A relação mãe e filho: O que os meninos esperam e precisam de suas mães?

Meninos precisam de algumas coisas para serem bons homens que somente suas mães podem dar-lhes, você sabe quais são essas coisas?


Stael Ferreira Pedrosa

A relação mãe-filho é complexa e na maioria das vezes gratificante. O papel do pai na vida do menino é facilmente percebido e definido, porém a influência da mãe é tão importante quanto. Os meninos têm, ao longo de suas vidas, necessidades específicas que somente suas mães podem atender adequadamente.

No entanto, a linha entre as necessidades e o excesso de cuidado pode ser tênue e no afã de suprir tudo que o filho necessita, algumas mães podem ultrapassar essa linha e criar um menino mimado, infantilizado e despreparado para a vida.

No reverso pode estar a mãe que não entende a necessidade que o filho tem dela e nega-lhe esse convívio, causando tanto ou até mais problemas que o excesso.

O meio-termo é o equilíbrio, a presença consciente e amorosa. O ensino efetivo e a liberdade para experimentar o mundo. Segundo Cheri Fuller, autora do livro O Que Um Filho Precisa de Sua Mãe, “é um equívoco pensar que estar perto de seu filho faz com que ele se torne um filhinho da mamãe, fraco ou dependente”.

Esclarecido esse ponto, o que exatamente um menino quer e precisa de sua mãe?

Amor incondicional

Ainda segundo Cheri Fuller, o amor de uma mãe não faz seu filho mais dependente ou tímido, mas realmente faz dele um homem mais forte e independente. E ela aconselha às mães não economizarem nas demonstrações de afeto e amor, especialmente em uma sociedade onde as relações entre pais e filhos são muitas vezes tensas. Isso implica em também dar-lhe limites claramente definidos, que lhe dará segurança e certeza do que se espera dele.

Aceitação

Muitas vezes as mães não vão compreender as facetas do mundo masculino e as experiências de seus meninos enquanto crescem. As dificuldades que uma mãe possa vir a ter na interação com um filho que está passando da infância à vida adulta pode fazê-la sentir-se inadequada e confusa. Neste momento o que pode ser feito é abraçar as diferenças e agir como mãe e não como amiga. Aceitar que se está criando uma pessoa diferente de si, pode ser o primeiro passo para construir a confiança e estabelecer uma relação baseada no respeito e compreensão mútua.

Advertisement

Leia: Como os meninos enxergam suas mães?

Humor estável

Um menino se conecta melhor com uma mãe que tem um humor mais ou menos previsível e que ele não tenha que ficar adivinhando como ela está e como vai tratá-lo. Meninos amam mães bem-humoradas e que não levam os dramas dos filhos muito a sério, mesmo quando sofrem.

Quando seu filho tiver que enfrentar uma situação difícil, evite exagerar seu pesar e preocupação e assegure-lhe que tudo é temporário. Que ele pode se sair bem. O menino precisa da força de sua mãe para encontrar a própria.

Prioridade

Seu filho precisa saber que lugar tem em sua vida. A mãe que vive agarrada ao computador ou smartphone, ou tem vida social agitada, passa ao filho a mensagem que sua importância é menor que as mídias sociais ou os amigos. Incentive a comunicação estando aberta ao diálogo e evite controlar a conversa, e acima de tudo esteja interessada no que o seu filho tem a dizer.

Que você respeite o pai dele

É importante para o menino saber o que é respeito e como uma esposa deve tratar seu marido. Mesmo que você não seja casada com o pai dele, fale dele com respeito. Um dia, seu filho procurará uma esposa, mostre a ele que tipo de mulher ele deve procurar.

Presença

Aos meninos é ensinado que sejam fortes, que não tenham medo e nunca chorem. Mas, eles terão em algum momento a necessidade de fazer tudo isso e junto de suas mães eles conseguem expressar seus medos e inseguranças, eles deixam que suas feridas sejam beijadas, eles querem ser tranquilizados e abraçados para que aprendam que esses sentimentos são normais e aceitáveis. Cada interação mãe e filho, cada toque, cada olhar tem o potencial de moldar sua perspectiva (do filho) e afetar seus relacionamentos futuros.

Leia: 8 coisas que um filho precisa de seu pai

Os meninos parecem mais fortes e resistentes durante as brincadeiras, mas quando adoecem, estão sentindo medo, ou o coração partido, parecem tão (ou até mais) fragilizados que as meninas. Eles precisam que você segure sua mão, que lhes diga que está tudo bem. Que você o acompanhe no primeiro dia na escola, na sua formatura quando for adulto, que o ajude a arrumar a gravata no dia do casamento e segure os filhos dele nos braços, ou seja, precisa para sempre!

Toma un momento para compartir …

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.