As melhores 21 dicas que salvarão seu casamento para sempre

Pensei que para um casamento bem sucedido só precisávamos nos amar. Estava errada.

Fernanda Gonzales Casafús

O amor de um casal é algo maravilhoso quando olhamos para trás e vemos tudo o que construímos. Ao longo desses anos, com o meu marido, fomos aprendendo muito sobre a nossa relação, e muitos desses conselhos são aqueles que eu uso diariamente para manter o nosso parceiro forte, apesar das adversidades.

“Tem que passar muita água debaixo da ponte”, diz o ditado popular. Já faz muito tempo que éramos crianças apaixonadas e sonhávamos em ter uma família. É por isso que hoje podemos dizer que continuamos lutando, dia a dia, para salvar o casamento quando muitas vezes tudo parece cair.

Sua felicidade, minha felicidade

Os especialistas consideram que a ciência de um casamento feliz tem muito a ver com a satisfação que nos dá ver feliz o nosso companheiro de vida. Ou seja, quanto mais emoções positivas demonstrar nosso cônjuge, maior prazer produz em nós.

Isto leva-nos a pensar que temos de mostrar mais pontos positivos, pois, assim, estaremos abrindo a porta para uma relação mais duradoura. Quando nos mostramos alegres e amáveis, em vez de zangados e grosseiros, nosso cônjuge se sentirá mais feliz, e isso retroalimentará a união. Vale a pena fazer o esforço.

Uma profunda amizade

John Gottman, psicólogo, especialista em relações de casal, explica que um casamento duradouro e bem-sucedido tem muito a ver com uma profunda amizade. Ou seja, com o respeito mútuo, e um conhecimento profundo da personalidade e os gostos do outro.

Advertisement

Para os especialistas, os casais que são “amigos” têm mais chances de tentar reparar a relação quando uma disputa os põe em xeque. Portanto, devemos alimentar essa amizade, para que aquela pessoa que elegemos como companheiro de vida, se torne também nosso melhor amigo.

As 21 dicas que alimentam meu casamento

Não sou nenhuma guru do amor. Mas quando muitas pessoas me perguntam como sobrevivemos depois de 21 anos em um casamento ininterrupto, sendo que ele foi meu primeiro grande amor, a primeira palavra que vem à minha mente é paciência.

Não há nada que desenvolva mais a paciência que um casamento de longa data. Embora haja dias em que acho que vou perdê-la completamente, eu respiro e recomeço do zero.

Vivo o presente, rogando a Deus que nos dê as forças necessárias para que este matrimônio se fortaleça com o passar dos anos, porque assim foi nosso sonho inicial. Enquanto isso, eu uso alguns conselhos que me acompanham para não desistir desta maravilhosa carreira que é o casamento.

Estes são os 21 conselhos que alimentam o meu casamento, depois de 21 anos de amor.

Advertisement

1 Se dói, não é amor.

2 Se mentirem um ao outro, não é amor.

3 A humildade e o perdão andam de mãos dadas com um casal bem-sucedido.

4 Não procure a sua metade da laranja, procure alguém que lhe queira inteira e completa.

5 A paciência é o segredo mais poderoso em uma relação duradoura.

6 Usem orgulhosos sua aliança de casamento.

7 Os filhos devem chegar quando o casal está fortalecido, e não como uma tentativa desesperada de prolongar a união.

8 Se ambos se insultarem ou denegrirem no início da relação, será muito difícil que a união seja sã, limpa e duradoura.

9 Antes de considerar o divórcio, esgotar todas as possibilidades.

10 Se ainda considerarem o divórcio, tomem um tempo antes de tomar qualquer decisão.

11 Orar juntos é um dos atos mais belos que fortalecerão o casal a qualquer momento da vida.

12 Tenham-se um ao outro como prioridade, mesmo antes de seus filhos.

13 Sair uma vez por semana a sós, sem os filhos, reforça a parceira ou a faz renascer.

14 Rodeiem-se de pessoas que fortaleçam a sua união.

15 Afastem-se dos falsos amigos que os encorajam a falar mal do cônjuge e não ajudam sua relação.

16 Busquem uma atividade que os faça rir e se divertir; um filme, algum esporte juntos, saiam para correr.

17 Não procure ganhar e nem perder uma discussão. Vocês são uma equipe. Ou ambos ganham, ou ambos perdem.

18 Num matrimônio dê tudo de si e não só a metade. Por isso, não se trata de dar 50 e 50, mas de cada um dar 100 por cento.

19 Não deixem de dar importância à questão física; a intimidade, os abraços, os beijos e os gestos de amor estão sempre presentes num casamento bem sucedido.

20 Que as críticas sejam construtivas e motivadoras; animem-se um ao outro em vez de se destruírem com críticas negativas.

21 Quando tudo parecer ruir, recordem juntos o que foi que os uniu.

Em uma sociedade onde o matrimônio é desvalorizado, é necessário continuar apostando nesta união sagrada onde duas almas se escolhem para sempre. Não tenha medo de continuar tentando. Não fuja para o fácil e continue lutando por seu casamento.

A vida a dois é maravilhosa quando ambos se respeitam, se ajudam e se motivam a serem melhores pessoas. Mas sobretudo quando um ajuda a levantar aquele que caiu.

Alimentem diariamente esse amor. A paciência, a empatia e o respeito são ferramentas valiosas em um casal. De resto, deixem-se levar pelo amor!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Los mejores 21 consejos que salvarán tu pareja para siempre

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.