Amor, graças a você meu parto foi maravilhoso

Nesse momento maravilhoso para cada mulher, em que somos fortes, mas também tão vulneráveis, o papel do pai, que sustém e incentiva, é inestimável.

Marilú Ochoa Méndez

Ninguém duvida que o principal papel no nascimento de um bebê seja desempenhado pela mãe e seu filho. Os profissionais de saúde (médicos, parteiras, anestesistas) fazem parte do momento e atuam como facilitadores, mas se estiverem ausentes, a vida continuará e, eventualmente, o bebê nascerá. No entanto, ter uma clínica segura e profissionais de saúde especializados faz uma enorme diferença na mesma situação.

Outra grande diferença é a presença do pai do bebê durante o parto. O objetivo dessas linhas é explicar sua grande contribuição para esse importante momento familiar.

Sua presença sustenta e impulsiona

As mulheres que tiveram parto sabem o que é se sentir vulnerável e poderosa ao mesmo tempo . Vulnerável porque nosso corpo se prepara para se abrir e dar passagem a uma nova vida com dor constante e aguda. Poderosas porque somos portal de vida do melhor presente que Deus poderia nos dar.

Quando as contrações aumentam, as palavras de apoio e ternura são de grande ajuda para nós. Faz uma enorme diferença nosso marido respirar conosco e nos encorajar.

Há quase um mês, fomos abençoados em casa com um bebê lindo e, novamente, tive o apoio inestimável de meu marido, que testemunhou e promoveu o milagre da vida abrindo caminho através do meu corpo.

Advertisement

Lembro-me bem do nascimento do meu primeiro filho, o que foi especialmente difícil para mim. Fiquei esgotada e não respondia de maneira muito eficaz às instruções do ginecologista, mas o estímulo de meu marido, que me dizia com emoção que nosso pequeno milagre estava quase chegando, mexeu com todas as fibras do meu ser, e fiz o esforço final, que foi premiado com o nascimento do meu filho. Não teria sido o mesmo sem ele.

Aceite o dom de gerar uma vida e torne-se pai

Na mulher, percebe-se a gravidez na barriga, no brilho dos olhos e até nos movimentos. No homem, não. No entanto, muda completamente o mundo saber que foi participante do milagre da vida.

Mesmo que esteja junto durante ultrassom e veja o bebê chutando a barriga da mãe, para ele, seu filho é apenas uma ideia. Essa ideia toma forma ao olhar para esse pequeno ser que ele ajudou a gerar. O encontro cara a cara marcará definitivamente sua alma e fará dele um pai de uma maneira prática, não apenas ideal.

Incentivar e promover seu marido para acompanhá-la no parto ajuda nessa conexão entre eles, e será um momento inesquecível para seu marido, não tenha dúvida.

Sua ternura viril irá desarmar você

Homens e mulheres em suas riquezas complementares equilibram a vida familiar. Ter o apoio forte e vigoroso de seu marido nesta fase de sua vida mostrará um lado terno dele que a deixará derretida.

Advertisement

Como exemplo, compartilho o vídeo que mostra o belo gesto de Kendall Caver em favor da esposa em meio ao trabalho de parto no hospital. O homem ficou ao lado de Jasmine, sua parceira de vida, como ele a chama, e mostrou-lhe frases para encorajá-la e ajudá-la na respiração.

Por meio de palavras, o amoroso jovem garantia que, com esforço, ela iria conseguir e a convidava a se esforçar com ele para trazer sua bebezinha ao mundo.

Através deste gesto, você descobrirá vários em seu marido, que romperá a aspereza que às vezes trava os homens, e diante da inocência do próprio filho, deixa extravasar ardor e muita ternura de seu coração.

Lembre e valorize as diferenças entre os dois

Após o nascimento do seu bebê, ao iniciar a vida em família, convido-a a deixar as expectativas de lado e começar a desfrutar o papel de cada um na criação do recém-nascido.

Advertisement

É importante dialogar muito sobre o que você precisa e ele requer nesta nova etapa. Seu marido pode ter reservas para cuidar de um ser tão frágil e pequeno. Lembre-o de que você também se sente assim e que o envolvimento ativo de ambos nos cuidados de seu filho fortalecerá sua família.

Não há nada que você tenha aprendido a fazer pelo seu filho que ele também não possa aprender.   Nesse sentido, quero voltar para uma parte do diálogo amoroso de Kendall Caver mostrado no vídeo acima, ele relembra um conselho que eles receberam quando se casaram: “Teremos problemas, mas não há nada que não possamos resolver juntos“, observou esse homem..

Da mesma forma, você e seu marido enfrentarão muitas mudanças com a chegada do filho, mas nada que não possam enfrentar com diálogo amoroso e o espírito de serviço e doação.  Juntos, eles conceberam esse belo presente e, juntos, saberão como superar o desafio.

Hoje, meu recém-nascido desfruta da força das mãos grandes e seguras de meu marido, que, ao carregá-lo sobre o peito, une novamente os corações que conheceram o batimento um do outro no parto. Vê-los juntos me enche de emoção.

Sei que meu filho sentiu e apreciou a presença amorosa de meu marido durante o parto, ao ver que, aos dois meses de idade, ele não tira os olhos de meu marido, e desfruta a segurança e as palavras carinhosas quando se tomam banho de chuveiro juntos.

Advertisement

Se estiver prestes a dar à luz, permita, convide e motive seu marido a participar desse momento maravilhoso com você. Isso fará com que vocês fiquem mais unidos como casal e lhe dará muito alento.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Amor, gracias a ti mi parto fue maravilloso

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.