Características do 6º e 7º mês de uma gravidez saudável

As etapas da gestação têm progredido, algumas mamães acham que está demorando a chegar logo aos nove meses, outras nem tanto.

Fernanda Ferraz

As etapas da gestação têm progredido, algumas mamães acham que está demorando a chegar logo aos nove meses, outras nem tanto.

Engravidar e ter um filho, realmente, é um presente dos céus. A gravidez demonstra em si uma grande responsabilidade de criar e cuidar de um novo ser totalmente indefeso e dependente do amor da mãe. Isso indica uma aceleração na maturidade e um desprendimento dos desejos próprios, pois a mãe passa a se preocupar com o bem-estar de seu filho e o coloca em primeiro lugar, jamais em último.

Os primeiros meses, os mais difíceis, já passaram. Conhecendo o sexo do bebê, já dá para fazer muitos planos e imaginar como será a vida com o mais precioso membro da família, já dá para saber se vai jogar bola com o papai ou brincar de boneca com a mamãe, se vai haver tranças e enfeites de cabelo ou boné e carrinhos. E, imaginar tudo isso é outro fator importante no desenvolvimento do laço entre pais e filhos.

Vejamos as particularidades do sexto mês e do sétimo mês.

Sensações

.

Advertisement

Como já falei em alguns outros artigos, os sintomas podem variar de mulher para mulher, vou só recapitular os sintomas básicos e mais comuns desta fase, como:

Dores nas costas.

Irritabilidade.

Inchaço nos pés e nas pernas.

Aumento da pressão.

Advertisement

Aumento da apetite.

Aumento do cansaço.

Aumento dos seios.

Aumento dos movimentos do bebê.

Dor no corpo.

Advertisement

No sexto mês,

os sentidos do bebê como olfato, paladar, audição e visão se desenvolverão com mais intensidade. O bebezinho já percebe os ruídos externos, como sons de música, conversas, e os barulhos internos, como o som das batidas do coração da mãe e os sons do trabalho intestinal da mãezona.

Como a musculatura e tecidos da criança já estão mais enrijecidos, a mãe sentirá chutes, cotoveladas e socos com mais força. Isso é completamente normal e saudável, já que o bebê demonstra reações variadas aos diferentes estímulos.

Nesta idade, a criança começa a engordar e ganhar mais peso, iniciando o seu depósito de gordurinhas saudáveis.

O bebezinho terá,

aproximadamente, 33 cm e cerca de 700 gramas. Ele ficará, algumas vezes, em posição fetal, que é os joelhos dobrados no abdômen, com as mãos encostadas e dobradas no peito.

Sétimo mês

Enfim, o peso do seu filhote pode chegar ou ultrapassar 1,5kg e medir cerca de 40 cm. Nesta fase, o sistema nervoso e o cérebro ganham destaque, pois o desenvolvimento amplia-se em ritmo acelerado. Neste período, o bebezinho consegue fechar e abrir os olhos, seus pulmões estão se desenvolvendo e caso viesse a nascer neste período, teria grande probabilidade de sucesso, mesmo sendo prematuro.

Advertisement

Nesta mesma fase, ele sente a diferença do gosto doce e do amargoe pode responder a certos estímulos com o choro e com o sorriso. S im! Dentro da sua barriga mesmo! Esse artigo fala sobre uma nova tecnologia que consegue capturar imagens surpreendentes dentro da barriga da mãe. Estudos dizem que, “segundo as Imagens capturadas com uma nova tecnologia de ultra-som mostram que os bebês sorriem, choram e piscam dentro da barriga da mãe, antes mesmo de nascerem.”

O professor e obstetra britânico Stuart Campbell, da clínica médica privada Create para Reprodução e Tecnologia Avançada, conseguiu capturar as imagens usando um ultrassom 4D, tecnologia que começou a usar em 2001.

O ultrassom 4D, que produz imagens detalhadas em três dimensões exibidas em tempo real, mostrou que os bebês começam a fazer movimentos com os dedos com 15 semanas, a bocejar com 18 semanas e a piscar os olhos e chorar com 26 semanas de idade.

Segundo ele, pensava-se até agora que os bebês aprendiam a sorrir depois do nascimento, copiando suas mães. “A descoberta pode demonstrar a vida calma que o bebê leva na barriga da mãe e as relativamente traumáticas primeiras semanas após o nascimento, quando ele reage a um ambiente novo e estranho”. Os bebês, normalmente, não sorriem até a sexta semana de vida.

“Com o ultra-som 2D, você podia ver a rotação do globo ocular, mas agora, com o ultra-som 4D, fica claro que eles estão abrindo os olhos”, afirmou Campbell. Eles fazem movimentos de respiração dentro do útero, mas não existe ar lá. E eles também piscam, mesmo sem luz. Parece que eles estão se preparando para nascer.”

Advertisement

O sorriso, no entanto, pode não ser uma preparação para o nascimento, mas, segundo Campbell, um reflexo.“O que há por trás do sorriso, claro, não posso dizer. Mas o canto da boca sobe e as bochechas se destacam. Eu acho que isso pode ser uma indicação de contentamento em um ambiente livre de estresse”, afirmou o cientista.

Campbell afirma que o equipamento, que hoje em dia é utilizado por poucas clínicas privadas no Reino Unido, ajuda os médicos a detectarem anormalidades como fendas no palato, além de facilitar o diagnóstico de falhas no coração. Ele, também, pode ajudar em pesquisas sobre problemas genéticos, como a Síndrome de Down.

Então, mamãe, bom saber que seu filho reage dentro de você, não é? Por isso, um ambiente saudável e sem estresse é tão vital para a sua saúde e a saúde do seu bebê. Deixe ele rir à vontade dentro de você e sorria também, pois quando a mãe está feliz, o bebê pode sentir.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.