Além de vovô e vovó: Nomes exclusivos

O nome pelo qual seus netos o chamam é importante. Representa quem você é e deve ser um título agradável.

Amy Peterson

Tornar-se um avô ou avó é emocionante! Avós conseguem fazer tudo o que há de divertido na paternidade – incluindo estragar as crianças com amor e atenção. O nome pelo qual seus netos o chamam é importante. Representa quem você é e deve ser um título agradável, tanto para você, quanto para seus filhos e seus netos usarem. Pode ser muito divertido. Leia mais para descobrir a inspiração para esse nome perfeito.

Cultural

Muitos nomes de avós são influenciados pelo contexto cultural. Meu avô com ascendência alemã queria que o chamássemos de Opa, embora nem sempre funcionasse. Na cultura latina, Abuela ou Abuelita é o nome popular da “Vovó”, enquanto minha cunhada russa e seus filhos chamam a nossa sogra por uma variação de Babushka, “Baba”. Se a sua família tem laços com uma cultura em particular, uma tradução direta de “avó” ou “avô”, ou uma versão informal, pode ser boa para você.

Regional

Em meu país (Estados Unidos) alguns nomes são influenciados pela região. Na parte sul os avós têm muitos nomes para escolher, tais como Meemaw, Pawpal, Grandaddy e Mawmaw. Você poderia fazer uma pesquisa informal entre seus amigos em sua região, ou passar algumas semanas ouvindo alguns exemplos para descobrir quais nomes são populares onde você mora.

Sentimental

Algumas pessoas optam por usar o mesmo tratamento que seus avós usavam como Grammy(vovó ou Papa. Se um avô amado faleceu, usar o tratamento que costumavam dar a ele seria uma homenagem especial.

Variações com seu nome

Uma maneira de escolher um título personalizado de avô é tentar fazer uma variação em seu nome. O nome do meu pai é Jim, por isso às vezes os meus filhos o chamam Jimpa (vô Jim). Meu nome é Amy, por isso estou pensando em usar o nome Mimi quando for avó, uma vez que a pronúncia é quase a mesma. O primeiro nome da minha mãe é diferente e um pouco difícil de dizer, então ela encurtou seu nome para Vovó K, algo como vovoca.

Advertisement

Singular

Há infinitas possibilidades de nomes carinhosos de avós, desde que você esteja aberto a nomes exclusivos. Alguns dos mais originais que vi são: GeezerGirl, Pebbles, Foxy, Checkers, Jeepers e HoHo (Garota Idosa, Pedrinha, Raposinha, jogador de Damas, Jipeiro e Rorô). Parece que vale tudo quando se trata de nomes de avós!

Deixe as crianças escolherem

Se para você a contribuição dos seus filhos ou netos é importante, peça-lhes para escolher alguns de que você gosta, ou tentem algum diferente para ver se funciona. Alguns avós deixam seus nomes evoluírem ao longo do tempo, observando como as crianças os chamam e de que eles gostam. O sobrinho mais velho do meu marido chama seu avô de “Bonkers” (Doido), então talvez seja necessário ser flexível, já que você vai deixar as crianças escolherem.

A lista dos “nem pensar”

Talvez mais fácil do que escolher qual nome você gosta é escolher uma lista de nomes que você não gosta. Minha mãe se recusou a ser chamada de “Granny” (avozinha ou velhinha), mas estava aberta a vários outros nomes. Eu realmente não quero ser chamada de “Nanny” (Babá), então vou certificar-me de vetar isso. Eliminar os “nem pensar” fará com que seja mais fácil escolher um nome que você realmente gosta.

Eu brinco com meu marido que seus netos vão chamá-lo de “Grumpy” (Ranzinza), já que em alguns dias quando ele os visita age como um pai. Espero que ele não faça jus ao título! Não importa como você é chamado, o seu papel de avô é muito especial. Escolher um nome pode ser divertido e significativo. O nome escolhido reflete o tipo de avô que você quer ser, então escolha sabiamente.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Beyond Grandma and Grandpa: Unique grandparent names, de Amy Peterson.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Amy Peterson

Amy M. Peterson, a former high school English teacher, currently lives in Oregon with her husband and four children. She spends her days writing, reading, exercising and trying to get her family to eat more vegetables.