A sua casa é um lar?

Um lar é mais do que apenas uma casa. É preciso uma família trabalhando em conjunto para criar uma atmosfera de amor e carinho. Este artigo irá ajudá-lo a tornar sua casa um lar.


Gary and Joy Lundberg

O jogo de beisebol (atividade esportiva de origem britânica e muito popular nos Estados Unidos) tem um objetivo muito interessante, você deve percorrer cada uma das bases do campo (a primeira base, a segunda base e a terceira base), mas deve retornar à base inicial (base lar) em segurança. A equipe que faz o percurso mais vezes ganha o jogo. Você pode andar para a base, correr para a base ou mesmo escorregar para ela; não importa como você chega lá, você deve fazê-lo em segurança, e quando o jogador atinge a “base lar” faz os fãs comemorarem. É visível a expressão de alegria na face do jogador ao atingir a “base lar” em segurança.

Há muito tempo atrás, havia um programa de rádio que entrevistava crianças de várias idades, muitas vezes com resultados engraçados ou de grande sabedoria vinda daqueles jovens. Uma entrevista memorável foi a seguinte:

Radialista: “Onde você mora?” Menino: “Mudamos para cá há pouco tempo e vivemos em um hotel.” Radialista: “Então, vocês não têm um lar.” Menino: “Senhor, temos um lar, nós simplesmente não temos uma casa para colocá-lo dentro.”

Esse garoto experimentou o pertencimento, um sentimento de amor e segurança que gostaria que todos pudessem ter em sua vida.

Uma pergunta capciosa com um sentido

Quando os casais vêm para a terapia é porque eles já estão tendo problemas; e ao invés de vir no início, esse é muitas vezes o seu último recurso. Depois de descobrir as razões pelas quais eles estão em crise e a história de como se conheceram, faço uma pergunta: “Onde é o seu lar?” Eles respondem imediatamente com a localização ou o endereço de sua casa.

A fim de retornar ao sentido que desejo, a pergunta é repetida acrescentada da declaração, “pergunta capciosa.” O sentido é que lar é onde eles estão, onde moram e isso pode ser em um carro, hotel, tenda ou qualquer localização. Os pais precisam perceber que são eles que criam a atmosfera e dão sentido de lar à sua experiência em família, quando estão juntos. O menino na história acima claramente encontrou seu sentido. Cada casal precisa entender a importância do significado do lar na sua vida e na de seus filhos.

Como você pode fazer da casa um lar?

Aqui estão algumas sugestões sobre a criação de um lar.

Advertisement

1. O lar é um lugar de respeito

É importante que, como casal, vocês se tratem com grande respeito e bondade. Isso é visto e sentido por todos os que estão ao seu redor, seja em casa ou em público. Respeito e bondade são esperados para com as crianças e da parte delas também. Não importa o que você exige, se o exemplo não existe, o que fica é: “Como posso ouvir o que você está dizendo quando seus atos estão trovejando nos meus ouvidos.” Cuide do que acontece repetidamente em seu lar.

2. O lar é um lugar de valores

Há uma força quando cada pessoa sabe o que o lar representa – quando sente que ele verdadeiramente tem valor além de ser apenas estabelecido legalmente como tal. O lar equipa cada membro da família com um parâmetro que permite medir suas ações e crenças. É um lugar onde se aprende sobre fé em Deus e o que Ele espera de cada um de nós. Onde o valor do trabalho é ensinado e cada um faz a sua parte para manter o lar funcionando. É nele que adquirimos a base de sustentação para nossas vidas. O estatuto dos escoteiros diz: “O Escoteiro é confiável, leal, útil e amigável, gentil, cortês, obediente, alegre, econômico, valente, limpo e reverente.” Esse é um grande conjunto de valores para qualquer casa.

3. O lar é um lugar seguro

É um lugar onde você pode compartilhar pensamentos, sonhos e experiências e sabe que serão respeitados. É um lugar onde você sabe que tem alguém com você. Um lugar de confiança e de pessoas leais. Onde cada um sabe a responsabilidade pessoal de viver dentro dos valores familiares e respondem por suas próprias ações.

4. O lar é um lugar de diversão

Junto com todas as seriedades da vida, uma casa só é equilibrada se houver uma medida considerável de alegria. A verdadeira diversão é aquela onde os membros da família se divertem um com o outro e nunca à custa do outro. Cada um sabe que será cuidado. No lar a diversão também deve ser segura.

5. Dê uma olhada em sua casa

Há mudanças que você precisa fazer para que sua casa seja um lar? Busque saber o que você pode fazer para melhorar o seu ambiente. Fazer da casa um lar é um processo ativo, não acontece por acaso. O curso é traçado pelos pais com cada filho fazendo a sua parte.

Quando uma casa é realmente um lar, você vê expressões de alegria nos rostos de todos os que fazem da casa “um lar seguro.”

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Is Your House a Home?.

Toma un momento para compartir …

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email