Amo essas pessoas que nos abraçam mais forte quando tudo fica difícil

'Ame-me quando eu menos merecer, porque será quando vou mais precisar.'

Fernanda Gonzales Casafús

Ao longo dos anos, aprendi a valorizar aquelas pessoas que, quando as coisas ficam difíceis, seguram sua mão mais forte em vez de soltá-la. Elas usam sua força para impedir que você desmorone, despendem energia para não deixar você cair. Elas estão por perto, e nem sempre sabemos valorizá-las.

Em vínculos como o amor entre casal, a amizade ou o amor entre pais e filhos, não é correto você ter que colocar “50/50” para que o relacionamento funcione. Não é um bom negócio esperar que o outro nos complete, dando a metade. Pense que às vezes não podemos dar nem sequer 30% de nós , porque não estamos bem, porque nos sentimos fracos, frustrados ou com raiva. Quem nos ama com um amor altruísta sabe que, nesse caso, ele terá que dar um pouco mais.

“Hoje para você, amanhã para mim”, diz o ditado. Se pensarmos que os relacionamentos funcionam colocando 50 e 50, a conta pode não fechar. Gosto de pensar que quando não posso fazer o meu melhor, lá está quem me ama para dar um pouco mais e me ajudar a juntar minhas partes quebradas. E na próxima vez será o inverso.

O verdadeiro amor ajuda você a criar a melhor versão de si mesmo(a)

Vivemos em uma sociedade que olha para o seu próprio umbigo, e nem sempre é fácil encontrar pessoas que o ajudam a se reinventar, crescer e sonhar. As relações humanas são um tanto complexas para sempre dar um veredicto final sobre o que é certo ou errado; no entanto, muitas vezes você sabe como decifrar essa luz no caminho que lhe diz “aqui está”.

Se ele faz você vibrar, se o deixa entusiasmado, se move suas fibras mais íntimas, aí está. Isso se aplica a relacionamentos de casal, mas também a qualquer vínculo afetivo, porque amor é amor, que vai se diversificando de acordo com o nível de nossas relações, vínculos, objetivos e histórias de vida.

Advertisement

Portanto, você saberá distinguir o que é o amor verdadeiro quando a pessoa que ama você, com quem você brilha e vibra, ajuda a criar a sua melhor versão. Ele a incentiva, encoraja e, muitas vezes, também diz coisas que você não quer ouvir, mas precisa.

Quando for tudo escuridão, o verdadeiro amor traz luz

Alguns anos atrás, experimentei uma situação familiar sombria e triste. O mundo estava desmoronando aos meus pés e eu não encontrava consolo ou saída. Tudo o que eu tinha a oferecer era minha angústia, pessimismo e apatia em relação ao futuro. Mas alguém que eu ainda amo muito estava lá para não me deixar cair.

Admito que eu estava insuportável, e houve momentos em que eu não queria mais estar com ninguém. No entanto, aqueles que realmente me amavam estavam lá, firmes. Porque, como diz a frase: “Ame-me quando eu menos merecer, porque será quando vou mais precisar”.

A vida me ensinou uma lição e me mostrou abertamente que, embora o panorama possa ser sombrio, as pessoas que nos amam podem segurar nossa mão calorosamente, mas com força, para seguirmos em frente e não nos abater.

Sinais de amor verdadeiro

Todos nós já pensamos alguma vez: será que é este o verdadeiro amor? Como mãe, não acho que exista amor mais puro e sincero do que o de uma mãe pelos filhos. É o único amor que ouso dizer é incondicional.

Advertisement

Apesar disso, no sentido mais pragmático da palavra, amor é um sentimento que nem sempre é recíproco. Muitas vezes você sente um amor profundo por alguém e não é correspondido, ainda assim você ama essa pessoa. Você sente um amor verdadeiro e puro quando tem esse desejo de ver o outro feliz, de saber que está tudo bem e nada mais. Se o mesmo não acontece na mesma extensão com o outro, esse sentimento, de qualquer modo, não muda em você . E se você tiver filhos, entenderá esse exemplo perfeitamente.

Quando nos apaixonamos, ou iniciamos uma amizade bem próxima ou simplesmente em nossas relações familiares,  pomos muitas vezes à prova esse amor que dizemos sentir ou que o outro afirma sentir por nós. Se você já se perguntou a respeito da “medida do amor”, certamente notou que, quando há amor sincero e franco, ele permanece ao seu lado apesar das tempestades.

Amo essas pessoas que nos abraçam mais forte quando tudo fica difícil

Que respeitam nosso ponto de vista sem impor o delas.

Que, apesar de estarmos abatidos e enfraquecidos, não desistem de nós.

Quem sabem perdoar e compreender, porque entendem que nossa verdadeira essência está oculta em nossa tristeza.

Advertisement

Que sabem esperar, porque entendem que uma grande dor leva tempo para ser admitida, e lá estão elas, acompanhando nosso silêncio.

Que não julgam nem falam da nossa dor com ninguém, porque entendem o verdadeiro significado da lealdade.

Que estão lá para chorar conosco, mesmo que não seja um plano muito encorajador.

Que, quando as coisas são difíceis, dizem-nos o que às vezes não queremos ouvir, sabendo que – mesmo que doa –  podem tirar um grande fardo de nós.

Que sempre, mas sempre, com um olhar ou uma mão no ombro,  dizem-nos “estou eu”.

Advertisement

Você conhece o verdadeiro amor?

Privilégio de poucos, embora a humanidade o persiga como o único objetivo de vida, o amor é o motor do mundo; e até mesmo a pessoa mais cruel do universo procura, no mais íntimo de sua alma, ser amada.

Se você já conheceu o amor verdadeiro, certamente conseguiu aprender muito com ele e se alegrar com seus frutos. Pode vir da mãe, do pai, de um bom amigo, do marido, da esposa, dos filhos etc. O amor verdadeiro é sentido, mas também é construído e trabalhado para ser preservado, cuidado e cultivado.

Aprecie todas essas pessoas em sua vida que o amam e que nunca soltam sua mão quando as coisas ficam difíceis. Se elas ainda estão ao seu lado apesar de tudo, aí está. É amor.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Amo a esas personas que cuando todo se pone difícil te agarran más fuerte

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.