Chaves para envelhecer com sucesso

É possível aproveitar a velhice se você começar a trabalhar nessas chaves. Anime-se!

Emma E. Sánchez

Faz poucos anos que o termo “envelhecer com sucesso” tem sido usado no mundo;  também é possível ouvir  “envelhecer bem”, “envelhecer em movimento” ou “envelhecer com qualidade de vida”. Estão todos corretos, pois captam a ideia do novo envelhecimento que nós todos gostaríamos de experimentar e garantir um dia.

Há alguns anos, os sociólogos perceberam que as gerações estão vivendo mais, ou seja, que a expectativa média de vida tem se estendido um pouco mais a cada 10 anos. Hoje em dia, nos países mais desenvolvidos, uma pessoa pode viver na ativa e com pleno uso de suas faculdades até os noventa anos, enquanto nos países em desenvolvimento, até os oitenta sem maiores complicações.

A medicina e a ciência tornaram isso possível

É verdade, hoje existem vacinas, prevenção de doenças, detecção precoce e cura delas com muito maior sucesso do que nunca na história da humanidade.

Basta pensar que a humanidade levou pouco menos de um ano para conseguir desenvolver a vacina contra a Covid-19 – algo nunca visto antes na história!

Aliado à ciência, há o fato de que, hoje em dia, as pessoas também trabalham em jornadas menos pesadas, têm acesso a pensão, vida um pouco mais estável, alimentação e tempo para se exercitar.

Advertisement

Mas uma coisa é o que a ciência e muitas revoluções sociais alcançaram, outra coisa bem diferente é o que você faz pelo próprio envelhecimento com sucesso, porque não basta morar em um determinado país ou ter determinada genética, importa muitíssimo mais o que você faz por si mesmo.

E com esta ideia em mente, gostaria de compartilhar com você algumas ideias e metas comprovadas com sucesso por muitos que se sentem da melhor forma possível na velhice.

Está animado(a) para segui-las?

O mais importante e para começar:

Não tenha medo de envelhecer

Essa é uma fase da vida pela qual você vai passar melhor do que as outras que já passou. Sabe por quê? Porque para essa, você mesmo pode se preparar; nas fases passadas, você recebeu ajuda de seus pais, e outras passaram tão rapidamente, que você nem percebeu que já tinha chegado aos 50 anos.

Portanto, agora cabe a você fazer algo por si mesmo, para o seu bem e felicidade. Bem-vindo à fase mais longa da sua vida! Sua atitude é o segredo.

Advertisement

Aceitar que envelhecemos a cada dia e paramos de lutar contra a idade é o primeiro fator que o liberta. E não me entenda mal! Não quero dizer que você deva se atirar e só esperar a morte, claro que não! Mas aproveitar e preparar-se para a aposentadoria digna desta vida.

Por onde começamos?

Movimento

Os avós de hoje em dia não sabem mais o que é uma cadeira de balanço com um cobertor nas pernas. Hoje, saem cedo para caminhar ou se preparam para uma maratona, tomam banho de sol na praia ou simplesmente saem para dançar ou fazer aulas de ioga.

Manter-se em movimento é uma das peças fundamentais para uma velhice saudável e com qualidade de vida. É Proibido sentar-se para assistir novela! Assim que for possível, vá ao cinema, saia com os amigos para jantar – com toda segurança – mas, por favor, não fique em casa.

Estudo e trabalho

Um golpe que antes era muito duro, principalmente para os homens, era a aposentadoria, porque de um dia para o outro eles não trabalhavam mais e suas vidas ficaram vazias, sem perspectiva e sem amigos. Hoje em dia, a aposentadoria é uma oportunidade de iniciar um novo trabalho, um novo emprego e até mesmo uma nova carreira. Para outros, é tempo de se dedicar às coisas que ficaram pendentes, como construir, viajar, visitar a família, dedicar-se a servir aos outros, ou continuar seus estudos ou alcançar aqueles objetivos acadêmicos que ficaram estagnados.

Como nunca antes, mais idosos estão se matriculando em escolas, fazendo cursos, tutoriais ou estão ensinando online!

Advertisement

Seus netos os colocaram nas redes e eles estão triunfando. Manter-nos ativos, fazendo coisas e aprendendo faz com que nossa mente permaneça ativa e previne a degeneração cognitiva. Lembre-se de que “os músculos que não são usados ​​acabam atrofiando” e seu cérebro também precisa se manter ativo.

Alimentação e nutrição

Não há outra saída, não há escapatória: todos devemos comer melhor. Esta é a oportunidade de dedicar algum tempo a preparar seu alimento, a melhorar a dieta e consumir aqueles suplementos que lhe vão dar maior vitalidade e descanso aos seus órgãos. Tudo deve andar de mãos dadas.

Poupança e investimento

Muito da tranquilidade da mente definitivamente depende do que fizemos corretamente no passado. Assim que você perceber esta necessidade, convido-o a fazer uma revisão séria e profunda de sua economia e fazer as mudanças de que precisa para poder ter uma aposentadoria o mais tranquila possível no quesito financeiro.

É de vital importância contribuir para a previdência e economizar para a aposentadoria, fazer um seguro de vida ou um de saúde com maior cobertura é algo possível de se fazer. Requer tempo e perseverança, mas é possível, uma coisa de cada vez e aos poucos, isso vai acontecer.

Quando estiver livre de dívidas complicadas e com um pouco de dinheiro economizado, você poderá realizar sonhos e se sentirá muito bem.

Advertisement

Atenção médica

Deixar a saúde e a vida nas mãos da genética não dá, você tem que fazer a sua parte, ir ao médico pelo menos uma vez por ano, e acima de tudo, cuidar dos dentes. Dizem que a velhice entra pela boca, então tome cuidado.

Deixar de lado os abusos da juventude e os vícios da idade adulta lhe dará a felicidade da velhice.

Família e amigos

De que adianta envelhecer se estamos sozinhos? Se temos vida, mas ninguém com quem compartilhá-la, vale a pena todo esse esforço? Os pesquisadores descobriram que quem tem uma ampla rede de apoio, entre amigos e familiares, vive mais e melhor.

Cuide e cultive essas redes, perdoe e busque o perdão. Faça novos amigos, associe-se a um clube, vá à igreja, participe de uma equipe esportiva, trabalhe com pessoas ainda que on-line, tenha um gato ou resgate um cãozinho abandonado; tudo isso nos liga à vida e enche-nos de razões para seguir em frente.

Metas, sempre metas

No dia em que não precisarmos mais levantar, vestir-nos ou fazer alguma coisa, a velhice se tornará evidente.

Advertisement

Homens e mulheres devem ter sempre um motivo para continuar, um motivo para seguir até o final.

Quando tudo isso passar (isolamento etc.), seja voluntário em um hospital, asilo ou orfanato. Por agora, leve o cachorro para passear, lute por uma causa e deixe a morte esperar, pois ainda há muito o que fazer neste mundo tão maravilhoso.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Claves para envejecer con éxito

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.