A melhor receita de sorvete caseiro

Aprenda como fazer um delicioso sorvete de massa, cremoso, fácil e delicioso!


Marilia de Andrade Conde Aguilar

O Brasil é um país de clima quente praticamente o ano inteiro. No interior de São Paulo, onde vivo, costumo dizer que temos apenas duas estações: a estação quente e a muito quente.

Para refrescar, nada melhor que um delicioso sorvete!

Minhas crianças amam sorvete! Afinal, quem não ama? E uma coisa que sempre me preocupou em relação a isso é a quantidade absurda de gordura vegetal hidrogenada e manteiga que os sorvetes industrializados levam em sua composição.

Foi então que descobri uma receita simples e maravilhosa de sorvete caseiro de massa, que permite inúmeras variações.

A receita básica é assim:

Ingredientes

  • ½ L de leite;

  • 1 colher (de chá) de liga neutra;

    Advertisement
  • ½ xícara (de chá) de açúcar;

  • ½ lata de leite condensado;

  • 1 caixinha de creme de leite;

  • 1 colher (de café) de emulsificante;

  • ½ xícara (de chá) de chocolate em pó, ou 1 pacotinho de preparado em pó para refresco, ou polpa de frutas.

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador o leite, a liga neutra e o açúcar durante 3 minutos (se você estiver fazendo o sorvete de chocolate, adicione o chocolate em pó a essa mistura e bata mais 1 minutinho).

  2. Despeje a mistura em um pote e leve ao congelador até endurecer (pelo menos umas 2 horas).

  3. Depois de congelado, transfira a mistura para a batedeira (quebrando os pedaços com uma colher). Acrescente o leite condensado, o creme de leite, o emulsificante e o preparado em pó para refresco (ou a polpa de frutas) e bata por 10 minutos. Se quiser adicionar pedacinhos de fruta picados, misture delicadamente após esses 10 minutos de batedeira.

  4. Coloque a mistura em um pote com tampa e leve ao congelador até endurecer (pelo menos 4 horas). Para não formar cristais de gelo, é preciso que o sorvete chegue até a tampa. Se seu pote for maior que a quantidade de sorvete, coloque uma camada de papel filme em contato com a massa e depois tampe o pote antes de levar ao congelador.

A liga neutra e o emulsificante servem para aerar e dar cremosidade. Esses ingredientes são facilmente encontrados em lojas de produtos para confeitaria.

Advertisement

Essa receita rende 3L de um sorvete delicioso a um custo incrivelmente baixo.

Se você também ama sorvete, como minha família, precisa experimentar!

Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.