Casais que são mais felizes tendem a engordar, de acordo com a ciência

Se o casal notar que estão engordando, os especialistas têm uma explicação. Isso aconteceu com você?

Adriana Acosta Bujan

Sem dúvida, uma das coisas que os casais mais gostam é comer juntos, já que a comida toma outro sabor; talvez seja pela agradável companhia ou porque seu parceiro elogia constantemente seu tempero, e, por lógica, isso lhe faz brilhar cada vez que cozinha algum prato.

Sem medo de errar, na vida de casados é comum que as mulheres busquem novas receitas ou vejam tutoriais de cozinha fácil e deliciosa, com a única finalidade de aprender e dar uma variedade diferente de alimentação ao casal ou à família.

Fazê-lo é válido; no entanto, quando se descuidam das calorias e se têm maus hábitos, é provável que os dois cheguem a aumentar de peso.

Por que o amor engorda

Desde o primeiro encontro amoroso, o homem costuma convidar a mulher para jantar, e assim conquistá-la. Quando já se adquire um compromisso formal, normalmente, as aventuras e encontros serão focados em comer juntos, já que será o momento ideal para compartilhar.

Depois vem o casamento, e é aí que os dois desfrutarão mais a comida do que qualquer outra coisa.

Advertisement

Um estudo da Universidade de Queensland afirma que as mulheres e os homens que vivem juntos tendem a ganhar peso. O estudo indicou que cerca de 9,2 kg foram aumentados ao longo de uma década.

As razões pelas quais isso acontece são muitas, como, por exemplo:

– Ganha-se peso porque os casais, para se adaptarem e se agradarem, costumam modificar seus hábitos alimentares; inclusive, cresce o desejo de preparar deliciosas refeições cada vez mais originais e novas para surpreender-se.

– Viver a dois implica ter mais oportunidades para comer, uma vez que ficam em casa e se concentram mais na comida. Você deseja passar mais tempo com seu par e param de fazer algumas das coisas que são importantes para ambos, como os exercícios.

O casal passa a ser uma prioridade; portanto, o estilo de vida muda radicalmente, abandonando as coisas que fazia quando se está solteiro. Por exemplo: eu gostava de sair para caminhar na praia antes de ir para o trabalho, agora que sou casada, já não saio para caminhar porque tenho outras responsabilidades a atender em meu lar.

Advertisement

– A maioria dos casais sente-se mais segura e com maior confiança no amor que existe entre eles; por isso tende a se descuidar, e não sente a necessidade de se manter em forma por estar em um compromisso já.

Então você sabe, casais felizes tendem a engordar; no entanto, apesar de parecer muito bom, aumentar muito de peso é prejudicial para a saúde. É por isso que devem ter cautela e se cuidar muito mais que antes.

Modificando os maus hábitos em casal

1 Descanso nutritivo

Sem dúvida, descansar com o parceiro é a melhor recompensa depois de ter tido um dia agitado, cheio de trabalho e responsabilidades. No entanto, esse momento único e especial, no qual eles decidem fazer uma pausa assistindo TV com um grande prato de batatas fritas e refrigerante, pode ser uma boa escolha, mas não a melhor.

Embora seja inevitável comer alguma junk food nesses momentos, deve-se modificar esse mau hábito alimentar, para melhorar a saúde. Por isso, convido-o a trocá-las por alimentos mais saudáveis, sem tanta gordura e sem muitas calorias. Você pode tentar comer fruta picada com pimenta e limão ou preparar um prato de carnes frias, uma ideia pode ser presunto de peito de peru e queijo frescal.

2 Movimentem-se a dois

O exercício não só serve para manter o corpo saudável e perder peso, mas também ajuda a sentir-se feliz, uma vez que o cérebro liberta hormônios como a serotonina, que é uma substância que influencia o estado de espírito, fazendo com que o corpo relaxe e se consiga conciliar o sono e, portanto, regula-se a ingestão de alimentos em excesso.

Advertisement

Outro hormônio liberado durante o exercício é a dopamina, este permite experimentar uma sensação agradável criando laços com o prazer. Melhorar os níveis de dopamina reduz a ingestão de doces.

Por isso, é fundamental ambos fazerem exercício e nem é preciso se matricular em uma academia, vocês podem sair a caminhar, andar de bicicleta ou correr pelo parque uns 30 minutos diários, isso já será suficiente. A ideia é mudar seus hábitos e que sua prioridade seja ter uma saúde melhor.

3 Descobrindo novas habilidades

Talvez você seja muito bom em fazer trabalhos manuais ou seu parceiro é excelente em consertar coisas. Para que ambos cuidem de sua saúde, é fundamental que se mantenham fazendo coisas que gostem e se apaixonem descobrindo novas habilidades. Além disso, isso irá fortalecer o seu vínculo afetivo, uma vez que os dois se vão envolver mais nas coisas que os tornam melhores.

4 Apoiar-se mutuamente

Muitas vezes, é difícil cuidar do peso e da saúde quando o casal não se interessa por essas coisas. No entanto, tem que haver apoio mútuo para alcançar objetivos. Por isso, é aconselhável conversar com o cônjuge sobre a importância de cuidar de alimentos, e assim ingerir alimentos mais saudáveis e nutritivos.

Comer é um prazer e mais ainda quando é com quem a gente ama. É recomendado fazê-lo de forma responsável e consciente, já que a saúde é a coisa mais importante a ser cuidada.

Advertisement

Estar em forma vai aumentar a sua autoestima, segurança e confiança. Faça isso por você e para apoiar o seu parceiro, uma vez que os maus hábitos infelizmente são aprendidos em casa, você tem a opção de continuar com esses quilos a mais ou melhorar em todos os aspectos, tanto emocionais quanto físicos.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Las parejas que son más felices tienden a engordar, según la ciencia

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.