Casamento: enfrentando as dificuldades juntos

Como enfrentar as dificuldades juntos, sendo mais positivos ao se comunicarem?

Fernanda Ferraz

Na vida, encontramos muitos desafios e obstáculos. E o que faz a diferença é a forma como conseguimos enxergar as soluções e como nos conduzimos. Nosso cônjuge é nosso parceiro e amigo, esse deve ser a pessoa em que obtemos forças para vencermos juntos as dificuldades.

Essa visão deve partir do casal, e ter uma atitude de estreitar os laços à medida que os problemas comprimem. É como uma fita que envolve, tornando o elo mais forte à medida que enlaça.

Algumas dicas são muito válidas e benéficas para o casal. Unir-se ainda mais e enfrentar as dificuldades juntos demonstra o quanto se amam e querem bem.

Suave e manso

. Sabemos que ninguém é de ferro e, por vezes, a vontade de ser rude emerge facilmente. Mas diante das circunstâncias mais difíceis e até improváveis, deve-se haver mansidão e suavidade, isso envolve o relacionamento. Não é correto e justo descontar a raiva ou frustração no outro, ainda que o problema seja de grande amplitude. É falar com suavidade, ser atencioso e não deixar a dificuldade destruir a relação.

O que posso aprender

. Diante das grandes dificuldades da vida, em vez de se culparem e apontarem o dedo, vocês se devem perguntar: “O que podemos aprender?” O mundo muda, quando nós mudamos a perspectiva interior para a exterior. Ambos podem juntos aprender com esses desafios e conseguir enxergar com mais facilidade o que podem melhorar tanto individualmente, como casal.

Advertisement

Boa atitude

. Em vez de fazer prejulgamentos ou dizer que a culpa é do outro, por isso e por aquilo, aceite os problemas de forma positiva. É claro que não é fácil vivenciar problemas, mas você já conseguiu perceber a força advinda após superá-los? E o quanto é doce o sabor da vitória, quando o empenho é conjunto e compartilhado com quem sempre esteve e se dispôs a permanecer ao seu lado?

Cabeça fria

. Não adianta conversar de cabeça quente, relaxem primeiro, antes de conversar e decidir. Raramente, consegue-se tomar a melhor decisão de cabeça cheia.

Elevem-se

Deem força um para o outro, palavras de encorajamento e apoio ajudam muito, como: “Nós vamos conseguir, tenha fé, anime-se, estou ao seu lado, querido, iremos conseguir, você vai ver!”.

Confiem um no outro

. A confiança é a base para uma relação equilibrada, tenham confiança um no outro, acreditem mais nas palavras pronunciadas.

Valorizem os bons momentos

. Não foquem apenas nos problemas, saibam rir e enxugar as lágrimas, saibam oferecer o ombro e ouvir com o coração em momentos difíceis, saibam ser mais compreensivos um com o outro e mais atenciosos. Não se deixem esmorecer e deixar a tristeza tomar conta do relacionamento, divirtam-se juntos, ainda que repletos de problemas, permitam-se esquecer um pouco. As soluções surgem, muitas vezes, quando relaxamos mais.

Advertisement

Não desanimem

. Não criem barreiras na relação por conta das dificuldades, não façam isso. Pratiquem a amizade e o amor diário para se fortalecerem e continuarem firmes em seus ideais e propósitos.

Porque o amor verdadeiro vence junto as batalhas, e o sabor da vitória é sempre mais doce, por não se ter desistido do que mais importava: a família.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.