Arrisque-se a viver com intensidade e realizar seus sonhos, ninguém fará isso por você

Não tenha medo de viver cada dia como se fosse o último. No final das contas, ninguém além de você tem força para conquistar seus objetivos. E as coisas não caem do céu.

Erika Otero Romero

Viver é um desafio constante. Não creio que haja uma única pessoa no mundo – por mais abençoada que seja – que possa dizer que sua vida foi e é fácil.

Para ser sincera, muitas vezes acordo sem querer sair da cama. Quando isso acontece, fico um pouco mais na cama e tento não pensar em nada. Pouco a pouco, abro os olhos e me estico o máximo que posso. Sinto meus cachorros vindo me cumprimentar, e então sinto vontade de me levantar. 

Quando finalmente me levanto, sento-me um pouco na beira da cama e sorrio; sim, eu sei que parece estranho, mas o sorriso é direcionado a mim como um carregador de energia positiva que me enche de força para começar. A partir daí, começo minha rotina diária, que é só isso: uma rotina.

A mudança que faço todos os dias é buscar algo que me motive a continuar. Pode andar de mãos dadas com a descoberta de novos interesses, um novo livro para ler ou uma nova informação que me fornece conhecimentos que não possuo. 

Sei que minha vida não é cheia de ação, e para quem é mais jovem, é “chata”, e sim, devo admitir que às vezes acho muito tediosa, mas ninguém pode me julgar sem ter estado no meu lugar.

Advertisement

Cada um vive como quer. Faço do meu jeito, sem pressa, porque gosto de andar devagar, observar e aprender. Por outro lado, há quem adore viver com a adrenalina a mil, e não há nada de errado nisso. Essas pessoas adoram correr riscos e viver com paixão; admiro muito quem escolhe viver assim.

Sair da zona de conforto para realizar seus sonhos pode ser assustador

O espaço-tempo em que nos sentimos seguros e confortáveis é conhecido como zona de conforto. Qualquer coisa que signifique fazer algo diferente e correr riscos de alguma forma pode colocar uma pessoa em estado de angústia.

Vou citar um exemplo da vida real: minha melhor amiga adora ter amigos e odeia ficar sozinha. Essa talvez seja a maior razão pela qual ela assume riscos que eu realmente não conseguiria correr. Há alguns meses, ela criou um perfil em um site de relacionamentos e namora pessoas que não conhece!

Quando ela me contou sobre isso, eu surtei. Meu primeiro comentário foi: “Você não está com medo?”, sua resposta me fez estremecer, “O que eu tenho a perder?”. Sim, enquanto ela pensa em fazer amigos, eu penso em um estranho colocando algo na sua bebida e deixando-a atirada em um parque. Sei que parece trágico, mas… o que posso fazer?

Se me perguntar se ela consegue fazer amigos nesse app, vou-lhe dizer que sim, e ela também conseguiu tirar da cabeça muitas coisas negativas que a deixavam muito infeliz. Estou muito feliz por ela e adoro ouvi-la contar todas as suas histórias.

Advertisement

O interessante dessa história é que minha amiga saiu da zona de conforto. Além disso, percebeu, ao correr esse risco, que era uma pessoa sociável e atraente, o que a deixou mais autoconfiante.

Seguir sonhos refere-se a sair da zona de conforto e arriscar o desconhecido. As coisas podem ou não acontecer como você deseja. Na verdade, você não saberá se não correr riscos.

Quando você muda, você muda o mundo

Quem disse que “papagaio velho não aprende a falar ” não sabia o que estava dizendo. Todas as pessoas podem aprender e mudar para melhor ou para pior. O que quer que você queira aprender, você pode fazê-lo em qualquer idade. 

Talvez quando se é mais jovem seja muito mais fácil aprender, por exemplo, a andar de moto ou um novo idioma. A verdade é que, se quisermos, podemos fazer tudo o que sonhamos.

O interessante de tudo isso é que no exato momento em que você decide aprender algo, existem muitas oportunidades que você encontrará ao seu redor.

Advertisement

No meu caso, quando decidi que escrever era o que eu queria fazer, surgiu uma oportunidade do nada. Não é que durante toda a minha vida eu não soubesse o que queria fazer, é que eu tinha muito medo por causa de tudo que me contavam sobre isso; no entanto, quando escolhi seguir minha própria intuição, as coisas aconteceram por conta própria.

Aprendi experimentalmente o que tinha que fazer, aprendi outras coisas lendo e outras errando, mas não há outra forma de aprender e descobrir o que se quer alcançar. O maravilhoso de tudo isso é que, quando você finalmente decide seguir seus sonhos e viver intensamente, o que quer que surja em seu caminho é lucro.

Cerque-se de pessoas positivas, elas serão uma luz na escuridão

Não sei por que isso acontece, mas sempre que uma pessoa quer realizar seus sonhos e perdeu o medo de arriscar, sempre há quem diga que isso não é possível.

A melhor maneira de silenciar essas vozes de medo ou inveja é se afastando delas. Esse tipo de pessoa, pela minha experiência, ou tem muito medo e não quer que você se arrisque, ou está do outro lado da estrada esperando que você não consiga seguir seus sonhos.

Em vez disso, cerque-se o máximo possível de pessoas que o encorajam, que acreditam em você e o incentivam a seguir em frente, em vez de estagnar com medo e pessimismo.

Advertisement

Você notará no mesmo instante que elas começarem a apoiá-lo que você tem toda a força para assumir o risco e, então, não haverá ninguém para impedir seu caminho.

Agora, se você só encontrar pessimismo à sua volta, arrisque; como disse minha amiga, o que você tem a perder? Se as coisas não derem certo na primeira tentativa, tente novamente, prepare-se mais e continue tentando. 

Aqueles que estão no topo não conseguiram na primeira tentativa. Esforço é a única coisa que distingue alguém que atinge seus objetivos daquele que não o faz.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que você veio a este mundo para ser feliz; esforce-se e lute. Viva com intensidade e deixe o resto para lá. Lembre-se: você dá o seu melhor, e Deus fará o resto.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Arriésgate a vivir con intensidad y logra tus sueños, nadie lo hará por ti

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.