Cansada da desobediência do filho, essa mãe ensina uma lição sem igual que chocou milhares

Esta mãe deu uma lição drástica no filho para que ele aprendesse de uma vez por todas. Ele, com certeza, nunca mais vai esquecer!

Erika Otero Romero

Muitas mães têm que lidar todos os dias com o mau comportamento e a rebelião dos filhos adolescentes.

Para muitas, é difícil entender como ou por que esses filhos que, por 11 ou 12 anos, foram crianças dóceis, amáveis e gentis, e agora se tornaram jovens que não permitem que lhes digam para arrumar seus quartos antes de irem para a casa dos amigos, pois ficam enfurecidos e fazem drama. A reação de algumas mães é drástica, enquanto outras ficam desarmadas e sem saber como agir da melhor maneira em tal situação.

Uma história para aprender

Foi o caso de Heidi Johnson, história encontrada no site porquenosemeocurrio. Um dia, ela descobriu que seu filho de 13 anos estava mentindo, foi quando disse a si mesma que não podia permitir que esse comportamento criasse raiz, e pôs um plano em ação.

Aaron é o nome do filho de Heidi. Recentemente, ele começou a enviar vídeos para a plataforma do YouTube e, portanto, estava ganhando dinheiro com seu hobby.

Foi assim que, certo dia, ela perguntou a Aaron se ele havia feito sua lição de casa e, sem hesitar, disse que sim. Heidi sabia que não era verdade e o repreendeu por isso. A resposta do garoto foi algo como: “eu tenho coisas mais importantes para fazer”.

Advertisement

Claro que as coisas não iriam ficar assim, então ela decidiu dar um castigo exemplar no filho. Ela escreveu uma carta para ele explicando que, como ele já se sentia adulto por ganhar seu próprio dinheiro, teria que pagar por todas as comodidades que ela estava lhe proporcionando.

Assim, a lista de preços era a seguinte (em dólares):

Aluguel: $ 430

Energia elétrica: $ 116

Internet: $ 21

Advertisement

Comida: $ 150

Além disso, ale adicionou uma série de responsabilidades que ele tinha que cumprir, como:

  • Tirar o lixo e passar o aspirador.
  • Limpar seu banheiro toda semana.
  • Preparar sua própria comida e limpar a cozinha quando terminasse – o aviso dizia que se ele não fizesse isso, pagaria um dinheiro extra por esses serviços.

E finalizou, oferecendo a ele uma mudança de atitude, desta maneira: “Se você decidir que prefere ser meu filho novamente, em vez de meu inquilino, podemos renegociar esses termos”.

Mas Heidi não parou por aí, ela tirou uma foto da carta para o filho e postou nas redes sociais.

Seus seguidores não ficaram em silêncio, começaram a emitir diferentes opiniões. Àqueles que a acusaram de estar exagerando, ela deu uma resposta bem apropriada:

Advertisement

“Não sou nenhuma ditadora ou abusiva, que tenta controlar o filho. Sou apenas uma mãe que tem todo o direito do mundo de estabelecer regras e estabelecer consequências para suas ações.”

E o ultimato de Heidi funcionou! Como resultado, ela e o filho chegaram a uma série de acordos de deveres e responsabilidades, e tudo está indo bem desde então.

Se você estiver em uma situação semelhante, o site psicologia e mente oferece algumas dicas para ajudar os pais que têm problemas com filhos adolescentes:

1. Não ache que seu filho cometerá os mesmos erros que você

Ele poderá errar, mas serão erros que o ajudarão a amadurecer e crescer. Proteger o filho a ponto de saturá-lo com suas próprias experiências só irá atormentá-lo.

Você deve aprender que muitas pessoas não aprendem com as experiências dos outros; para elas, é necessário cair e levantar-se. Como mãe ou pai, você deve fazer é apoiá-lo, ouvi-lo, aconselhá-lo e tentar corrigir seu caminho a tempo.

Advertisement

2. Não faça comparações

É um dos erros mais comuns. Por mais que sejam irmãos, um jovem é diferente do outro e suas experiências, atitudes, aptidões e ações serão muito diferentes. Respeite-o e deixe-o se desenvolver.

3. Deixe-o ter uma vida social

Se você o ensinou, desde pequeno, a se comportar na frente dos amigos e familiares, não há razão para temer um mau comportamento. E se algo assim acontecer, chame-o para um canto para conversar, e jamais o ridicularize na frente dos outros, isso não seria facilmente perdoado.

4. Não o force a “tornar seus sonhos realidade”

Você teve a chance de alcançar seus próprios objetivos. Então, deixe seu filho seguir o caminho dele. Seu dever é lhe oferecer as oportunidades que você não teve – talvez por falta de dinheiro – e deixá-lo alcançar seus próprios objetivos. Claro que você não deve deixar ser “pega para banco”, ele precisa ter certeza do que quer. Estabeleça limites.

5. Procure se comunicar de forma clara e direta

Por mais que ele não goste, terá de ouvi-la e você deve se fazer ouvir. Tal como Heide, não deixe suas emoções interferirem no momento de lhe dar um ultimato.

Há momentos de agir e outros de observar, e você deve aprender a distinguir um do outro. Seu filho deve estar ciente de que esse é o papel dele, e o seu é ser pai ou mãe, estabelecer regras e fazer com que sejam cumpridas, senão, haverá consequências.

Advertisement

Não tenha medo de ser drástica ou do que vão dizer. Você quer que seus filhos se tornem pessoas boas e, às vezes, isso requer pulso firme e amor.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cansada de la desobediencia de su hijo, esta madre le da una lección sin igual que dejó impactado a miles

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.