A única coisa que está atrapalhando a sua felicidade

Muitas vezes achamos que a felicidade depende de inúmeros fatores externos. Mas você já parou para pensar que ela pode depender apenas de você?

Mariana Cruz de Assis Rocha

Todos nós crescemos ouvindo histórias que terminam “felizes para sempre”, e, com isso passamos a nossa vida buscando formas de encontrar essa tal felicidade. Assim, sem perceber, entregamos a nossa felicidade a certos acontecimentos da vida que acreditamos que quando alcançados, preencherão essa nossa busca. Muitas pessoas acreditam que para alcançar a felicidade é necessário casar, ter filhos, uma carreira bem-sucedida ou até mesmo ser rica, e, com isso focam toda sua energia nesses objetivos. Por inúmeras vezes essas pessoas vão alcançar os seus objetivos, e quando isso acontecer, a euforia vai preencher a pessoa, mas rapidamente dará espaço para um vazio que poderá levá-la a uma profunda frustração.

Esse caminho percorrido por muitas pessoas, entre a euforia e frustração, nos faz pensar que acreditar em certas verdades difundidas por aí só atrapalha a busca pelo real sentimento de felicidade e satisfação.

Leia: Gratidão: O segredo de uma vida feliz

Precisamos entender que a felicidade é um estado de espírito e que as dificuldades fazem parte da nossa vida, por esse motivo, a única coisa que realmente pode atrapalhar a nossa felicidade são as atitudes que tomamos frente às circunstâncias que precisamos enfrentar. Para lhe ajudar, listamos 5 atitudes para você adotar uma nova postura e, assim, conseguir viver feliz.

1. Livre-se dos medos

O medo nos impede de avançar. Se tivermos medo de falhar não tentaremos; se temos medo que nossa ideia pareça ridícula para os outros, sequer a iremos expor. E assim, vamos nos privando de nossos sonhos e felicidades por causa do medo. Não deixe que o medo lhe paralise. Apenas o prazer da tentativa, ainda que frustrada, vale a pena.

Advertisement

Uma frase de autoria de Lao Tsu, nos ensina que a felicidade não está associada à vitória, por isso, arrisque-se: “O mundo é ganho por quem se desapega, mas é necessário você tentar e tentar. O mundo está além da vitória.”

Leia: 5 passos para superar o medo

2. Não queira estar sempre certo

Muitas vezes, pensar na possibilidade de errar já é o suficiente para tirar algumas pessoas do sério. Elas querem sempre ter razão, mesmo que essa razão custe um relacionamento, um bom emprego e ainda gere estresse e dor. Essas atitudes não valem a pena, afinal, você prefere ser feliz ou estar sempre certo?

3. Esqueça as críticas e reclamações

Abandone de uma vez por todas o hábito de reclamar e criticar. Nenhuma situação pode lhe prejudicar e ninguém pode lhe deixar infeliz, a não ser que você mesmo autorize. Não são as pessoas ou circunstâncias que lhe fazem mal, mas a forma como você decide encará-las.

4. Pare de procrastinar

Um hábito extremamente prejudicial a nossa felicidade é criar desculpas que nos impedem de agir a fim de melhorar a nossa vida. Somos livres para escolher nossos caminhos. Ou seja, a ação para construir o nosso destino, à nossa maneira, depende exclusivamente da nossa força de vontade.

Advertisement

Leia: Por que uns são bem-sucedidos em suas carreiras e outros não?

5. Abra-se para mudanças

Pensar em mudanças, às vezes, gera uma pequena angústia, mas é preciso manter a mente aberta para as possíveis mudanças que podem melhorar sua vida e trazer a felicidade para mais perto de você. Existe uma frase que diz assim: “Para ter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que você nunca fez”. Então se você quer encontrar a sua felicidade, não resista à mudança, ao invés disso, abrace-a.

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.