As 10 melhores dicas de casamento que já recebi

Paul Friedman, fundador da Marriage Foundation, oferece suas 10 dicas favoritas de casamento. Essas dicas não são apenas fáceis de serem as favoritas de alguém, mas são também fáceis de lembrar.

Paul Friedman

Dicas de casamento vêm em todas as formas e tamanhos, desde as desesperadamente necessárias até as não solicitadas. Muitas vezes sabemos o que devemos fazer, mas preferimos fazer o que “queremos” fazer. Em outras palavras, nos guiamos por nossa raiva, estímulo ou falso orgulho. Ou podemos agir da forma que sabemos que não vai trazer um bom resultado, mas agimos assim mesmo. É muito como ligar a TV porque o Wi-Fi não está funcionando. Realmente? Será que isso funciona? É sempre melhor descobrir as coisas antes de reagir.

As três primeiras das melhores 10 dicas de casamento que já recebi começam com uma técnica especial que eu inventei para os nossos clientes e alunos: Técnica P.A.S.:

1. O P é para PARAR

Assim que as coisas começam a ir em direção a um buraco de rato, em sua cabeça, ou em uma discussão – PARE! E, por falar nisso, sim, você pode! É a sua mente, e você pode fazer com ela o que você escolher. Então, pare.

2. O A é para AVALIAR

Depois de ter parado, você tem a chance de se perguntar o que realmente está acontecendo, e o que você fez para ir à direção errada? Depois de ter uma pequena ideia objetiva e inteligente de onde as coisas estão nesse momento você pode ir para a terceira dica.

3. O S é para SABEDORIA

Você age com sabedoria. O que é sabedoria? A sabedoria é encontrada em seu coração, e quando você está calmo é encontrado em sua consciência intuitiva. Nós nunca entramos em apuros quando ouvimos nossa consciência, porque é a voz real (um sussurro para a maioria de nós) de Deus. E Ele quer seriamente que você seja feliz.

Advertisement

4. Não tenha expectativas

Eu amo esta dica porque é muito difícil, e eu gosto de um desafio. Mas também é extremamente útil, que é outra razão pela qual eu gosto. Ah! Eu posso ouvir o “sim, mas…” voando como um bando de pássaros. Mas, vejam, as nossas expectativas estão sempre enraizadas no que nós queremos, e não naquilo que o nosso cônjuge quer. As expectativas são baseadas em egoísmo, não em amor. Assim, embora possa haver expectativas razoáveis em qualquer relacionamento, são as bases egoístas das expectativas que nos deixam em apuros, concentrando-nos em nossos caprichos pessoais em vez de expressões de amor incondicional.

5. Lembre-se de como você via o seu cônjuge quando estavam namorando

Será que isso precisa de comentário? Quando você estava namorando você via seu pré-cônjuge através dos olhos do amor e gratidão. Por que não mantê-los? Ele ainda é o melhor cônjuge do mundo, ah sim, ele é!

As próximas quatro dicas são do tipo “Não farás no casamento…” Nem todas elas, mas as grandes.

6. Nunca se queixem

Reclamar diminui você e aumenta a reclamação. Desnecessário explicar.

7. Nunca critique

Não existe tal coisa como uma crítica construtiva, não importa o que as pessoas que gostam de reclamar digam. Reclamações não enaltecem, não é? Eu quero que minha mulher me ame e não ligue se eu reclamar de algo que é, provavelmente, culpa minha.

Advertisement

8. Nunca insultar

Oh, meu Deus! Sério? Pessoas insultam aqueles a quem prometeram amar, honrar e amar? Eu nunca iria insultar a minha esposa. Eu a amo. E quando ela desliza e me insulta, eu sei que ela está tendo um dia muito difícil. Eu não faço o mesmo de volta.

9. Nunca zombar

(Suspiro) TV e filmes fazem você pensar que o sarcasmo e zombaria são engraçados e tornam as brincadeiras interessantes. NÃO! O outro fica magoado e pode reagir positivamente por causa da expectativa social. Mas, ainda se sentir ferido.

10. Mantenha seu casamento privado

Não compartilhe com amigos, família, pregadores ou terapeutas. Os detalhes de suas interações não são destinados ao compartilhamento.

Você vive em um espaço sagrado do matrimônio onde vocês dois, e mais ninguém, podem construir o seu relacionamento amoroso. Essas 10 dicas valorosas podem ajudá-los ao longo do caminho.

_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original Top 10 best marriage tips I ever received.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...