Abra o tesouro da oração, isso mudará sua vida

Orar é um tesouro imenso. Aprenda aqui como orar mais e melhor para se aproximar de Deus.

É uma metáfora comum que os maiores tesouros estão diante dos nossos olhos, às vezes numa lâmpada velha que Aladim deve resgatar de uma caverna misteriosa, por exemplo.

Acho que é uma metáfora comum porque é verdade. A vida demonstra que os tesouros nem sempre brilham a olho nu, às vezes escondem-se no óbvio, no comum, no acessível.

Ao alcance, você tem sempre um tesouro incrível, fonte inesgotável de graça e bênçãos. É tão próximo, que pode passar despercebido. Hoje, gostaria de convidá-lo a reconsiderar. Orar mais e melhor mudará sua vida.

É que… não sei como falar com Deus

Há filhos que são como um livro aberto e nos deixam entrar em sua mente e coração, com os quais nos conectamos facilmente. E há outros que nos fazem reinventar-nos à força. Isto eu vivi especialmente com um de meus filhos.

Falar com ele se torna geralmente uma odisseia, não é direto. Com ele, a comunicação verbal é complicada. Mas aqui está o detalhe, o verbal (que é o meu canal de expressão dominante) é o que é difícil, mas há outras maneiras que eu posso chegar a ele. Hoje eu sei, mas me custou muito entendê-lo. É que eu lhe falava como eu sou, e esquecia de me aproximar dele como ele é.

Advertisement

Você fala com Deus do seu jeito?

Quão efetivamente você se comunica? É fácil para você pedir algo? Reconhece seus verdadeiros desejos e necessidades? O ser humano é complicado. Queremos um favor, precisamos de coisas, mas às vezes não sabemos pedir. Às vezes pedimos algo de que não necessitamos, às vezes estamos tão imersos na raiva, na dor ou na própria vida, que esquecemos sequer que estamos despedaçados.

Você e eu (vamos enfrentar a realidade), às vezes somos complicados. Não gostamos que falem conosco apenas para pedir coisas. Às vezes estamos de bom humor e somos amáveis, mas se nos apanham nos quatro minutos de fúria, perigo mortal! Podemos quase morder.

Deus não é assim. Ele, “é lento para a cólera, e generoso para perdoar” (Sl 103:8). Ama-o mais do que você poderia se amar. Por você, criaria o universo inteiro, e voltaria a morrer na cruz.

Ele não é o problema, somos você e eu

A vantagem é que Deus nos conhece melhor do que ninguém. Ele diz: “Antes que te formasses no ventre de tua mãe te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei” (Jer 1:5). Ele está sempre lá,

Então, não há nada com que se preocupar! Podemos nos colocar nas mãos providentes e amorosas de Deus, depositar nossas cargas, dores, inquietudes, e deixar que Seu coração enorme nos abrace, nos recomponha, nos reponha as forças. E de lá, com nossas limitações e desencontros, falar com ele.

Advertisement

Falar com Deus é muito simples

Há muitas passagens na Bíblia nas quais o próprio Jesus nos indica a maneira de orar, mas também podemos ver em seu trato cotidiano como nos aproximarmos dele.

Eu sugiro algumas maneiras:

Chamá-lo, insistir como Bartimeu

No Evangelho de São Marcos, lemos o caso desse cego que, em Jericó, ao ouvir que Jesus se aproximava, pôs-se a gritar-lhe: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim! “. As pessoas, envergonhadas pelo escândalo, pediam-lhe que se calasse, mas ele não o fez. Pelo contrário, gritou mais forte. Qual foi sua recompensa? Jesus pediu que o levassem diante d’Ele e perguntou-lhe o que desejava e concedendo-lhe imediatamente (Mc 10, 46: 52).

O que você precisa? Saúde? Paz no coração? Resolver um problema familiar? Insista, grite, cante para ele. Deus “nunca despreza um coração contrito e humilde” (Sl 21, 17).

