Casamento: apenas esteja presente

Estar presente é mais do que simplesmente estar perto. A presença envolve empatia, dar de si, importar-se. Estar presente é amar de todo coração.


Merrilee Boyack

Um dia, eu estava manobrando por um estacionamento lotado a caminho do médico, quando notei um casal de idosos cuidadosamente fazendo uma caminhada juntos. O marido segurou o braço de sua mulher enquanto ela caminhava cautelosamente com a ajuda de uma bengala. Seu cuidado terno e vigilante para com ela era evidente.

Ele simplesmente estava lá. Ele estava presente quando ela precisava dele.

Adentrei a clínica do meu médico e sentei-me calmamente na sala de espera. Eu teria meu check-up de rotina com o cirurgião oncologista que me operou vários anos antes de um câncer de mama. Esta sala de espera muitas vezes era um lugar triste. E lá estava um casal de meia-idade, com a preocupação evidente gravada em seus rostos. A mulher olhava corajosamente à frente. Seu marido segurou sua mão enquanto esperavam.

Ele simplesmente estava lá. Ele estava presente quando ela precisava dele.

Eu costumava visitar um amigo que estava em uma casa de repouso. Havia um paciente internado por volta dos 50 anos que quebrara a coluna e ficara tetraplégico. Eu às vezes via sua esposa visitá-lo, ainda vestida com suas roupas de trabalho. Ela vinha todos os dias para jantar com ele e passar algum tempo juntos tanto quanto podia.

Ela simplesmente estava lá. Ela estava presente quando ele precisava dela.

Grande parte do casamento é simplesmente estar lá. É sempre apoiar seu cônjuge na doença e na saúde, nos momentos bons e ruins. Como podemos fazer isso?

Advertisement

1. Seja aquele que estimula!

Seu cônjuge quer alguém para animá-lo. E você pode ser aquele que está na torcida! Seja encorajador. Seja positivo. E deixe-o saber que você é o maior fã dele.

2. Esteja presente quando é importante

Às vezes, não basta ir junto por hábito e não estar presente de verdade para o nosso cônjuge. Se ela estiver estressada ou preocupada, vá com ela. Se ela está fazendo algo importante, esteja lá para torcer por ela. Ok, é apenas uma corrida boba de 5 km, mas é a corrida de 5 km dela!

3. Passe um tempo com ele ou ela

Estar presente para o seu cônjuge envolve passar tempo juntos. A qualidade do tempo é mais importante que a quantidade. Vocês podem sentar-se de mãos dadas e assistir reprises de Jornada nas Estrelas. Você pode apenas ficar na cozinha perto dela enquanto ela faz o jantar. Você pode sentar e ler um livro ao lado dele enquanto ele lê seu próprio livro. O importante é estar juntos.

4. Faça mesmo assim

O seu cônjuge pode não convidá-lo para alguma atividade, por não querer incomodar. Vá mesmo assim. Ela pode não querer pedir-lhe para ajudá-la em seu projeto. Ajude mesmo assim. Em caso de dúvida, escolha estar com o outro.

A importância da presença me foi ensinada pelos meus pais. Nunca vou esquecer o dia em que meu pai morreu. Eu estava no quarto com ele e minha mãe. Ele tinha estado inconsciente por três dias e o tempo estava se aproximando. Meus pais estavam casados há mais de 60 anos – décadas de presença um para o outro. Mamãe inclinou-se sobre papai e disse: “Querido, você pode me beijar uma última vez?” Um milagre aconteceu. Papai sorriu e franziu os lábios para um último beijo em sua eterna namorada.

Eles estavam lá, juntos, nos últimos momentos de sua vida. Nunca vou esquecer esses momentos. Essa é a pura essência do que o casamento significa. Estar presentes um para o outro e juntos para sempre.

_Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original

, de Merrilee Boyack._

Toma un momento para compartir …

Merrilee Boyack

Merrilee Boyack é mãe de quatro filhos homens, avó de dois netos e advogada, autora, e palestrante profissional.