Atravessando os problemas com fé e confiança em nossa capacidade de tudo suportar

Sua confiança em Deus vai lhe mostrar que você conseguirá superar todas as dificuldades que surgirem, se crerdes e agirdes de forma positiva e elevada!

Fernanda Ferraz

Quantas vezes você já se sentiu aflito e incapacitado pelas adversidades de sua vida e de seu dia a dia?

Quantas vezes você já parou para pensar quem poderia lhe socorrer diante de situações tão difíceis? Muitas vezes na vida, encontramo-nos no chão, nas sombras, exaustos e desanimados, assim como aquele homem que estava enfermo há 38 anos e aguardava por um milagre no tanque de Betesda. (João 5)

Quantas enfermidades emocionais, físicas uma pessoa pode ter? Cada pessoa nesta terra tem seus próprios desafios, e é preciso muita fé para vencê-los e ter esperança de que um dia seremos curados dessas dores!

O Salvador disse àquele homem, assim como diz a nós:

“Queres ficar são? Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

Advertisement

Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava.”(João 5:8–9)

Parados é que não podemos ficar!

Não podemos achar que as coisas irão se resolver sozinhas! Precisamos ter a determinação de mudar nossa própria história, com confiança e fé em Cristo e agir, é claro, para que nossas forças sejam capazes de superar nossos próprios medos e torturas.

Não se deixar abater

Haverá muitos momentos difíceis e decisórios em nossas vidas. Se nos submetermos à fraqueza e ao medo, não nos alegraremos no amanhã vindouro. Não podemos de maneira alguma nos deixar abater, temos de ser mais fortes que nossos “monstros”, temos que vencê-los com coragem, determinação e garra, temos que superar nossas próprias fraquezas e temores, agir com mais bravura em fazer o que é correto e acreditar, não porque uma outra pessoa disse, mas porque Deus disse que:

Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

Com esperança

É com isto que conseguimos suportar as tribulações da vida: com esperança fervorosa de que amanhã será um dia melhor, de que amanhã o fardo se tornará mais leve e menos amargoso.

Advertisement

Se não tivermos esperança, então já estamos no fundo do poço e precisamos ainda mais de resgate. Porém, esse resgate só acontecerá se permitirmos que o Senhor entre em nosso coração, e tenhamos os olhos abertos na Luz de Cristo!

Essa luz não se apaga, está à vista de todos os que desejarem ver e sentir, pois o Senhor disse: “[…] Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. (João 6:35)

Esse é um alimento espiritual, que nos conforta, ajuda, apoia e nos faz ver as soluções diante aos problemas! Com Cristo, podemos suportar as maiores dores já sentidas, assim como uma mãe sente dores insuportáveis para ter seu filho de parto natural, em que as contrações parecem lhe dilacerar por inteira, fazendo estremecer de dor e desejar não ter de passar por aquilo. Mas logo que a criança nasce, tão grande é o nosso amor e contentamento que toda aquela angústia, ansiedade e dor sem fim terminam com o lindo choro de alegria, de uma nova vida! Assim são as provas, quando temos o Senhor ao lado, parecem-nos difíceis e intermináveis, mas logo o Senhor nos abraça, abranda o mar e traz bonança sem fim! Eu ouvi uma frase do filme “O outro lado do céu”que me tocou, e muitas vezes me recordo dela, diz assim:

Às vezes, Deus acalma a tempestade.

Às vezes, Deus acalma o marinheiro.

Advertisement

Outras vezes, Deus nos ensina a nadar”.

E é exatamente isso que acontece, quando confiamos no Pai Celestial e entregamos nossa vida e salvação em Suas mãos! Ainda que as tormentas apareçam e nos lancem nas covas dos leões, precisamos ter a firmeza de continuarmos de pé e prosseguir confiantes de que TUDO o que fazemos seja a vontade do grande Mestre.

O Senhor disse que não nos abandonaria, então é preciso que confiemos Nele e prossigamos como Seus verdadeiros discípulos.

“(…) não te deixarei nem te desampararei”.(Josué 1:5)

Os problemas nos dizem que podemos suportá-los se mantivermos os olhos fitos na Glória do Senhor, e isso é verdade! Quando nossa confiança excede nossos temores, todas as barreiras erguidas contra nós vêm abaixo e somos mais do que vencedores, porque confiamos que nossa alegria será plena e nos regozijaremos por termos sido fiéis aos mandamentos do Pai Celestial.

Advertisement

Rocha ou areia?

Em que tipo de solo estamos cultivando nossa fé? Estamos prontos a fazer tudo o que o Senhor irá requerer de nós? Às vezes, achamos que não, mas no fundo no fundo, percebemos que estamos aqui para passarmos por esses testes e sermos merecedores da coroa que iremos ter um dia, se seguirmos fielmente, sem desistir. Desistir é muito fácil, mas nunca é bom, quando se trata das coisas do Senhor!

Mesmo em meio à tempestade, precisamos continuar de PÉ! Somos mais fortes do que imaginamos e muito preciosos à vista do Senhor. Ele sabe que temos verdadeiro potencial para superar e vencer, e por isso confia que podemos fazer a diferença e tomarmos rumos diferentes, caminhos que sejam pontes para a felicidade eterna, e não só uma escadinha feita de papel que a qualquer momento poderá se desintegrar até mesmo com o peso de nosso corpo.

“A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles.”(Albert Einstein)

Vocês já pararam para perceber que de todos os membros e partes do corpo que possuímos, nossas costas é a parte mais larga? Por que será? Imaginaram? É simples, são largas porque representam que podemos suportar nossas próprias cargas, nossa própria cruz, e no fim sermos imensamente felizes por termos suportado bem!

Para finalizar, quero que reflitam nesta citação:

Advertisement

__”(…) lembrem-se do próprio exemplo angustiante do Salvador: se a taça não passar, beba-a e seja forte, confiando que dias melhores virão”. (Jeffrey R. Holland)

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.