Apenas uma hora por semana resulta na recompensa de uma vida

Num mundo de valores inconstantes e atitudes hedonistas, manter uma noite familiar semanal pode deixar um legado de valor permanente para nossos filhos.

Megan Gladwell

Vamos ser sinceros, às vezes, nós pais preferimos fazer outras coisas em vez de realizar noites familiares regulares. Ou então incentivamos nossos filhos a fazerem a reunião familiar enquanto tiramos uma soneca. Mas, somos pais responsáveis, amamos nossos filhos e queremos fazer o melhor que pudermos por eles. Assim, vamos manter uma noite familiar semanal bem como nossa ativa participação nela.

Tradições proporcionam às crianças uma medida a mais de segurança. Elas também gostam de constância. A noite familiar é uma tradição ideal para isso e uma vez estabelecida, manter é mais fácil do que parece. Cada reunião pode durar 15 minutos ou duas horas, dependendo da disponibilidade de sua família.

Reserve uma noite por semana. Em nossa casa é no domingo ou na segunda-feira, dependendo da agenda dos membros da família. Isto é o que chamamos de “Noite Familiar”, e muitas vezes passamos o tempo conversando sobre um tema religioso ou espiritual.

Onde seus filhos aprenderão moral, conduta e outros ensinamentos importantes, senão no lar? Ou, se vocês não estiverem a fim de uma aula é só ir juntos jogar boliche!

A noite familiar semanal é uma excelente ideia por muitas razões. É um momento para:

Advertisement

1. Organizar-se

Noite familiar é um bom momento para reunirem-se e atualizar o calendário ou planejar as atividades da próxima semana. Se você tiver várias crianças com agendas lotadas no topo da sua agenda também lotada use esse tempo para planejar e compartilhar passeios, inteirar-se dos prazos de tarefas escolares, dos jogos de futebol etc.

2. Administrar os assuntos da família

Use esse tempo para discutir as preocupações familiares. Relembrar seus filhos de cumprir seus deveres, como, por exemplo, lavar seus próprios pratos. Deixá-los expressar suas queixas e dar sugestões também. Planejar as próximas férias em família, rever as consequências da quebra de regras e distribuir a mesada das crianças, se elas tiverem uma.

3. Dar às crianças uma tarefa

Talvez a sua noite familiar possa incluir uma breve lição ou ensino, a oração familiar, uma atividade ou jogo divertido e um lanche. Distribua as responsabilidades ou atribuições de cada tarefa entre os membros da família. Isso permite que cada um seja responsável e participe. Mesmo as crianças mais novas podem receber designações.

4. Trabalhar ou se divertir

As crianças ficam felizes quando seus pais brincam com elas. E interagir com elas dá bom exemplo e as ajuda a aprenderem uma habilidade. Dependendo do seu tempo disponível, jogue com elas um jogo de tabuleiro, pratiquem esporte no parque, leia uma história, andem de patins. Busque algo que possam fazer como prestar serviço a um vizinho ou amigo em necessidade, escrever cartas para alguém que está distante de casa, sair para tomar um sorvete, lavar o carro, construir uma peça de mobiliário, ou fazer um bolo.

5. Não esquecer do lanche ou guloseima!

Para muitos membros da família é a parte mais importante da noite familiar. Nunca, jamais, esqueça essa parte.

Advertisement

Para as crianças, o amor é medido pelo tempo. As memórias que guardarão serão dos momentos que passamos com eles mais do que os novos brinquedos e itens materiais que lhes damos. Para a maioria das famílias, a vida se torna cada vez mais complicada, pois os filhos crescem e ficam imersos em suas próprias atividades e amigos. Manter uma noite familiar semanal irá fortalecer seus filhos emocionalmente. Sua família se comunicará melhor. E você sempre pode escapar para fazer um monte de outras coisas ou tirar uma soneca outra hora.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Just an hour a week results in the payoff of a lifetime – The importance of a weekly family night.

Toma un momento para compartir ...

Megan Gladwell

Megan Gladwell, a freelance writer and sometimes teacher, lives in beautiful Northern California with her husband and four children.