Acordar no meio da noite pode indicar alto nível de estresse

Se você está tendo problemas para dormir, principalmente acordando no meio da noite, pode ser efeito do cortisol – hormônio do estresse.


Stael Ferreira Pedrosa

O que é estresse

No dicionário Aurélio diz que estresse é o “conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar a homeostase” (equilíbrio). É uma resposta orgânica, de modo certo ou errado.

Para o médico canadense, Hans Selye, o estresse é uma adaptação normal ao meio, mas que pode levar a distúrbios transitórios ou a doenças graves, ou mesmo agrava as já existentes, ou desencadear aquelas que a pessoa já é geneticamente predisposta. Nestas circunstâncias desenvolve-se a famosa síndrome de adaptação. Nas palavras do médico, “o estresse é o resultado de o homem criar uma civilização que ele próprio não mais consegue suportar”.

Como o estresse agride o organismo

De asma às doenças de pele, de gastrite, úlcera até o coração, o estresse pode ser um matador silencioso em que todos os problemas médicos estão relacionados de alguma forma à ativação excessiva e prolongada do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

Se a pessoa já tem o sistema coronário agredido por fumo, obesidade ou colesterol elevado pode desenvolver muitos problemas, tais como:

  • Má oxigenação sanguínea (angina), principalmente quando se faz algum esforço, e até ao infarto do coração (ataque cardíaco).

  • Má oxigenação que podem causar arritmias cardíacas e ruptura da parede dos vasos enfraquecidos pela placa aterosclerótica, ou a trombose (entupimento completo do vaso coronariano) devido aos altos níveis de adrenalina.

  • Destruição das células responsáveis pelo aprendizado e memória. Se expostas a longos períodos de estresse, o organismo libera várias substâncias químicas como o hormônio cortisol, que age negativamente no hipocampo, que é a estrutura cerebral responsável pelas funções de aprendizado e memória.

    Advertisement

Sintomas de estresse grave

Um dos sintomas que mostram que o nível de estresse está alto é a qualidade do sono. Se há problemas com a rotina há que se buscar mudar hábitos ou mesmo procurar ajuda médica. Acordar entre 3 e 4 horas da manhã, é um desses indicadores.

De acordo com Flavia Cyfer, nutricionista de famosos, consultora de saúde e autora de artigos “Acordar no meio da noite, além de interromper o melhor dos sonhos, aumenta retenção de líquidos, glicemia, dentre outros maléficos. Se essa situação de estresse se prolongar muito, as glândulas que produzem o hormônio podem entrar em falência, causando um cansaço imenso e metabolismo lento”.

Segundo Flávia pode-se contornar o problema com alimentação e suplementos adequados. Além disso, ela dá dicas que ajudam a reduzir os níveis de cortisol no organismo e melhorar a qualidade do sono.

Dicas para dormir melhor

1. Respirar

Respire e preste atenção à sua respiração. A atitude, além de reduzir a produção de cortisol, pode trazer benefícios imediatos na função imunológica e metabólica.

2. Quarto livre de eletrônicos

Hábitos como dormir com a televisão ligada ou uso do computador ou celular antes de dormir, afeta a qualidade do sono. Isso porque a produção de melatonina, um neuro-hormônio que tem como principal função regular o sono, acontece em maior escala no escuro.

3. Banana e ovo

Além de seu poder nutricional, a banana tem um papel importante na produção de serotonina, hormônio que vai lhe deixar relaxado. O ovo é rico em vitamina B12 e em colina, substâncias associadas à melhora da depressão.

4. Semente de gergelim e aveia

Rico em vitamina B6, o gergelim é fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Aveia também é rica em triptofano, que ajuda também a manter um sono contínuo.

5. Arroz integral e linhaça

O bom carboidrato do arroz ajuda a regular os níveis de melatonina, hormônio do sono. A linhaça ajuda na regulação dos neurotransmissores, melhorando o sono, o humor, combatendo a ansiedade, irritabilidade e a depressão.

6. Couve e maracujá

A couve ajuda no sono e no relaxamento muscular. A nutricionista aconselha a fazer cubos de gelo com suco de couve concentrado e colocar no suco de maracujá antes de dormir.

Toma un momento para compartir …

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.