Tocar a orla de Seu manto

A hemorroíssa era uma mulher que tinha sofrido fluxo de sangue por mais de 10 anos. Era considerada impura, por isso não ficava muito perto das pessoas, mas ao ver Jesus passar, viu uma oportunidade, e seguiu o seu coração. Não quis falar, mas pensou que se talvez tocasse somente a ponta da orla de Seu manto, sararia.

Advertisement

Assim foi. Sua fé gigante, sua esperança e seu reconhecimento do poder de Jesus, a moveram, e recebeu o que buscava. Ela não desejava ser vista, não se sentia digna, mas Jesus quis reconhecer a sua grande fé, e procurou-a. Ela tinha medo, mas recebeu belas palavras: “Filha, a tua fé te salvou. Vai-te em paz e fica curada da tua doença” (Mc 21, 35).

Se não quiser “gritar” com Deus, aproxime-se. Leia Sua Palavra na Bíblia, fale com algum sacerdote ou pastor, leia sobre as vidas de cristãos exemplares, e saiba no fundo de seu coração que quem o busca com fé nunca retorna sem nada.

Ir para um local “secreto”

Jesus disse: “Tu, quando orares, entra no teu aposento, e fecha a porta, ora a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará em público” (Mt 6, 6:13).

Jesus espera por você em seu coração. Não precisamos ir a lugar nenhum, apenas entrar em nós mesmos. É aí que Ele nos espera. Ele olha para nós de lá, das nossas feridas, da nossa dor e da nossa tristeza. Não há porta que resista a Seu olhar amoroso, nem há segredo que Ele não conheça.

Olhe que beleza: “Mas Deus demonstra o seu amor por nós nisto: quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós”. (Romanos 5:8) nada vai assustá-lo, não importa o quanto somos incapazes ou maus. Você pode imaginar? Assim como somos, ele nos amou primeiro, e entregou até a última gota de Seu sangue na Cruz – por você.

Advertisement

Orar o Pai Nosso

Quando orarem, digam assim: “Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. Dai-nos hoje o pão nosso de cada dia. E perdoa-nos as nossas dívidas, como também nós temos perdoado aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque Teu é o reino, e o poder e a glória para todo o sempre” (Mt 6, 9:13).

Nesta belíssima oração, Cristo nos dá um guia para orar ao Pai. Primeiro, reconhecer Sua grandeza e poder. Pedir que o mundo reconheça e receba Suas bênçãos. Honrar e buscar o que Ele quer, porque Seus desígnios são sempre bons, embora não o compreendamos.

Pedimos-lhe também perdão: nós O ofendemos tanto! E nos mostra um caminho desafiador: que a medida do perdão que nos outorgue seja como o que damos. Sem dúvida, essa oração deve levar-nos à ação, a uma mudança de vida, a amar mais e melhor.

Pedimos-Lhe que nos livre do mal, mas reconhecemos que Ele, como Deus, fará o que considerar melhor para os seus filhos.

Deus não é um catálogo

Terminemos essa reflexão com um ponto interessante comumente esquecido: Deus é Deus. Isso significa que – por mais que nos ame – Ele decide.

Advertisement

Seu amor não é condescendente, é exigente, porque nos ama muito. Não se conforma com que vivamos pela metade, ama-nos tanto, que deseja que, no porvir, vivamos realmente felizes, e isso exige uma vida livre de pecado, uma vida pura, uma vida boa.

Então, Ele nem sempre atenderá exatamente o que lhe pedimos. Mas isso não significa que não esteja atento a cada um, que não nos ame ou que não nos escute.

Orar ajuda sempre, ainda que não recebamos aquilo que desejamos. Orar nos muda a alma, nos faz lembrar que somos imperfeitos, necessitados e miseráveis, mas que somos amados assim, que não estamos sozinhos.

Ao falar-lhe, receberemos promessas belíssimas, aqui lhe mostro uma que o comoverá: “Dar-lhes-ei um coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei o coração de pedra do meio da sua carne, e lhes darei um coração de carne (Jer 11, 19:20).

Vê? Orar é um tesouro imenso. Vamos começar hoje, você e eu, a orar mais, a orar melhor?

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Abre el tesoro de la oración, te cambiará la vida

Toma un momento para compartir ...