Amor incondicional: Nosso exemplo maior

Existe um best-seller que fala de um exemplo genuíno de amor incondicional, um exemplo que nos ajuda a amar e a servir ao próximo. Aprenda aqui qual é.

Francione Sousa

Com a profissão de escritora, vejo a possibilidade e a responsabilidade de dar o meu melhor em cada texto que escrevo. Hoje, neste artigo, faço o convite de aprenderem com o exemplo de Jesus Cristo. Esse convite é estendido a todos que o leem, sejam os que professam fé no Salvador, sejam os que lêem diversos livros de autoajuda e que não professam fé, não O conhecem, não têm qualquer sentimento que seja por Ele. O convite é que leiam a Bíblia, que é um best-seller também. E nela, encontrem a história desse personagem que diz em forma de parábolas ser o Bom Pastor, o verdadeiro pastor que cuida de suas ovelhas com um amor incondicional. Convido-os agora a aprenderem com Ele, como se Ele fosse o personagem principal de um grande best-seller, sobre esse amor incondicional.

Amor incondicional

Vamos entender um pouco mais sobre o que é o amor incondicional. De acordo com o minidicionário Larousse, a palavra amor é de origem latina, é um sentimento que predispõe as pessoas a desejarem o bem de outrem. De acordo com o mesmo dicionário, vemos que a palavra incondicional é um adjetivo que não admite ou não supõe condição, não espera nada em troca. Levando em consideração o significado dessas duas palavras acima relacionadas, concluímos que amor incondicional é o amor que predispõe as pessoas a desejarem o bem, é o amor abnegado, que não espera nada em troca, tornando-se genuíno e altruísta.

Alguns de meus amigos nas redes sociais comparam esse amor ao amor de mãe: amar para melhorar a vida de outro; amar com o coração e a inteligência própria e em silêncio. E o compararam ao exemplo de Deus e seu filho Jesus Cristo. O Pai por entregar o seu filho por amor à humanidade, para demonstrar que amava a todos de modo incondicional. O filho, Jesus Cristo, demonstra esse mesmo amor, aceitando a vontade do Pai incondicionalmente, demonstrando assim amor por todos e sendo amigo de todos. “Ninguém tem maior amor do que este; de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13)

Exemplo de Jesus Cristo

O que Jesus Cristo, esse personagem bíblico, nos convida a aceitar é exatamente esse tipo de amor. Ele deseja que nós, genuinamente, aceitemos e sejamos cheios desse amor uns pelos outros, de modo a sermos amigos genuínos, preocupando-nos um com o outro, amando e escutando. Mas Ele não convida sem antes servir de exemplo. O que vamos encontrar ao ler a bíblia (um best-seller) é que Ele andou fazendo o bem, Ele curou enfermos, chorou com os que choram, consolou os que precisavam de consolo e continuamente expressava Seu amor com palavras dizendo:“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas”. (João 10:14-15)

E você? Que tipo de pastor você está sendo para seu próximo, familiares e amigos? Se somos membros de qualquer entidade religiosa, ou não, independente do que somos, o mais importante e o que devemos fazer não é cuidar um do outro? Cuidemos dos nossos, daqueles que estão ao nosso redor, que fazem parte de nosso caminho.

Advertisement

Fazer nossa parte amando incondicionalmente

Thomas S. Monson, um mestre religioso, expressa suas palavras deste modo: “Ao cumprir nossas responsabilidades de ensino familiar, seria sábio conhecermos e compreendermos os desafios dos membros de cada família, para que possamos ser eficazes no ensino e na prestação de serviço necessário.”

Podemos nos aproximar das pessoas, conhecê-las sem segundas intenções, sem desejar nada em troca.

“Há vidas a serem iluminadas. Há corações a serem tocados. Há almas a serem salvas. Temos o sagrado privilégio de iluminar, de tocar e de salvar aquelas preciosas almas que foram colocadas aos nossos cuidados. Devemos fazê-lo fielmente e com o coração cheio de alegria.” (Thomas S. Monson)

Foi deste modo que Jesus Cristo viveu: Ele viveu fazendo o bem, amando incondicionalmente as pessoas, andou convidando as pessoas a se erguerem e terem luz, convidou-nos a andar com Ele.

Este é o seu convite: andar com Ele. E a única condição que Ele impõe é amar como Ele amou. Incondicionalmente!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.