja espaço para a colocação de uma cama de solteiro no quarto do bebê, vale a pena investir em uma, mesmo que você não venha a contratar uma babá, haverá noites que você precisará ficar mais próxima dele.

Banheira

– mesmo que você tenha espaço para colocar uma banheira dentro do banheiro da residência, opte inicialmente por banhar o bebê dentro do seu quartinho, assim ele não fica exposto a possíveis correntes de vento.

Kit com garrafa térmica

– lojas especializadas em artigos de bebê vendem kits para a higiene da troca de fraldas, que são compostos de uma garrafa térmica (você vai precisar de aguá morna para higienizar o bebê) e potinhos para guardar algodão, cotonete e fraldas, que podem ser muito úteis para facilitar o processo.

Umidificador

– se o ar seco faz mal aos adultos, que dirá aos bebês? Por isso, tenha um umidificador no quarto da criança a ser usado sempre que a umidade do ar cair muito.

Aquecedor

– nos dias mais frios, deixar o quarto quente quando se tem que despir totalmente o bebezinho, pode evitar que ele fique doente.

Rede de proteção das janelas

– a rede de proteção é importante não somente no quarto do bebê, mas em todos os cômodos com janelas ou sacadas e deve ser providenciada o mais cedo possível.

Esses são os itens que não podem faltar num quarto de bebê. Não contemplamos aqui o enxoval, pois isso é assunto para outro artigo. Se a futura mamãe tem a possibilidade de decorar o quarto de seu filho, saiba que há hoje uma infinidade de quadros, adesivos de parede e outras peças de decoração muito bonitas e que não custam caro. Boa sorte e parabéns!

Toma un momento para compartir …

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.