Boa postura: O que isso muda na sua saúde?

Manter uma postura adequada lhe proporciona ausência de dores, melhor autoestima e mais saúde.


Renata Finholdt

Quem nunca sentiu dores nas costas não sabe o quão incômodo elas podem ser. A dor física que limita movimentos e prejudica o dia de qualquer pessoa também acaba com o bom humor.

Muitas pessoas, por conta de uma má postura durante toda a vida, acabam por desenvolverem problemas na coluna vertebral e precisam de tratamento médico para conseguirem viver livres deste sofrimento.

Uma postura adequada é fundamental para manter a boa saúde e ausência de dor.

Circulação sanguínea

Algumas posturas erradas fazem com que as veias fiquem “amassadas” impedindo a circulação de sangue da forma adequada e causando em alguns casos uma sensação de dormência nas extremidades.

Funcionamento dos órgãos

Veja só, a má postura também interfere no funcionamento correto dos órgãos gerando uma série de problemas.

Pessoas com desvios na coluna vertebral, por exemplo, respiram menos, não enchem completamente os pulmões, porque estes têm menos espaço entre as costelas. A consequência disso? Um sangue menos oxigenado circula pelo restante dos órgãos, e com o passar do tempo a imunidade tende a baixar, devido a deficiência de oxigênio, e a partir de então existe maior probabilidade de adoecer.

Tudo isso por causa da má postura!

Advertisement

Em contrapartida, uma boa postura alivia as tensões que podem sobrecarregar a coluna vertebral, além da ausência das terríveis dores, seu corpo terá mais disposição para o dia a dia.

Para cuidar melhor de sua postura, passe a observar melhor a maneira com que anda, senta ou faz qualquer movimento. O ideal é que nenhuma parte do corpo fique sobrecarregada.

Os exercícios físicos são muito recomendados para que a musculatura seja fortalecida e assim a postura permaneça adequada.

Outro fator importante é o cuidado com a posição que você dorme e também a qualidade de seu colchão e travesseiros. Eles contribuem, e muito, para que você tenha uma postura correta, evitando assim acordar com aquelas indesejáveis dores pelo corpo.

Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas e outro alinhando sua cabeça é uma das formas de manter uma boa postura ao dormir.

Se você anda com dores pelo corpo, tensão nas costas e pescoço pode ser um sinal de que precisa dar mais atenção a sua postura corporal. Observe-se no espelho, analise a forma como senta, caminha e trabalha e se sentir que está longe de ser o adequado busque auxílio de um profissional da saúde.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.