Abrindo nosso lar para os que precisam e buscam a Deus

Como incluir nossos amigos na proteção espiritual que nosso lar oferece.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

Após um dia estressante de trabalho (lidando com todo tipo de gente!) e atravessar a cidade em um trânsito maluco, não há nada melhor do que chegar em casa!

O lar é um refúgio das preocupações do mundo. É também um dos principais locais de aprendizado e adoração. Em resumo, é um pedacinho do céu na terra!

E o caráter sagrado do lar não tem nada a ver com o tamanho da casa, se é própria ou alugada, com a qualidade da mobília ou com o bairro em que está localizada. Ele tem a ver com o sentimento de paz, de união e amor que os membros da família nutrem uns pelos outros e por Deus.

Você pode, de formas simples, abrir seu lar para aqueles que precisam e buscam a Deus. Telefone, e-mail, redes sociais, são formas de nos manter em contato com as pessoas que amamos. A interação remota é tão fácil e rápida que estamos nos afastando cada vez mais da interação presencial. As pessoas, de um modo geral, raramente se visitam nos dias atuais.

Quando uma pessoa decide abandonar sua vida antiga e começa a trilhar um caminho que conduz a uma elevação espiritual, aumentando o nível de seus padrões morais, tende a se sentir um pouco deslocada no começo. Estender a mão e oferecer nossa amizade a essas pessoas é ser um verdadeiro discípulo de Cristo.

“E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:40)

Além de proteger nossa própria vida das pressões do mundo, nosso lar pode ser também um refúgio para nossos amigos e familiares.

Advertisement

Veja as seguintes possibilidades:

Jantar ou almoço em famílias

A preparação do alimento pode fazer parte da diversão, como um churrasco, uma rodada de pizzas ou “self-service” de sanduíches. O importante é que seja algo que agrade a todos e seja possível de variar. Lembre-se de checar antes se a família tem alguma restrição alimentar – convidar vegetarianos para um churrasco pode não ser uma boa ideia (a não ser que seja um churrasco adaptado com substitutos da carne). O ideal é que não seja nada muito formal, para que seja possível manter o ambiente descontraído.

Noite de gincanas

Pode ser feito com outras famílias ou com os amigos dos filhos, se eles forem crianças ou adolescentes. É importante deixar que seus filhos participem ativamente da escolha dos jogos e brincadeiras para que a noite seja mais divertida. Prepare os materiais necessários e providencie prêmios de participação, como chocolates e docinhos.

Comemore datas especiais

Convide seus amigos e familiares para celebrar com vocês datas especiais como batismos, casamentos, aniversários e outras.

Gosto muito de uma música que diz:

“Onde é o céu? É muito longe?

Gostaria de saber se está além da estrela mais brilhante.

Onde é o céu? Quer me mostrar o caminho?

Gostaria de aprender, crescer e lá habitar um dia.

Onde é o céu? É muito longe?

Advertisement

Gostaria de saber se está além da estrela mais brilhante.

Acho que não é tão distante.

Quando estamos junto de quem amamos, ali é o céu.”

Você pode trazer as pessoas que ama para dentro do refúgio espiritual que seu lar oferece!

Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.