A preocupação acaba onde a fé começa: Como superar medos

Medo é uma parte natural da vida. Você faz o máximo para encontrar alegria e evitar dor. Entenda como a busca pela paz e conforto pode levá-lo a perder oportunidades de experimentar coisas incríveis com essas 6 dicas úteis.


Georgia Lee

O medo é uma parte natural da vida. Você faz o máximo para encontrar alegria e evitar dor. Mas, essa busca pela paz e conforto pode levá-lo a perder oportunidades de experimentar coisas incríveis, ou encontrar novas virtudes e pontos fortes em si mesmo. O medo é baseado na falta de confiança de que você ficará bem e que estará livre de dor ou desconforto. Na maioria das vezes, apenas uma pequena porcentagem de todos os medos que sentimos realmente se manifesta como um problema. Conclusão, nós nos preocupamos mais do que é necessário. Então, como podemos superar nossos medos?

1. Ambiente seguro

Crie seu santuário. Seja em uma parte da casa ou em qualquer outro lugar no mundo, construa um local físico onde você se sinta o mais seguro possível. Se sua casa, escola ou trabalho não lhe parecem seguros, faça o possível para colocar-se em um ambiente seguro. Estar fisicamente seguro é importante no desenvolvimento de outras formas de segurança.

2. Um lugar feliz

Encontre um lugar feliz em sua mente. Use sua imaginação e crie um santuário dentro de si mesmo. Se você não conseguir um espaço físico seguro, ou se estiver em um ambiente desconhecido, use seu consciente e subconsciente para criar uma sensação de paz e ordem dentro de você.

3. Tenha fé

Conecte-se com seu espírito e poder superior. Peça por orientação e força. Ou peça por fé, esperança e confiança. Lembre-se do quão abençoado, protegido e especial você é. Lembre-se que tudo acontece em sua própria maneira e tempo perfeito.

4. Sinta as emoções

Processe e sinta suas emoções. Sinta seu medo nesse momento. Deixe a preocupação, ansiedade ou tristeza estarem presentes em você. Não alimente esses sentimentos nem foque-se neles, apenas deixe que estejam presentes. Depois, deixe-os ir quando eles começarem a desaparecer.

5. Meditação e oração

Faça uma meditação elaborada ou oração. Siga os seus processos e passos normais. Faça disso algo formal. Você pode se concentrar em estar em paz e na presença de seu poder superior. Ou no vazio de estar além de sua mente e do mundo físico. Você não precisa pedir por algo. Na verdade, você pode demonstrar seu respeito e agradecer por suas bênçãos, se concentrar na gratidão e no apreço. Dê um pouco de si mesmo nesses momentos.

6. Possibilidades

Lembre-se que existem experiências além das perigosas e dolorosas com as quais você está se preocupando. Lembre-se delas. Pense em todo o potencial positivo da vida. Pense em todas as coisas que podem dar certo. Sorria com elas. Delicie-se com elas. Ria com elas.

Advertisement

Medo é um estado natural para muitos. Não importa o quanto você tente fugir do hábito, você pode encontrar-se escorregando para longe da fé e de volta para o medo. Eu costumava me preocupar tanto com a mudança de séries na escola que eu me fazia ficar doente com crises de choro. Pense em uma criança que se preocupa com tudo e em excesso. Mesmo assim, todo ano eu ia bem na escola. Minha mãe me lembrava de que a cada ano que se passava eu superava todos os meus desafios e tinha bons resultados. Finalmente, eu comecei a acreditar em mim mesma. Mesmo quando eu tive problemas em algumas das minhas aulas no início da faculdade, eu mantive minha fé de que, com esforço e trabalho duro, eu me sairia bem. E eu assim o fiz.

Deixe o medo de lado e encontre sua fé, seu lugar feliz, e as incríveis possibilidades e oportunidades que existem na vida.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Worry ends when faith begins: How we can overcome fear.

Toma un momento para compartir …

Georgia Lee

Georgia D. Lee is a University of Miami Alumna who seeks to empower, inspire, enrich and educate anyone with an open mind, heart and spirit through her most treasured medium - black and white!