A oração pode deter as piores tempestades. Você já fez o teste?

Você se sente sobrecarregado e desanimado? Leia esta história verdadeira que nos mostra que Deus sempre nos protege. Ela aumentará sua fé. 

Marilú Ochoa Méndez

Já lhe aconteceu de você se sentir tão sufocado pelas preocupações, que chega a ficar sem ar, que não consegue nem mesmo orar? Então, este artigo é para você. 

Se você duvida e está cansadoaí está Jesus 

O apóstolo Tomé sempre chamou minha atenção. Eu imagino depois da morte de Jesus, profundamente triste. Eu quase o vejo reunido com os outros apóstolos, imaginando o que seria da sua vida agora que seu Mestre já não estava com eles. Entendo sua surpresa quando, no terceiro dia, os apóstolos lhe disseram eufóricos: Nós vimos o Senhor! 

Tomé é o Apóstolo que duvidou, lembra? 

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus chegou. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Porém ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.  (João 20:24-25) 

Você também precisa tocar em Jesus? 

Esse jovem experimentou momentos terríveis: o Filho de Deus, a quem vira ressuscitar Lázaro em Betânia, e a quem acompanhara havia anos, tinha sido açoitado, humilhado e morto. Sofrera uma morte violenta, a pior, a mais degradante. A crucificação se aplicava apenas a criminosos de baixo nível, a criminosos de pouca importância. 

Advertisement

O coração de Tomé estava tão abalado, que ele teve dificuldade para acreditar em Pedro e nos outros, quando afirmavam com emoção que haviam visto Jesus. 

Penso que você e eu somos, às vezes, como Tomé. 

Quando somos golpeados pela vida: perdemos alguém que amamos, a situação financeira não melhora, nossa vida familiar se torna mais complicada, nosso coração vai se afligindo. Então, duvidamos de tudo. 

Nós cremos em Jesus, apenas nos esquecemos de que o temos por perto. Esquecemo-nos de Ele caminha ao nosso lado, que nos vê, que se apenas você ou eu existisse nesse mundo, ele viria assim mesmo apenas para morrer por você, ou por mim. 

É então, quando Jesus precisa sobressaltar-nos. 

Advertisement

“Coloque o dedo em minhas chagas”, Jesus disse a esse apóstolo. Tomé fez isso. Imagino que ele tenha ficado envergonhado, mas também imagino que ele estava, ao mesmo tempo, tão confuso e entusiasmado que isso o ajudou muito a colocar o dedo no buraco onde grossos cravos haviam prendido seu Salvador na Cruz. E sabe o que foi o melhor? Confirmar com júbilo que era verdade, Jesus havia ressuscitado e estava com eles. 

Jesus está aqui, hoje 

Você, que chora, sofre, perdeu a paz, é perseguido, vive na pobreza; já ouviu Jesus, mas talvez lhe pareça muito distante. Talvez você anseie pelo momento em que, assim como os apóstolos, pudesse estabelecer um diálogo com Jesus e olhá-lo com seus olhos de carne. 

Acredito que Jesus, conhecendo nossa natureza, quer fazer com que vejamos que ele está aqui. 

Ele quer nos mostrar que, apesar do quanto o panorama pareça sombrio, ele não nos abandona, e pode nos proteger se nos aproximarmos Dele. 

Um milagre: Deus cuida de nós 

Uma tarde, um casal americano, viveu uma experiência que mostra que Deus cuida de nós, de perto. 

Advertisement

Constance Effie e seu marido estavam em casa uma tarde, quando ouviram um ruído intenso vindo de fora. Para Constance, com setenta anos, parecia o som de uma bomba. Na verdade, foi um tiro de arma de fogo, eventos que, infelizmente, são muito comuns na área em que vivem. 

Seu marido e ela, sem sucesso, procuraram o local atingido pela bala, mas não houve grandes danos. O que eles encontraram foi um quadro com uma oração, a oração do Pai Nosso, que estava quebrado. Para sua surpresa, a bala estava no metal fino da moldura que, depois de atingida, caíra perto da poltrona da sala de estar. 

A mulher diz que a bala caiu perto de onde ela estava sentada, a apenas 60 centímetros da cabeça dela. No entanto, isso não a feriu. Para eles, ficou claro: Deus os ajudou. 

Confie em Deus e peça ajuda 

Deus permite momentos de grande felicidade na vida, mas também momentos que nos encurvam e atormentam. Se às vezes você se sentir abandonado, cansado e desmotivado, lembre-se de que sempre pode recorrer a Deus. 

Não tenha receio de pedir a Jesus que lhe mostre o caminho. Ele é puro amor e misericórdia. Ele nunca reclamaria, mas repetiria as palavras que ele disse para Tomé: 

Advertisement

Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu”  (João 20:27-28) 

Se os problemas o fazem duvidar, Jesus sempre pegará sua mão e lhe mostrará o caminho para que você possa ter uma fé madura. 

O mais belo é que a leitura de casos como o de Constança e seu marido nos ajudam a amadurecer em nossa esperança em Deus, para que possamos nos chamar de “bem-aventurados”, por acreditar sem ver. 

Ser como criancinhas 

Deus nos mostrou claramente o caminho para nos aproximarmos Dele, para uma vida boa e plena: o caminho do amor. Um belo conselho que Ele nos dá nos Evangelhos é “tornarmo-nos como crianças”. 

Você está com sono? Você não quer ou pode andar mais? Puxe o manto” de Jesus e peça-lhe para que o pegue em seus braço. Lembre-se que neles vamos descansar para sempre. 

Advertisement

Se você precisar, dê a si mesmo um momento para encontrá-lo em oração, procure a Bíblia e um padre, pastor ou bom conselheiro, as palavras apropriadas que o ajudarão a redimensionar seu problema, para a recuperar a esperança. 

A oração deteve aquela bala 

Para mim, o exemplo mais poderoso dessa história real é que, literalmente, foi uma prece que interrompeu o possível dano da bala. 

Você e eu podemos aprender a orar , orar muito e orar sempre. Desta maneira, podemos encontrar o descanso que nossa mente e coração tanto anseiam.  

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Orar puede detener las peores tempestades ¿Has hecho la prueba?

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.