Acorde para a realidade: 4 sinais que você vive uma vida virtual

Neste artigo você encontrará sinais de alerta para o vício em internet.

Erika Strassburger

Você se considera uma pessoa viciada em internet? Saiba que em alguns países a dependência digital já é considerada uma patologia psiquiátrica. Foi descoberto que esse vício age similarmente ao vício em álcool no cérebro. No Brasil, o vício é considerado como um transtorno e pode ser tratado por psicólogos.

Fique atento aos sinais de que você está deixando de desfrutar da vida real para viver uma vida virtual:

1 – Tempo demais conectado

Você percebe que isso está acontecendo quando:

Não consegue desconectar

Você algumas vezes até tenta, mas não consegue. Se você não está em casa em frente ao computador, está na rua, na escola, no trabalho, em um passeio, na casa de alguém sempre de olho no celular que está conectado.

Não consegue mais completar suas tarefas

Entre elas, os trabalhos escolares, as tarefas profissionais ou o trabalho de casa (limpeza, arrumação e organização).

Advertisement

Perde a noção do tempo

Você nem percebe o tempo passar, chega atrasado aos compromissos, deixa o arroz queimar ou se esquece de outras obrigações.

Não consegue mais ter tempo suficiente para a família

Os filhos clamam por atenção, o cônjuge vive se queixando, seus parentes cobram visitas.

Não dorme mais o suficiente

Você está bocejando o dia inteiro, sente-se cansado e produz pouco.

O corpo dá sinais

Ficar muito tempo conectado exige grande concentração visual, sua coluna começa a doer (principalmente a região lombar) e você acaba desenvolvendo tendinite e outras doenças causadas pela repetição dos movimentos e má postura.

2 – Desinteresse por assuntos da vida real

Você acaba preferindo interagir com pessoas on-line em vez de receber amigos em casa. Você recusa participar de atividades com a família ou com amigos, e considera entediante fazer coisas fora do mundo virtual.

Advertisement

3 – Apresenta comportamentos anormais, como:

Irritabilidade

Você fica irritado quando a conexão cai; quando é interrompido enquanto navega, joga ou interage; quando está desconectado.

Mentira

Você mente sobre o tempo que usa a internet e sobre o que está fazendo on-line, porque se envergonha de admitir que perde tempo demais fazendo coisas bobas, em vez de fazer coisas importantes como trabalhar, estudar e interagir com as pessoas na vida real.

Devaneios

Nas raras vezes que você não está conectado, você se pega pensando em algo que leu, ou rindo sozinho de algo engraçado de que se lembrou ter visto na net. Você é constantemente bombardeado por pensamentos relacionados a coisas do mundo virtual.

Isolamento

Depressão

4 – Ganho de peso

Como você perde a vontade de sair de casa, você acaba ficando bastante sedentário. Além disso, acaba comendo, geralmente, mais do que comia antes, já que o mundo virtual gera certa ansiedade. Mesmo as refeições e os lanches acabam sendo feitos na frente do computador, o que não é bom, pois estando distraído você terá bem menos controle sobre o que e o quanto está comendo.

Se você quer descobrir se é viciado em internet, você poderá fazer um teste on-line clicando neste link. Se o resultado der positivo, não demore para procurar ajuda especializada. Várias instituições oferecem tratamento aos viciados e apoio à família. O Hospital de Clínicas é uma delas.

Advertisement

Recupere o prazer de viver a vida real. Você será mais saudável, realizado e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.