Alcance seus objetivos e vença seu maior inimigo

Se você nunca lutou para alcançar seus sonhos e vive infeliz, este artigo pode ajudá-lo a eliminar obstáculos mentais e alcançar o que deseja.

Erika Otero Romero

Quem, em algum momento de sua vida, não se perguntou em que consiste ser feliz? Se você acredita que ser feliz é alcançar os seus sonhos e alcançar um estado de harmonia com o que lhe rodeia e os seus entes queridos, então atrevo-me a assegurá-lo de que você está no caminho certo. Claro que nos referimos às pessoas que são felizes graças ao próprio esforço, sem ferir ou utilizar os seus semelhantes.

Na pergunta inicial, fiz algumas descobertas graças aos meus próprios fracassos. Aqui eu os exponho, e embora alguns deles pareçam óbvios, o certo é que, como disse Gibran Kalil Gibran: “O óbvio nunca é visto até que alguém o expresse com simplicidade”.

Nem todos temos os mesmos objetivos

Esse é um dos grandes erros que muitos de nós cometemos e que nos enche de ansiedade: pensamos que há muito pouco do que desejamos, ou que outras pessoas “vão ganhar” o seu objetivo. E não é verdade: se todos perseguíssemos o mesmo objetivo, por exemplo, casar-se, certamente nem todos querem casar-se, e muito menos com a mesma pessoa, no mesmo momento, na mesma igreja e com os mesmos convidados. Então não se aflija, há diversidade de tudo para todos.

Muitas pessoas não lutam para alcançar seu sonho, ou desistem no primeiro fracasso

Você ficaria surpreso em descobrir quantas pessoas de reconhecimento mundial foram consideradas incapazes devido a algumas doenças e aspectos de sua saúde, ou mesmo fracassaram muitas vezes antes de atingir seu objetivo.

Vou dar-lhe um exemplo, Albert Einstein, que, quando criança, foi considerado lento pelos seus professores, devido às suas dificuldades em ler e escrever. Você sabe, ele é reconhecido mundialmente e recebeu o Prêmio Nobel.

Advertisement

Deficiência não é desculpa

Muitas pessoas não se sentem capazes de alcançar os seus sonhos devido à falta de um membro, ou mesmo a uma limitação física ou mental. Para muitas outras, isso não foi um limitante, mas um impulso: o impulso que necessitavam para demonstrar que o corpo físico não é um obstáculo.

Lembre-se: os limites estão em sua mente, conquiste a coragem para realizar seus sonhos. O único que pode detê-lo, é você mesmo.

Não deixe que o medo o paralise

Muitas pessoas não lutam porque têm medo. De quê? De perder tempo, de fracassar, de serem enganadas…, mas uma coisa é certa: você nunca atingirá os seus objetivos se der poder ao medo. É normal e saudável sentir medo, mas aceitar conselhos dos seus medos é uma limitação que lhe impede de ver do que você é capaz. A única maneira de se livrar deles não é ignorá-los, mas enfrentá-los.

Se acha que pode ou que não pode, você está certo

Já ouviu dizer que o nosso pior inimigo somos nós mesmos? Acredite, geralmente somos mais cruéis conosco do que nossos inimigos, mais rigorosos ao nos criticar e mais exigentes quando se trata de superar nossas dificuldades.

Aconselho-o a ignorar essa voz maligna interior que diz: “Você não consegue”, “Deixe como está: você não vai mudar”. Se você cair em um erro, levante-se e tente novamente, tente novamente sem desistir. Tenha certeza de que, no futuro, os seus entes queridos lhe agradecerão.

Advertisement

Lute pelo que deseja, mas, mais importante, não dê aos seus filhos uma mentalidade de perdedor. Se lhes diz sempre que algo não é para eles ou que não conseguem, você os está “programando” para a derrota antecipada.

E nunca se esqueça: você já tem o NÃO, arrisque-se pelo Sim. Sucessos em sua busca.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Alcanza tus metas y vence a tu mayor enemigo

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.