Características do 8º mês de uma gravidez saudável

Conheça mais sobre o oitavo mês de gestação, já que agora está bem pertinho do tão esperado nascimento de seu filho.

Fernanda Ferraz

Mais um mês e chegamos lá. Ufa! Então mamãe, agora está bem pertinho. Todos os preparativos já estão organizados? Se não estiverem, é hora de correr, porque a cada dia a chegada do herdeiro e príncipe ou princesa fica mais próxima. Agora, o bebê está bem grandão e é muito fácil sentir os seus movimentos.

A chegada de um bebê em sua vida ilumina e traz todo um sentido novo e diferente. Como mãe, você irá descobrir sentimentos lindos e ter experiências incríveis. No oitavo mês, seu filho está quase pronto para vir ao mundo e trazer muitas felicidades para a família. Você sabe que jamais estará sozinha e terá um elo que deve ser inquebrável, sabe que aprenderão juntos e que seu papel é primordial na vida desse novo ser.

Vejamos, então, as características desse oitavo mês.

Desenvolvimento da criança

. No oitavo mês, quase todos os órgãos do bebê estão completos e funcionando. A região dos olhos já está, completamente, desenvolvida e madura. A íris dos olhos tem cor azulada. Nessa etapa da gestação, a criança já começa a se posicionar de cabeça para baixo, preparando-se para o nascimento que ocorrerá em breve. O córtex do cérebro já se desenvolveu. O bebê já pode sentir dor e sua sensibilidade gustativa tem sido ampliada para sentir os gostos doce e amargo.

Aspectos físicos do bebê

. O bebê medirá, aproximadamente, de 45 a 47 cm e no fim do oitavo mês poderá ultrapassar 2.5 Kg.

Advertisement

Mamãe

. A mamãe poderá começar a sentir as contrações (contrações de Braxton Hicks), que são pequenas e sem incômodo.

A barriga

. Não tem como comparar a sua barriga com as de outras gestantes, isso varia de mãe para mãe. O porte físico, largura, quadril, tamanho do bebê, tudo isso influencia, pois pode ser que sua barriga seja mais achatada, mais pontuda, mais volumosa ou menos volumosa, etc.

Dificuldades

. Você pode sentir dificuldades para respirar nesta fase, como o útero e bebê estão bem grandes, a grávida tende a sentir dificuldades mesmo. Evite fazer esforço físico, aproveite para dormir e descansar bem, já que em breve entrará em trabalho de parto. Para dormir melhor, você pode aumentar a parte superior da cabeça e tronco com o auxílio de travesseiros.

Preparativos

. Quando falamos em preparativos, muitos só pensam no enxoval e no quarto. Isso também é importante, mas é fundamental que saiba sobre as vacinas e cuidados com o recém-nascido, como higiene, amamentação, passeios e tudo o que envolve uma vida saudável para seu bebê. Aqui mesmo no site, temos muitos artigos que falam sobre esses assuntos.

Cuidados alimentares

. Não é porque a gravidez está saudável, que você vai exagerar e começar a fazer estripulias e comer de tudo. Não exagere! Evite alimentos carregados de açúcares e gordura, quando vier essa vontade de se esbaldar, coma frutas ou barrinhas de cereais. Converse com os seus médicos e veja o que ele recomenda, principalmente, porque daqui a pouco vão começará os inchaços das mãos, pernas e pés.

Advertisement

Continue a cuidar da sua saúde mamãe!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.